Onde trabalha o profissional de Gestalt Terapia?

O profissional pós-graduado em Gestalt Terapia pode atuar em diversos locais, trabalhando com adultos, adolescentes, casais e famílias

• Cantinho da Psicologia

22/06/2023 por Fernando Moura

A Gestalt Terapia apresenta uma abordagem holística, focada no presente do indivíduo, buscando auxiliar os clientes a lidar com problemas de relacionamento, autoestima, estresse, ansiedade e depressão. Dessa forma. o profissional em Gestalt Terapia pode atuar em uma variedade de locais, como clínicas, consultórios, hospitais e instituições educacionais.

Esse tipo de terapia é voltado para experiências, fantasias, sonhos, sensações, pensamentos e tudo o que possa se manifestar no presente. Assim, a Gestalt-Terapia possui três conceitos: aqui e agora, consciência e responsabilidade, buscando a conscientização do que está acontecendo para facilitar que o cliente possa alterar o que o incomoda.

Saiba tudo: Conheça a Gestalt-Terapia

O terapeuta gestáltico recebe, em média, um salário de R$ 3.171,00, segundo o site Salario.com.br, com dados coletados pelo Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, apresentam os maiores valores de piso salarial, com valores que giram em torno de 4 mil reais.

Vamos entender o perfil dos clientes de um profissional de Gestalt Terapia:

Adultos individuais

Os terapeutas gestálticos geralmente atuam com adultos que buscam ajuda para uma grande variedade de questões, como problemas de relacionamento, dificuldade de autoestima, estresse, ansiedade, depressão, questões de identidade, traumas passados e outras dificuldades.

Veja como foi: Bootcamp da Empregabilidade: UNISUAM contrata quatro alunos PCD

Casais

Os profissionais de Gestalt Terapia também estão capacitados para trabalhar com casais que enfrentam desafios em seus relacionamentos. Ou seja, comunicação, conflitos não resolvidos, habilidades de conexão, intimidade e expectativas são alguns dos temas a serem trabalhados com cônjuges.

Famílias

Sim, o terapeuta pós-graduado em Gestalt Terapia também tem a capacidade de atuar com famílias inteiras, buscando melhorar a dinâmica familiar, fortalecer a comunicação dos membros, resolver conflitos e promover o desenvolvimento saudável dos parentes.

Você sabia? Faculdade do Rio de Janeiro é a única do Brasil a ter Preço Fixo

Adolescentes

Sabemos que a adolescência é uma fase complicada na vida de todo mundo, onde diversas questões são enfrentadas por pessoas tão jovens. O terapeuta gestáltico tem a experiência e capacidade para ajudar os adolescentes a trabalhar questões como pressões sociais, autoimagem, identidade, problemas escolares, ansiedade, depressão e relacionamento com familiares.

Grupos

A terapia em grupo é um tipo de psicoterapia com três ou mais pessoas, sendo atendidas simultaneamente. Além do contato com o profissional, o cliente conta com a escuta de outros pacientes para compartilhar experiências, explorar padrões de comportamento e relacionamento, além de apoiar o companheiro de sessão em seu desenvolvimento.

Venha para a UNISUAM e potencialize a sua carreira.