fbpx

Por que esperar até 2025?
#BoraFazer agora!

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

O que é Compliance e qual é a sua importância?

Compliance é um setor fundamental para qualquer organização privada e pública

  • Nota 10

13/07/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Provavelmente você já ouviu o termo Compliance, mas talvez não saiba do que se trata e nem a sua importância. Essa área é de extrema importância para uma empresa ou instituição de qualquer porte. Infelizmente, muitos empresários e empreendedores não sabem como isso pode ajudar nos seus negócios, assim como outros tantos profissionais não fazem ideia de como construir uma carreira sólida neste ramo.

Se você é uma dessas pessoas, este artigo vai te contar tudo que você precisa saber!

O que é Compliance?

De forma geral, Compliance significa seguir uma série de regras e procedimentos. Em outros termos, qualquer tipo de empreendimento que opere de maneira legal precisa estar em consonância com as leis, regulamentos e condutas éticas atreladas ao seu setor.

Muitos, quando lêem ou escutam a palavra “Compliance”, logo associam às questões ligadas à corrupção. Mas a realidade é que essa área é responsável por monitorar e acompanhar diversas obrigações legais, como leis trabalhistas, fiscais, regulatórias, concorrenciais, entre outras. “Estar em Compliance” significa estar em conformidade com todas essas regulações, controle interno e governança corporativa.

Ou seja, de maneira resumida e objetiva, Compliance é o conjunto de procedimentos que busca detectar e impedir irregularidades. A postura ética é uma das maiores preocupações de qualquer empresa ou instituição que objetiva o sucesso. 



Quais são os tipos de Compliance?

É possível notar durante os últimos anos a expansão do conceito de Compliance, o que acabou exigindo a segmentação do setor. Assim, é possível construir programas acompanhando suas particularidades e riscos, facilitando a atuação mais direcionada e construção de programas mais assertivos. 

Dentre os principais tipos de Compliance, podemos citar:

  • Comercial
  • Trabalhista
  • Tributário
  • Fiscal
  • Ambiental
  • Penal
  • TI
  • Responsabilidade Social
  • Administração Pública



Como trabalhar em Compliance?

A melhor maneira de atuar na área de Compliance é cursando uma Pós-Graduação e se tornando um especialista. Segundo estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio no Brasil, 59% das organizações brasileiras investiram em políticas de compliance após a operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, em 2014. Isso gerou um boom de contratações e busca por profissionais especializados na área.

Com a Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Compliance, você alcançará capacidade técnica orçamentária, financeira e tributária potencializada. O profissional especializado nessas áreas se torna um elemento-chave na elaboração de planejamentos, dominando ferramentas, técnicas e conceitos utilizados no mercado. 

Assim, o profissional pós-graduado está totalmente preparado para atuar em órgãos internos de instituições, prezando pelo processo decisório e atentando-se à aderência de normas e procedimentos. Com essa especialização, é possível ainda elaborar planos orçamentários, desenvolver atividades de análises e compreender as formas de empresa do Direito Empresarial Brasileiro.



Faça Pós UNISUAM e se torne um especialista!

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X