Programa de Ciências da Reabilitação realiza Simpósio Paradesportivo

Docentes de instituições externas participaram da mesa avaliadora durante Simpósio Paradesportivo

• Coruja em Ação

18/10/2023 por Fernando Moura

No último dia 20 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR) realizou o VII Simpósio Paradesportivo Carioca. O objetivo do evento foi apresentar e discutir, juntamente com estudantes de Graduação e Pós-Graduação, profissionais e pesquisadores nas diferentes áreas de conhecimento, questões relacionadas à prática de atividades físicas, exercícios físicos e esportes por pessoas com deficiência.

Cerca de 200 pessoas assistiram às palestras e mesas-redondas que abordaram os temas Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as possibilidades com a atividade física e esportes; a pessoa com deficiência, o esporte e o mercado de trabalho; esporte e reabilitação; e esporte e inclusão social. Destaca-se que a mesa redonda “Esporte e reabilitação da pessoa com deficiência” foi exclusivamente composta pelo PPGCR, representada pelo egresso e atual professor da instituição Prof. Dr. Jeter de Freitas e pelos discentes MSc. Igor Correia (doutorado) e Luciana Luna (mestrado).

A sessão de temas livres contemplou a apresentação de 20 trabalhos em formato de pôster, desenvolvidos por discentes da UNISUAM e de instituições externas, que serão publicados no livro de Anais do VII Simpósio Paradesportivo Carioca. A comissão científica avaliadora dos trabalhos contou com a participação de docentes, egressos e discentes do PPGCR e de docentes de três instituições externas – UNICAMP, Univassouras e EsEFEx.

Segundo a Profa. Dra. Patrícia Vigário, o impacto do Simpósio Paradesportivo Carioca ultrapassa o acadêmico e científico, pois aborda questões sociais de um grupo reconhecidamente marginalizado em todo o mundo.

“Em um país em que mais de 18 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, a discussão de possibilidades que proporcionem maior participação, inclusão, educação e saúde de qualidade dessas pessoas é fundamental”.

A realização do VII Simpósio Paradesportivo Carioca é uma das ações que fazem parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 do PPGCR, de modo a contribuir para o aumento da visibilidade do programa pela divulgação das pesquisas e pelo estímulo ao ingresso de novos discentes e às parcerias interinstitucionais.

“Desde a sua primeira edição em 2015, o evento se consolida como referência na área do esporte para pessoas com deficiência”, completa a Professora Patrícia.

O Seminário contou com o apoio da UNISUAM, da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e das agências Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Visite o Observatório CR para mais informações sobre o Programa, nossos pesquisadores, alunos e egressos, produção técnico-científica e processo seletivo para ingresso.

#BoraFazer um legado!