fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

ENADE: por que fazer?

O próximo exame acontece no dia 27 de novembro. Saiba a importância que ele tem para a sua formação e participe do “Dia D” da UNISUAM.

  • Fala, Coruja!

04/11/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

A vida universitária traz muitos desafios e dúvidas. E uma delas, com certeza, é sobre o ENADE. Quem nunca se perguntou o porquê de ter que realizar a prova? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado desde 2004 pelo Inep, órgão do Ministério da Educação, e avalia o rendimento dos estudantes que estão finalizando os cursos de graduação. 

Nesta avaliação, são considerados os conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Com isso, é possível ter resultados sobre a qualidade da Educação Superior no Brasil. 

? O que o exame impacta nas universidades?

Todos os alunos das instituições de ensino privadas e públicas devem responder ao exame. Para as Instituições Privadas, os bons resultados nos ENADE proporcionam o acesso aos diversos programas de fomento como PROUNI, FIES e às linhas de crédito relacionadas à educação. Além disso, refletem na média dos conceitos dos cursos (a famosa nota do MEC)  e, consequentemente, na qualidade de ensino deles. Ou seja, quanto mais alta a nota final de um curso em uma determinada universidade, melhor ele é. 

? O que o exame traz de retorno aos alunos?

O exame é obrigatório para os alunos selecionados, cursando os dois últimos períodos do curso, e é uma condição fundamental para a colação de grau. Ou seja, sem fazer o ENADE, o aluno não se forma no período. Além disso, o exame proporciona ao estudante a oportunidade de demonstrar que adquiriu os conhecimentos referentes a sua profissão. E, a partir de um bom resultado, deixar a nota do seu curso com mais peso no mercado. Quem não quer estudar em um curso ou universidade de referência, não é mesmo?


Veja também: Cursos de Tecnologia da UNISUAM são nota máxima no MEC


O que cai na prova do ENADE?

A prova tem 40 perguntas e o alunos tem até 4 horas para realizá-la. Nessas perguntas estão questões de conhecimentos gerais, como ética e cidadania, e uma parte direcionada somente às questões específicas do curso do estudante. Este ano a prova será realizada no dia 27 de novembro. E outra coisa importante: o ENADE não reprova! Como uma ferramenta de avaliação, ele apenas mede o desempenho geral dos alunos. O objetivo é dar o melhor retorno possível para que o seu curso se destaque. Mais um motivo para querer representar bem a sua formação!


Início de Carreira: dicas para quem está começando no mercado de trabalho


? Conteúdo Exclusivo UNISUAM:

Com o objetivo de auxiliar os alunos para a avaliação, a UNISUAM criou uma página exclusiva: o Hotsite Enade 2022. Lá é possível visualizar quais os cursos confirmados para o exame, acessar as provas e gabaritos dos anos anteriores, tirar todas as dúvidas e conferir um cronograma de atividades, como palestras e oficinas, para ficar bem tranquilo e seguro para o dia da avaliação. E tem mais! Foram realizadas mais de 20 oficinas durante todo o ano de 2022, além de dois simulados. Ainda há no Ambiente do Aluno um conteúdo atualizado a respeito das informações para as questões de formação geral.

? Dia D – Enade 2022:

Pensando em oferecer aos alunos uma verdadeira imersão, a UNISUAM oferece o Dia D – Enade 2022, um evento para dar aquele gás antes da prova. Serão rodas de conversa, dicas sobre mercado de trabalho, depoimentos e vai ter até um lanchinho. Para participar é necessário realizar a inscrição no Ambiente da Extensão. Assim ainda dá para garantir 10h de atividade complementar. Já coloca na agenda:


Unidade Bonsucesso
?️ 16/11/2022

⏰ 18h30

? Aud. Amarina Motta

Link para inscrição aqui



Unidade Campo Grande

?️ 16/11/2022

⏰ 18h30

? Sala 120

Link para inscrição aqui

Lembre-se: o ENADE serve para avaliar a qualidade dos cursos de graduação de todo o País. Com esse exame, é possível traçar um conceito comparativo entre os cursos superiores. Isso possibilita a organização dos rankings das melhores faculdades do Brasil. E você é parte fundamental nesse processo!

Venha para a UNISUAM e destaque-se!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Carolina Grimiao | 16/11/2022 à14 11:04

Oi, Rita. Pedimos que entre em contato diretamente com a coordenação do seu curso para ver se é possível essa alteração.

Quero fazer a mudança do local da prova | 16/11/2022 à24 11:01

A minha prova é em Jacarepaguá, mora em Campo Grande e estudo em Campo Grande. Estou pedindo para mudar o local. No site informou que a coordenação do curso pode mudar.

Carolina Grimiao | 14/11/2022 à40 15:32

Oi, Cremilda. Para as oficinas do ENADE você pode ter acesso aqui: https://hotsite.unisuam.edu.br/enade/. As presenciais estão lotadas, mas as online estão disponíveis no site na parte "cronograma". É só escolher a data e o horário e não precisa de inscrição.

Carolina Grimiao | 14/11/2022 à48 15:20

Oi, Fernanda. A UNISUAM te informa. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com a Coordenação do seu curso também.

Clemilda Protazio Carvalho | 14/11/2022 à28 00:44

Eu gostaria de participar do curso de extensão, mas não estou conseguindo me inscrever Como faço?

Fernanda | 11/11/2022 à24 20:46

Como eu sei que fui selecionada ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X