fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Conheça a Gestalt-Terapia

A Gestalt-Terapia fornece oportunidades para indivíduo tornar-se mais consciente sobre os próprios sentimentos e experiências

  • Cantinho da Psicologia

22/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Gestalt-Terapia é uma corrente clínica da Psicologia com uma abordagem voltada para o cliente. Desenvolvida na Alemanha durante os anos 1920, ela é o oposto do Modelo Freudiano, considerado muito interpretativo e com foco no passado do indivíduo. 

A Gestalt enfatiza o autoconhecimento e o crescimento pessoal, focado no sujeito e suas percepções do presente. Dessa maneira, o indivíduo encontra oportunidades para se tornar mais consciente sobre os próprios pensamentos e conhecer comportamentos negativos que possam bloquear a verdadeira autoconsciência.

? Conheça oportunidade: Onde trabalha o profissional de Gestalt-Terapia?

Dentro da terapia gestaltista, o paciente tem espaço para explorar suas experiências sem medo de julgamentos, sendo encorajado a falar sobre suas emoções e vivências. Por ter uma abordagem focada no “aqui e agora”, esses sentimentos são processados em tempo real com o terapeuta.



Conceitos da Gestalt-Terapia

A Gestalt é centrada no sujeito, abrangendo fantasias, sonhos, sensações, pensamentos e tudo que possa se manifestar naquele momento. Logo, o foco é na experiência única do indivíduo e na maneira que ele enxerga a si mesmo e o mundo, sendo encorajado a viver as situações atuais.

Os transtornos não são vistos como doenças que precisam ser curadas, mas como uma parte que precisa ser desenvolvida. Assim, a Gestalt-Terapia atua sobre três conceitos: aqui e agora, consciência e responsabilidade, buscando a conscientização do que está acontecendo para facilitar que o cliente possa alterar o que o incomoda.

Uso da Terapia-Gestalt

Quem pode usar a Terapia Gestalt? 

  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Casais;
  • Famílias;
  • Grupos;
  • Individualmente.

Ela pode ser utilizada no auxílio de vários tipos de condições, como:

  • Sexualidade;
  • Autoestima;
  • Depressão, estresse, ansiedade e bipolaridade;
  • Prevenção ao suicídio;
  • Atendimentos comunitários;
  • Luto;
  • Psicopatologias de crianças;
  • Casos de violência familiar.

? Veja: Coordenador de Pós-Graduação em dos Cursos de Psicologia da UNISUAM publica capítulo em livro

Um artigo produzido pela Periódico Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e publicado na Phenomenological Studies recomenda o uso da abordagem gestáltica em casos de pessoas com câncer. De acordo com o estudo, a terapia ajuda os indivíduos a não se verem apenas como pacientes, recebendo também o apoio de quem os acolha e compreenda.

Por que se especializar em Gestalt-Terapia?

O Curso de Especialização em Gestalt-Terapia proporciona ao profissional de Psicologia um conhecimento profundo sobre a psicopatologia da abordagem, compreendendo causas e significados de manifestações psicopatológicas, além das interações do indivíduo com seu ambiente e processo de autorregulação. Todo esse conhecimento será aplicado, sobretudo no campo clínico, hospitalar e de saúde.

A Psicologia Gestalt também tem aplicação bastante relevante no Marketing, vendas e áreas relacionadas. Por ter enfoque na percepção e maneira como as pessoas organizam e interpretam informações do ambiente, os princípios podem ser utilizados para influenciar consumidores. 

Percepção visual, reconhecimento de padrões, experiência do cliente e coerência são apenas algumas maneiras pelas quais a Psicologia da Gestalt pode ser utilizada para auxiliar profissionais a criarem estratégias mais eficazes de impactar, atrair e envolver consumidores.

? Saúde: profissões quentes para 2025



Venha para UNISUAM e impacte vidas!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X