O que está procurando?

BLOG

Voltar

UNISUAM realiza a I Semana de Promoção da Visibilidade e Orgulho LGBTQIA+

Evento acontece nos dias 28 e 29 de junho trazendo informações e debates contra o preconceito e a discriminação.

  • Agenda / Rolou por aqui

20/06/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Abordar temas atuais com o objetivo de trazer informação e romper com o preconceito e a discriminação. Esse é o objetivo da I Semana UNISUAM na Promoção da Visibilidade e Orgulho LGBTQIA+. O evento, que acontece nos dias 28 e 29 de junho, vai contemplar debates com profissionais atuantes na área trazendo um panorama sobre as conquistas e avanços da comunidade, bem como uma reflexão crítica sobre o que ainda precisa ser alcançado. 

 

O Coordenador do Curso de Serviço Social da UNISUAM e organizador do evento, Professor João Silva, se inspirou nas frases emblemáticas de Harvey Milk, um  político e ativista estadunidense que foi o primeiro homem assumidamente gay a ocupar um cargo no legislativo dos EUA e lutou por políticas públicas de promoção da cidadania LGBTQIA+:

 

“Harvey começa nos ensinando que ‘se você não é livre para ser você mesmo na mais importante das atividades humanas, que é a expressão do amor/afeto, então a própria vida perde o seu significado’. Assim, ter liberdade para ser, sentir e existir é o mínimo necessário para o pleno exercício da cidadania. O conhecimento é a base forte na desconstrução do preconceito, da discriminação e do ódio ao diferente. A UNISUAM entende que ‘os direitos são ganhos apenas por aqueles que fazem as suas vozes ouvidas’”, explica.

 

O evento será online e aberto ao público. Para participar é só clicar no link referente a palestra escolhida. Aluno UNISUAM pode se inscrever para garantir as horas complementares neste link da Extensão:

 

 

Evento 1

Estou grávido e vou parir! Práticas e experiências de pessoas transmasculinas na gravidez

Data: 28/06

Horário: 18h30

Youtube: https://youtu.be/cvM-cvIsR-Y

 

Participantes: 

Dan Kaio Lemos – Coordenador Nacional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades e Coordenador do informe: “A dor e a delícia das transmasculinidades vivendo no Brasil: das invisibilidades às demandas”

Cristiane Medeiros dos Santos – Assistente Social Política Social e Professora do curso de Serviço Social da UNISUAM

 

 

Evento 2

Os 10 direitos conquistados pela comunidade LGBTQIA+

Data: 28/06

Horário: 19h30

Youtube: https://youtu.be/KXydcUipBKs

 

Participantes:

Fernanda Prado dos Santos – Advogada, Presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais, Diversidade e Inclusão na ABA, Consultora na Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico na OAB/RJ e mentora de advogados na OAB/RJ

João Batista Pereira da Silva – Assistente Social, Mestre em Serviço Social no campo da Questões Urbanas a Socioambientais, Professor e Coordenador do Curso de Serviço Social da UNISUAM

 

 

Evento 3

A experiência de um homem trans brasileiro em Amsterdam

Data: 29/06

Horário: 18h30

Youtube: https://youtu.be/oATtn77QgyA

 

Participantes:

Leonardo Portella – Gastrólogo, Terapeuta alternativo, Homem trans, atuou como repórter em TransAmsterdam

Cristiane Medeiros dos Santos – Assistente Social em Política Social e Professora do curso de Serviço Social da UNISUAM

 

 

Evento 4

A diversidade de gênero no ambiente corporativo

Data: 29/06

Horário: 19h30

Youtube: https://youtu.be/l8nLX8ykQWg

 

Participantes: 

Professor Fábio Maia – Mestre em Educação em Ciências e Saúde, Graduado em Gestão da Informação e Especialista em Tecnologia Educacional e EAD

Robson Rodrigues de Paula – Graduado, Mestre, Doutor e Professor adjunto da UNISUAM

 

 

Com temas tão atuais, o Professor João Silva faz o convite: “Venha, traga a sua voz e se permita ouvir outras vozes neste processo diverso que é o exercício de ser humano. Na UNISUAM não medimos esforços para cooperar neste processo de transformação social e inclusão qualificada de todas, todos e todes em um ambiente seguro, para que possam atingir todo o seu potencial, independente da orientação sexual ou identidade de gênero”.

 

Participe! 

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!