fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Segunda Graduação: vale a pena?

Entenda de que forma uma segunda graduação pode impulsionar a sua carreira

  • Graduação

29/01/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se você é um profissional que busca se aprimorar e alcançar novos voos e desafios, provavelmente já se perguntou: devo fazer uma segunda graduação?

Fazer uma segunda graduação pode ser importantíssimo para você que deseja enriquecer o currículo, se atualizar no mercado ou até mesmo mudar de área. Mas, quais são os benefícios? Será que vale a pena?

Pensando nisso, preparamos um material especial para responder essas perguntas.

Por que fazer uma segunda graduação?

Aperfeiçoar o currículo

No mercado de trabalho, é muito comum você atuar ou se aproximar de áreas que não fazem parte da sua formação inicial. Quendo isso acontece, é normal sentir falta de determinados conhecimentos e noções teóricas, que só uma Graduação é capaz de oferecer.

Desta forma, fazer uma segunda faculdade surge como uma ótima opção para se aperfeiçoar e adquirir conhecimentos fundamentais. Assim, você não apenas inclui uma nova formação no seu currículo e LinkedIn, mas também tem a garantia de se tornar um profissional mais capacitado e pronto para se destacar.

Mudança de carreira

Muitos profissionais acabam se frustrando com a profissão escolhida inicialmente. Ao entrar muito jovem na faculdade, às vezes é comum optar por áreas que não tenham muito a ver com você. Além disso, o próprio mercado de trabalho acaba decepcionando.

Portanto, a mudança de carreira pode ser uma solução em qualquer momento da sua vida. Os conhecimentos adquiridos na segunda graduação, podem ser somados somados com a experiência já adquirida e será um ótimo ponto de partida para alcançar o sucesso.

Qual é a vantagem da segunda graduação?

Caso a segunda graduação se relacione com a área que você atua, pode agregar bastante à sua carreira, aumentando as chances de empregabilidade. Além disso, caso já esteja empregado, ela pode garantir promoções e aumento salarial.

Outro fator que torna a segunda graduação uma opção interessante é a possibilidade de concluir de maneira mais rápida. Caso opte por um curso correlato à primeira graduação, é possível que você necessite estudar menos matérias, tornando o processo mais ágil

Por fim, uma vez que você já tenha cursado uma graduação, você já está familiarizado com os processos e a rotina de estudo. Dessa forma, você não enfrentará o período de adaptação vivenciada anos atrás, na primeira graduação.

Pós-Graduação ou segunda faculdade?

Os profissionais buscam se aperfeiçoar cada vez mais e é normal surgir a dúvida do melhor caminho a seguir. A melhor opção deve ser determinada pelo objetivo profissional, analisando a base curricular proporcionada pela graduação ou programa de pós-graduação.

Os cursos de Pós-Graduação possuem conhecimentos aprofundados em determinados assuntos, permitindo se tornar um especialista em algum tema do ramo.

Já no caso da Graduação, você encontra conhecimento mais amplo, abordando de maneira mais profunda a área como um todo.

Portanto, a tomada de decisão precisa passar pelas metas de cada profissional. Ambas são caminhos interessantes, e você precisa identificar qual se alinha melhor com seu objetivo.

Como escolher a segunda graduação?

Primeiro de tudo, é necessário entender os tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Os cursos bacharelados proporcionam conhecimentos mais amplos sobre a área, podendo atuar em diversos segmentos do mercado. Assim, com uma formação generalista, é possível explorar as diversas áreas do mercado.

As licenciaturas têm o objetivo de formar profissionais educadores. Portanto, você encontra disciplinas e competências voltadas para didática e práticas pedagógicas, permitindo atuar como professor em escolas de ensino fundamental e médio.

Por fim, os tecnólogos também conhecidos como cursos superiores de tecnologia, costumam ser voltados para o mercado de trabalho. Com menor carga horária, busca formar profissionais aptos em áreas específicas do mercado.

Agora, após compreender os tipos de graduação, é importante levar em consideração a modalidade de ensino. Se você está no mercado de trabalho, o EAD pode ser uma bela opção, uma vez que oferece grande flexibilidade. Você estuda de onde estiver e quando quiser. 

Além disso, é ótimo para quem está com a grana curta, já que não existem custos de locomoção e, por não exigir grandes custos de estrutura para a instituição de ensino, apresenta valores bem mais em conta que a modalidade presencial.

Segunda Graduação na UNISUAM

A UNISUAM possui mais de 60 cursos de Graduação nas modalidades EAD e Presencial. Nota máxima na avaliação do MEC, aqui você encontra cursos bacharelados, licenciatura e tecnólogo, focados em colocar na prática todo o conhecimento teórico adquirido nas salas de aula.

São mais de 108 laboratórios super modernos e com equipamentos de ponta para a modalidade presencial, além de laboratórios virtuais você que deseja estudar a distância com a mesma qualidade do modelo presencial.

Além disso, a UNISUAM é a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade, onde você paga o mesmo valor da primeira até a última mensalidade. E para você, que busca uma segunda graduação, ainda garante 55% de desconto! 

Então, está esperando o que? Bora fazer UNISUAM!



#BoraFazer segunda graduação na UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X