Alunos da Gastronomia UNISUAM vencem Concurso Culinário do Tomate 2023

Estudantes de Gastronomia da UNISUAM são premiados em Concurso Culinário da Festa do Tomate 2023

• Chef Coruja

13/06/2023 por Fernando Moura

Na última semana, entre os dias 7 e 11 de junho, rolou a 33ª edição da tradicional Festa do Tomate, em Paty dos Alferes. O evento, como de costume, recebeu diversas atrações, shows, competições e o Concurso Culinário do Tomate 2023, no qual os alunos da Gastronomia UNISUAM como os grandes vencedores.

O concurso abraça participantes de vários lugares do Brasil, que se inscrevem para preparar pratos que envolvam o tomate como ingrediente principal, nas categorias de doce e salgado. É uma excelente oportunidade para os estudantes mostrarem suas habilidades e conhecimentos.

“O concurso culinário do Festival do Tomate proporciona aos alunos a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos durante seus estudos e de experimentar diferentes técnicas e combinar sabores. Eles são desafiados a criar pratos saborosos, nos quais o tomate é o protagonista ou um elemento chave.”, afirmou o Coordenador do Curso de Gastronomia, Valmir Farias.

? Saiba tudo: Por que estudar Gastronomia?

A Gastronomia UNISUAM conquistou uma bela dobradinha no pódio do concurso, tornando- se  uma experiência muito enriquecedora, que exigiu que os estudantes saíssem de suas zonas de conforto, desenvolvendo diversas receitas em que o tomate se torne o protagonista do prato.

Na categoria salgada, a dupla formada por Estefany Pontes e Daniel David foi a grande campeã, produzindo como prato, o ousado e inovador Cupcake de Tomate. O prato consistia em uma massa de tomate recheada com costela bovina, geleia de tomate e creme de manjericão.

Estefanny, falou sobre o sentimento da vitória e agradeceu pelo apoio da UNISUAM: “Surpreendemos com a inovação e receita. Estou muito feliz de fazer parte do Concurso Culinário do Tomate 2023, ainda mais por ser uma criação própria. Obrigado a UNISUAM por confiar em nós e por nos apoiarem!”

Daniel, também falou sobre a emoção da vitória e a trajetória que tem construído no Curso dos sonhos: “Ganhar o Concurso Culinário do Tomate 2023 foi uma conquista incrível! É uma prova que seguir os meus sonhos na Gastronomia está valendo a pena. Vamos seguir saboreando cada passo rumo ao sucesso!”

Pensa que acabou por aí? Além da categoria salgada, vencida pelos alunos da UNISUAM, a categoria doce também teve a participação de nossos representantes. Victor Barros e Karine Xavier conquistaram o segundo lugar da competição ao apresentarem o Doce Margherita, uma torta de tomate inspirada na marguerita italiana. A torta é feita com massa brisée, creme de tomate com base em massa de confeiteiro, geleia de manjericão e tomates salteados.

Victor falou sobre a parceria com a sua dupla: “Tive uma dupla incrível que me ajudou muito, me deixou calmo e conseguimos fazer tudo que tínhamos combinado. Não conseguimos o prêmio de primeiro lugar, mas foi um aprendizado enorme.”

? Entenda: Onde trabalha o Gastrônomo?

“A experiência de poder participar de uma competição e ter a oportunidade de cozinhar na frente de um público é inexplicável. Durante a prova, senti como se estivesse em um mundo paralelo de muita paz e realização. Só tenho a agradecer à UNISUAM por nos proporcionar essa experiência, especialmente aos professores e ao coordenador do Curso, que foram essenciais.”, celebrou Karine.

O Coordenador do Curso de Gastronomia, Valmir Farias, concluiu ressaltando a importância do evento para os alunos: “A participação dos alunos do Curso de Gastronomia no concurso culinário do Festival do Tomate é uma oportunidade valiosa para eles aplicarem seus conhecimentos, testarem suas habilidades e se destacarem no campo da culinária. Essa experiência os prepara para desafios futuros, além de promover a visibilidade da instituição de ensino e dos talentos em ascensão na área da gastronomia.”

? Uma competição bastante saborosa: Buteco Universitário: competição agitou o laboratório da Gastronomia da UNISUAM

Venha para a UNISUAM e realize seus sonhos!