fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

A vida depois dos 50: mercado aquecido para cargos de destaque

Pesquisa divulgada no início de julho mostrou que cargos de gestão estão em alta e que empresas estão em busca de profissionais experientes.

  • Diversidade para Todos

21/07/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 5 minutos

Liderança, experiência, maturidade e conhecimento. Uma pesquisa divulgada no início do mês de julho divulgou que cada vez mais as empresas estão valorizando o público acima dos 50 anos. Segundo recrutadores, essas competências costumam estar presentes em quem tem bagagem profissional e de vida, e se tornam fundamentais na hora de ocupar cargos que exigem uma postura diferenciada.

Dados do IBGE revelam também que a população com mais de 50 anos cresceu e representa hoje mais de 54 milhões de pessoas no Brasil. E que estão em plena atividade, atuando muitas vezes como autônomos e freelancers, mas também contribuindo como consultores e até empreendedores. 

? Veja também: Público acima dos 50 anos cada vez mais presente nas universidades 

É comum que algumas empresas ainda apresentem algumas restrições de idade, alegando desatualização ou alguma resistência às novas tecnologias por parte do público mais velho. Mas isso não significa que essas barreiras não possam ser superadas. Afinal, um currículo atualizado faz parte da trajetória de todo profissional. Por isso, aprender novas ferramentas e dispositivos, estar presente nas redes sociais, ter um outro idioma e não parar de estudar, são pontos muito bem vistos pelo mercado. 

Um detalhe importante que a pesquisa aponta são os tipos de cargos que mais possuem profissionais nessa faixa etária. A maioria das profissões correspondentes estão relacionadas aos cursos de Administração, Economia, Logística, Marketing e Comunicação, Tecnologia da Informação, Psicologia (Recursos Humanos), Relações Públicas e Informática. Confira:





Iniciar um curso superior, como Bacharelado ou Tecnólogo, pode ser o começo de uma nova trajetória, até mesmo para consolidar experiências e conhecimentos. E investir em uma Pós-Graduação, seja Especialização ou MBA, pode ser perfeito para quem busca estar em posições de destaque comprovando que não existe idade para crescer na carreira. Confira abaixo alguns cursos da UNISUAM que podem impulsionar e agregar valor às mais variadas carreiras.

? Graduação:

Para as pessoas que possuem organização e ampla capacidade de planejamento, direção, controle e manutenção dos processos no trabalho, o curso de Administração, bem como o de Logística. Mas se o seu interesse é mais em como gerir um negócio de maneira inovadora ou investir em algo que você queira empreender no futuro, Gestão de Negócios e Inovação vai ampliar os seus horizontes. E se o seu campo for mais relacionado à finanças, Ciências ContábeisGestão Financeira serão grandes trunfos.

Se você já atua com festas e eventos no geral e movimenta grupos para para atividades diversas, Eventos e Gestão de Turismo são ótimas opções. Mas se a sua atuação estiver mais voltada para esportes e atividades físicas, o curso de Gestão Desportiva e Lazer vai trazer aquela dinâmica para os seus projetos. Já se o seu conhecimento vier da cozinha, a Gastronomia é referência. Já pensou em ter o seu restaurante, lanchonete, franquia ou doceria? 

Para as pessoas que gostam mais de lidar com a parte mais humana, a Psicologia está sempre em alta e pode ter diversos caminhos. Na parte corporativa, Gestão de Recursos Humanos vê nos profissionais mais experientes um olhar com mais expertise para as demandas do mercado. E pensar sobre medidas para manter a saúde e os cuidados com os colaboradores é a área de quem atua com Segurança do Trabalho, outro mercado que não para de crescer. 

Sabe aquele sonho antigo de lecionar? Para os apaixonados pela Educação, Licenciatura em História ou Pedagogia são caminhos certos. Oferecidos na modalidade EAD, ainda é possível cursar outros campos do conhecimento, como Português-Literatura, Geografia, Matemática, Química, Educação Física e Biologia. E os que já atuam e querem lecionar em mais áreas do conhecimento, a UNISUAM possui um programa de segunda licenciatura que é o ideal. 

Para quem já está nesse mercado e quer aperfeiçoar as técnicas pedagógicas para abranger outros públicos, a Educação Profissional e Tecnológica traz o que há de mais moderno nos  caminhos pedagógicos. Porém, se o objetivo for a administração dos espaços escolares, a Gestão de Processos Escolares é o ideal. Por fim, mas não menos importante, a área da Saúde é um mercado que a experiência conta muito. Enfermagem, Estética e Cosmética e até Medicina Veterinária para cuidar daqueles que são importantes para nós de todas as formas. 




? Pós-Graduação:

Na Especialização ou no MBA é possível aprofundar os conhecimentos e lapidar conhecimentos para cargos ainda mais altos. Além dos conhecimentos específicos das áreas, a formação de gestores tem crescido exponencialmente devido às exigências do mercado. O fato é que todas as áreas precisam de gestores que possuam experiência, maturidade profissional e liderança. Confira alguns cursos onde é possível desenvolver essas habilidades. Lembrando que existem diversos outros que podem ser interessantes para cada área de atuação e podem ser consultados aqui.

A Pós em Formação de Líderes 4.0 é voltada para profissionais que ocupam cargos de liderança com formação de nível superior em qualquer área. Gestão de Departamento Pessoal 4.0 instrumentaliza o profissional nas melhores técnicas de controle de prazos e gestão da área de Departamento Pessoal de uma companhia. Para uma boa organização de clínicas, hospitais e demais unidades e espaços da área, a Gestão e Inovação Tecnológica em Saúde promove a conectividade com a real necessidade e completa satisfação dos usuários e seus colaboradores. 

Novos empreendedores, empreendedores atuantes no mercado e profissionais de diversas áreas, que busquem aumentar seu conhecimento em gestão, para que dominem ferramentas e transformem planejamento em resultados encontram no MBA em Gestão Estratégica de Negócios um caminho promissor. E para ser um especialista nas áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Política de Cargos e Salários, a Pós em Psicologia Organizacional e do Trabalho traz uma perspectiva empática e estratégica para trabalhar com o recurso mais precioso: o humano.


Condições especiais para o público 50+

Acreditando no potencial e na sabedoria dos mais experientes, a UNISUAM lançou a campanha 50+, onde o desconto da mensalidade da Graduação é de acordo com a idade do aluno, desde que esteja acima dos cinquenta anos. Ou seja, se o aluno tem 58 anos, ele tem 58% de desconto, se tem 65 anos, são 65%. Além do Preço Fixo e de todo o combo de vantagens que a UNISUAM oferece, o desconto da mensalidade proporcional à idade é mais um estímulo para que todos possam realizar seus sonhos na “melhor idade”.  

Hoje são oferecidos mais de 40 cursos de Graduação, tanto na modalidade presencial quanto na EAD, nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Engenharias e Saúde, em quatro unidades: Bonsucesso, Taquara, Bangu, Campo Grande e a mais recém-inaugurada, no Centro do Rio. Outra possibilidade são os Polos EAD localizados em Duque de Caxias, Iguaba Grande, Jardim Paulista, Nova Iguaçu, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, Tijuca e Vila da Penha. 


Conheça mais sobre os cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNISUAM e decole no mercado de trabalho!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X