fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o profissional de Arquitetura e Urbanismo?

Em um mercado que não para de se expandir, o profissional de Arquitetura e Urbanismo encontra diversas oportunidades de trabalho

  • Nota 10

27/04/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Se você se questiona onde trabalha um profissional de Arquitetura e Urbanismo, saiba que há uma vasta lista de oportunidades para egressos da UNISUAM, que encontram um mercado em pleno crescimento. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CAU, o setor apresentou um crescimento de 8,2%, entre 2018 e 2019, antes da pandemia.

A missão do formado em Arquitetura e Urbanismo, solucionar as necessidades da sociedade quanto aos espaços, seja planejando, organizando, conservando, restaurando ou construindo ambientes internos e externos.

 

Saiba tudo: Por que fazer Arquitetura e Urbanismo?

Vamos entender as possibilidades?

Projetos de Edificação

O arquiteto e urbanista tem como uma das possibilidades, atuar em Projetos de Edificações, constituindo subsistemas a serem integrados ao sistema arquitetônico construtivo, de maneira harmônica, técnica e racional.

Esses projetos podem ser comerciais, residenciais, industriais, institucionais, entre muitos outros. O esboço do plano arquitetônico deve contemplar desde a concepção do planejamento, até a execução da obra.

Planejamento Urbano

Nessa área, o arquiteto e urbanista tem como missão realizar o planejamento de regiões, bairros e até mesmo cidades. É de sua responsabilidade, organizar espaços e soluções pensando no bem-estar e qualidade de vida da sociedade.

O profissional é responsável por desenvolver projetos e gestão de cidades e regiões metropolitanas, definindo intervenções, através de planos diretores, programas habitacionais, mobilidade urbana e muito mais.

Saiba tudo: Como entrar na área da Engenharia?

Paisagismo

Chamado de arquiteto paisagista, o profissional atua na criação de espaços abertos, como jardins, parques e praças. A grande preocupação é unir a composição estética da paisagem, juntamente com a arquitetura.

O profissional tem a tarefa de definir composição da vegetação, mobiliário urbano, iluminação, entre outros elementos. 

Restauro e preservação patrimonial

O profissional de Arquitetura e Urbanismo tem como responsabilidade atuar na recuperação e preservação de construções antigas e deterioradas. Seus conhecimentos técnicos serão colocados em prática, com o objetivo de manter a integridade e características originais da construção.

O papel desse tipo de profissional é fundamental na preservação de patrimônios históricos culturais, memória e identidade de bairros e regiões. É necessário domínio de assuntos como umidade, temperatura, tinta, entre outros, para desenvolver o melhor trabalho possível.

? Olha que incrível: Aluno autista se forma em Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura de interiores

O arquiteto e urbanista tem a possibilidade de atuar com arquitetura de interiores, ou seja, desenvolver projetos de interiores para residências, escritórios, indústrias e lojas, por exemplo. 

Nessa área, o profissional é responsável por elaborar, pesquisar e buscar decoração para o projeto, realizando o layout e finalização, bem como acompanhamento as obras, execução e montagem dos decorados.

Ensino e Pesquisa

O profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo, também encontra a possibilidade de atuar no ensino, compartilhando seu conhecimento e experiências como novos profissionais da área, contribuindo para o desenvolvimento de novas metodologias.

Especialista BIM

Com um mercado em crescimento e cada vez mais exigente, profissionais seguem em busca de especializações. Uma delas é a Gestão de Projetos e Edificações BIM, que você pode encontrar na UNISUAM.

Esse tipo de especialização é voltada para profissionais que buscam obter conhecimento da metodologia Building Information Modelling, tornando-se arquitetas e urbanistas mais inseridos nas demandas atuais do mercado, obtendo todo o conhecimento de ciclo de vida de construções, para atuar em projetos pré e pós-obra.

Se liga na oportunidade: Faça sua graduação em reajustes

Venha para a UNISUAM e construa sonhos!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X