Buteco Universitário: competição agitou o Laboratório de Gastronomia da UNISUAM

A competição gastronômica foi recheada de sabor e prêmios oferecidos pelos nossos parceiros aos alunos que fizeram os melhores pratos

• Chef Coruja

08/05/2023 por Fernando Moura

Competidores e jurados parceiros celebrando o evento. Foto: Fernando Salles

O Buteco Universitário 2023, que aconteceu no laboratório de Gastronomia da UNISUAM, foi um grande sucesso. Super especial, a competição, que está completando dez anos, contou com alunos das Unidades de Bangu e Bonsucesso, que colocaram toda sua técnica em prática, além de muito carinho e amor pela cozinha.

A missão dos Corujas consistia em utilizar ervas e especiarias como itens obrigatórios de seus petiscos. Os 10 grupos de alunos desenvolveram pratos elaborados e deliciosos para serem apresentados a um grupo de jurados super especiais, que contava com convidados e lideranças da UNISUAM.

? Conheça oportunidades: Gastronomia: Profissões quentes para 2025

O prato que ficou em terceiro lugar foi a Cestinha de Porco, feito com uma massa de pastel autoral recheada com copa-lombo suíno, acompanhado de vinagrete de abacaxi, produzido por Karina Xavier de Azeredo Esteves, Gabrielle Vitória Manhães Sena, Estefany Pontes do Rosário e Victor Barros dos Reis.

Os terceiros colocados do Buteco Universitário e alguns de nossos parceiros e jurados. (Foto: Fernando Salles)

Em segundo lugar, ficou o delicioso croquete vegano de milho verde, recheado com carne de jaca desfiada. Esse prato foi produzido pela Anna Carolina Silva de Araújo, que encarou o desafio de participar da competição sozinha.

Anna Carolina, que ficou na segunda colocação. (Foto: Fernando Salles)

Já o grupo vencedor, formado por Patrick Aguiar Barcellos dos Anjos, Lidiane Barbosa de Melo, Lucas André Moura dos Santos e Beatriz Benevides Lourenço de Lima, apresentou o Dadinho Capira. Feito de canjiquinha, o dadinho foi feito com bacon, queijo coalho e ragu de pernil, além de uma deliciosa de geléia de abacaxi, creme cheese e crispy de couve.

O grupo campeão do Buteco Universitário, durante a premiação. (Foto: Fernando Salles)

? Veja: Do sabor da infância à profissão: conheça a história de Ana Carolina

Os vencedores levaram para casa premiações oferecidas pelos parceiros do curso de Gastronomia, como vouchers do Restaurante Estação 184, kits feitos pela Rio Quality, Nestlé, BBQ Cadeg, pratos da Casa Maranguape além de camisas do Bar do David. Depois, os grupos partiram para uma aventura deliciosa na caravana do Comida Di Buteco, fazendo um tour por restaurantes participantes.

? Saiba mais: Gastronomia sob outra perspectiva

Venha para a UNISUAM e construa o seu futuro!