fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Alunos de Gastronomia da UNISUAM são 1º lugar no Concurso Culinário do Tomate 2022

Evento aconteceu na tradicional Festa do Tomate, na cidade de Paty dos Alferes, e contemplou pratos doces e salgados.

  • Chef Coruja

23/06/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os alunos Kamila de Oliveira, Gabriel Rocha, Veronica Marinho e Thiago Netto foram os grandes vencedores do Concurso Culinário do Tomate. Realizado dentro da programação da tradicional Festa do Tomate, na cidade de Paty dos Alferes, o concurso abraça participantes de vários lugares do Brasil que se inscrevem para preparar pratos que envolvam o tomate como ingrediente principal, nas categorias de doce e salgado. 

 

Nesta edição, que aconteceu nos dias 18 e 19 de junho, os grandes vencedores foram alunos de Gastronomia da UNISUAM. A preparação “Tomate in Natura”, criada por Kamila de Oliveira e Gabriel Rocha (foto da capa), levou o primeiro lugar na categoria de prato salgado:

 

“Utilizarmos o tomate in natura como destaque no prato com um molho rústico e pequenos pedaços de camarão selado no azeite e ervas. Para dar uma textura diferenciada ao molho, adicionamos um creme de mussarela de búfala e redução de balsâmico com mel. Saímos da curva com essa explosão de sabores e fizemos um pesto de alface para dar aquele toque final e mostrar que na gastronomia não se tem limite quando se fala de insumos, técnicas e criatividade”, explica Kamila. 

 

Para Gabriel, o resultado gerou uma vivência única: “Foi uma experiência absurda ter levado um prato criado do zero, com altas técnicas e preparos elaborados, para um evento tão grande e com nomes representativos no cenário gastronômico. O 1º lugar foi uma emoção indescritível que me deixou muito emocionado”, comemora.

 

 

Na categoria de prato doce, o “Tomate Cake”, dos alunos Veronica Marinho e Thiago Netto, levou os jurados a se deliciarem com a iguaria: “Nossa preparação teve a intenção de abrir as possibilidades do uso de tomate, com sua versatilidade em diversas formas e técnicas, não só em salada ou molho, de forma que ele brilhasse assim como a festa”, contextualiza Thiago. 

 

“Participar do concurso foi uma experiência indescritível, uma mistura de sentimentos que eu nunca vivi. Usar várias texturas de um produto tão versátil em uma sobremesa e levar o troféu me faz sentir uma emoção imensa e saber que conseguimos retribuir toda confiança depositada em nós através de muito trabalho”, complementa Verônica. 

 

Estiveram presentes ainda no evento os professores Alessandra Guarany e Rodrigo Alves, e o Coordenador do Curso, Valmir Farias.    

 

Saiba mais sobre o Curso de Gastronomia da UNISUAM e esteja preparado para o mercado de trabalho!

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X