ENADE: por que fazer?

O próximo exame acontece no dia 27 de novembro. Saiba a importância que ele tem para a sua formação e participe do “Dia D” da UNISUAM.

• Fala, Coruja!

04/11/2022 por Carolina Grimiao

A vida universitária traz muitos desafios e dúvidas. E uma delas, com certeza, é sobre o ENADE. Quem nunca se perguntou o porquê de ter que realizar a prova? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado desde 2004 pelo Inep, órgão do Ministério da Educação, e avalia o rendimento dos estudantes que estão finalizando os cursos de graduação.

Nesta avaliação, são considerados os conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Com isso, é possível ter resultados sobre a qualidade da Educação Superior no Brasil.

? O que o exame impacta nas universidades?

Todos os alunos das instituições de ensino privadas e públicas devem responder ao exame. Para as Instituições Privadas, os bons resultados nos ENADE proporcionam o acesso aos diversos programas de fomento como PROUNI, FIES e às linhas de crédito relacionadas à educação. Além disso, refletem na média dos conceitos dos cursos (a famosa nota do MEC)  e, consequentemente, na qualidade de ensino deles. Ou seja, quanto mais alta a nota final de um curso em uma determinada universidade, melhor ele é.

? O que o exame traz de retorno aos alunos?

O exame é obrigatório para os alunos selecionados, cursando os dois últimos períodos do curso, e é uma condição fundamental para a colação de grau. Ou seja, sem fazer o ENADE, o aluno não se forma no período. Além disso, o exame proporciona ao estudante a oportunidade de demonstrar que adquiriu os conhecimentos referentes a sua profissão. E, a partir de um bom resultado, deixar a nota do seu curso com mais peso no mercado. Quem não quer estudar em um curso ou universidade de referência, não é mesmo?