Alunos de Engenharia da UNISUAM realizam aula de campo em empresas parceiras

Esse tipo de experiência é importante para complementar a formação teórica dos estudantes

03/06/2024 por Fernando Moura

Buscando fortalecer e enriquecer a experiência acadêmica dos estudantes de Engenharias. No dia 18 de maio, as professoras Cátia Azevedo e Marilyn Tamara realizaram uma aula de campo do Módulo de Geotecnia, em parceria com as empresas Ultrasolo Geotecnia e Direcional Engenharia. Nesta aula, nossos alunos tiveram a oportunidade de participar do ensaio de sondagem SPT (Standard Penetration Test).

Após a aula, os nossos alunos ainda tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica no empreendimento imobiliário da Direcional Engenharia. Durante a visita, eles conheceram os métodos construtivos mais utilizados hoje no mercado, guiados pelo Gerente de Obras, o Engenheiro Bruno Viana.

Essas experiências práticas são fundamentais para complementar a formação teórica dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos estudados em sala de aula. A parceria com empresas renomadas no mercado não só enriquece o aprendizado, mas também prepara nossos futuros engenheiros para os desafios reais da profissão.

A sondagem geotécnica é uma técnica fundamental na engenharia civil e na geotecnia, utilizada para investigar as características e propriedades do solo abaixo da superfície. Dessa maneira, a investigação é crucial por diversas razões. Veja exemplos:

Projeto de fundações

A sondagem geotécnica fornece informações essenciais sobre a capacidade de carga do solo, sua composição, consistência e outras propriedades. Assim, esses dados são fundamentais no projeto de fundações de edifícios, pontes e outras estruturas, garantindo que sejam seguras e estáveis.

Estabilidade de taludes e escavações

Ao entender as propriedades do solo, os engenheiros podem determinar a estabilidade de taludes naturais ou escavações em locais de construção. Isso é essencial para prevenir deslizamentos de terra e outros problemas geotécnicos.

Planejamento de obras civis

As informações obtidas por meio de sondagens geotécnicas auxiliam no planejamento de obras civis, como estradas, túneis e barragens. Elas permitem identificar potenciais problemas relacionados ao solo e adotar medidas de mitigação adequadas.

Seleção de materiais

Conhecer as propriedades do solo é essencial na seleção de materiais de construção apropriados. Por exemplo, a presença de solos expansivos ou solos com alta compressibilidade pode influenciar as decisões de projeto e construção.

Avaliação ambiental

Além dos aspectos estruturais, a sondagem geotécnica também é importante na avaliação ambiental de um local. Ela pode revelar a presença de contaminantes ou características do solo que impactem o meio ambiente.

Segundo a professora Flávia da Silva, Coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, de Produção e Logística, esse tipo de aula é fundamental para a formação dos estudantes:

“Continuaremos empenhados em proporcionar aos nossos alunos as melhores oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Agradecemos às empresas Ultrasolo Geotecnia e Direcional Engenharia pela colaboração e pelo apoio contínuo ao desenvolvimento dos nossos estudantes.”

Fiquem atentos para mais novidades e eventos que continuaremos a organizar, sempre visando o melhor para a formação dos nossos alunos de Engenharia.

#BoraFazer UNISUAM!

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.