fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Como escolher meu curso de graduação?

Muitas dúvidas fazem parte desse momento, por isso uma boa escolha é fundamental.

  • Nota 10

06/02/2023 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como você se imagina profissionalmente daqui há dez anos? Quais as atividades diárias você se vê fazendo? E, principalmente, o que mais te motiva a buscar uma carreira? Essas perguntas são importantes de serem respondidas quando buscamos por uma Graduação. Saber sobre a área de formação e as atividades de atuação diárias da profissão que sonhamos é o melhor caminho. Afinal, Educação Superior é um investimento que envolve a realização de uma parte da nossa vida com a qual vamos conviver, amadurecer e se reinventar ao longo de boa parte da nossa jornada diária por muito tempo. 

➡️ Aproveite e veja também: Por que fazer uma faculdade em 2023?

O primeiro passo é analisar as suas preferências, bem como as áreas do conhecimento que você tem mais facilidade. Por exemplo, tem gente que é mais de Humanas, outros mais de Exatas e outros de Biológicas. A partir daí, começa a surgir um direcionamento para as opções existentes, que vai te levar para o segundo passo: conhecer as suas habilidades, identificar as suas características, bem como os pontos mais fortes.

Alinhamento de expectativas também é fundamental. Uma pessoa que deseja trabalhar na área médica, por exemplo, sabe que pode lidar com doenças e ferimentos. É desejável que ela tenha em mente que essa, provavelmente, vai ser uma rotina e que vai precisar lidar bem com isso. Outras expectativas estão relacionadas às possibilidades que a carreira oferece, como faixa salarial e lugares de atuação. Para isso, vale pesquisar bastante sobre os cursos pretendidos e conversar com pessoas que já estão na área para ter mais percepções do mercado de trabalho.

Você sabe quais são os cursos de Graduação mais procurados no Brasil?

Outro ponto muito importante é a instituição de ensino que você vai escolher. Analisar a qualidade de ensino oferecida, a avaliação que possui no MEC (o Ministério da Educação sempre avalia as universidades), o currículo dos professores, como é composta a grade curricular, as atividades oferecidas, as modalidades de ensino e o custo-benefício da mensalidade são elementos primordiais para fazer a escolha certa. 

Mas, se ainda assim, a dúvida permanecer, ou preferir ter a ajuda por métodos confiáveis sobre o que é melhor escolher, um teste vocacional sempre é uma ótima opção. Para isso, é importante buscar sites confiáveis, que possuam profissionais capacitados que desenvolvam essas perguntas e dêem uma orientação segura e precisa, como a Workalove, que é uma plataforma digital para gerenciamento de carreira. 

A UNISUAM desenvolve, no Setor de Carreiras da universidade, o Vocacionar, que é para todos, alunos e não alunos. Se trata de um teste de orientação profissional gratuito, que através da plataforma interativa da Workalove, ajuda a identificar os interesses, valores e habilidades, combinando com as oportunidades e possibilidades dentro de cada área. 

Mas não fica só no virtual. Ao final do teste, um profissional especializado em mentoria de carreiras vai auxiliar na compreensão do resultado, direcionando e tirando todas as possíveis dúvidas para indicar o melhor caminho. O agendamento do teste é feito direto na aba Vocacionar e tem auxiliado milhares de pessoas a descobrir um caminho de sucesso.

✅ Veja também: Como escolher a minha faculdade?


Venha para a UNISUAM e esteja preparado para definir a sua carreira! 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X