fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Alunos da Gastronomia UNISUAM vencem Concurso Culinário do Tomate 2023

Estudantes de Gastronomia da UNISUAM são premiados em Concurso Culinário da Festa do Tomate 2023

  • Chef Coruja

13/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Na última semana, entre os dias 7 e 11 de junho, rolou a 33ª edição da tradicional Festa do Tomate, em Paty dos Alferes. O evento, como de costume, recebeu diversas atrações, shows, competições e o Concurso Culinário do Tomate 2023, no qual os alunos da Gastronomia UNISUAM como os grandes vencedores.

O concurso abraça participantes de vários lugares do Brasil, que se inscrevem para preparar pratos que envolvam o tomate como ingrediente principal, nas categorias de doce e salgado. É uma excelente oportunidade para os estudantes mostrarem suas habilidades e conhecimentos.

“O concurso culinário do Festival do Tomate proporciona aos alunos a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos durante seus estudos e de experimentar diferentes técnicas e combinar sabores. Eles são desafiados a criar pratos saborosos, nos quais o tomate é o protagonista ou um elemento chave.”, afirmou o Coordenador do Curso de Gastronomia, Valmir Farias.

? Saiba tudo: Por que estudar Gastronomia?

A Gastronomia UNISUAM conquistou uma bela dobradinha no pódio do concurso, tornando- se  uma experiência muito enriquecedora, que exigiu que os estudantes saíssem de suas zonas de conforto, desenvolvendo diversas receitas em que o tomate se torne o protagonista do prato.

Na categoria salgada, a dupla formada por Estefany Pontes e Daniel David foi a grande campeã, produzindo como prato, o ousado e inovador Cupcake de Tomate. O prato consistia em uma massa de tomate recheada com costela bovina, geleia de tomate e creme de manjericão.

Estefanny, falou sobre o sentimento da vitória e agradeceu pelo apoio da UNISUAM: “Surpreendemos com a inovação e receita. Estou muito feliz de fazer parte do Concurso Culinário do Tomate 2023, ainda mais por ser uma criação própria. Obrigado a UNISUAM por confiar em nós e por nos apoiarem!”

Daniel, também falou sobre a emoção da vitória e a trajetória que tem construído no Curso dos sonhos: “Ganhar o Concurso Culinário do Tomate 2023 foi uma conquista incrível! É uma prova que seguir os meus sonhos na Gastronomia está valendo a pena. Vamos seguir saboreando cada passo rumo ao sucesso!”



Pensa que acabou por aí? Além da categoria salgada, vencida pelos alunos da UNISUAM, a categoria doce também teve a participação de nossos representantes. Victor Barros e Karine Xavier conquistaram o segundo lugar da competição ao apresentarem o Doce Margherita, uma torta de tomate inspirada na marguerita italiana. A torta é feita com massa brisée, creme de tomate com base em massa de confeiteiro, geleia de manjericão e tomates salteados.

Victor falou sobre a parceria com a sua dupla: “Tive uma dupla incrível que me ajudou muito, me deixou calmo e conseguimos fazer tudo que tínhamos combinado. Não conseguimos o prêmio de primeiro lugar, mas foi um aprendizado enorme.”

? Entenda: Onde trabalha o Gastrônomo?

“A experiência de poder participar de uma competição e ter a oportunidade de cozinhar na frente de um público é inexplicável. Durante a prova, senti como se estivesse em um mundo paralelo de muita paz e realização. Só tenho a agradecer à UNISUAM por nos proporcionar essa experiência, especialmente aos professores e ao coordenador do Curso, que foram essenciais.”, celebrou Karine.



O Coordenador do Curso de Gastronomia, Valmir Farias, concluiu ressaltando a importância do evento para os alunos: “A participação dos alunos do Curso de Gastronomia no concurso culinário do Festival do Tomate é uma oportunidade valiosa para eles aplicarem seus conhecimentos, testarem suas habilidades e se destacarem no campo da culinária. Essa experiência os prepara para desafios futuros, além de promover a visibilidade da instituição de ensino e dos talentos em ascensão na área da gastronomia.”

? Uma competição bastante saborosa: Buteco Universitário: competição agitou o laboratório da Gastronomia da UNISUAM



Venha para a UNISUAM e realize seus sonhos!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X