Programa de Ciências da Reabilitação da UNISUAM realizou o VI Simpósio Paradesportivo Carioca

Evento contou com o apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e teve como tema "Esporte para pessoas com deficiência: saúde, inclusão e alto rendimento".

• Agenda / Rolou por aqui

14/10/2022 por Carolina Grimiao

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da UNISUAM realizou nos dias 27 e 28 de setembro, o VI Simpósio Paradesportivo Carioca, sob a coordenação da Professora Dra. Patrícia Vigário. Integrado a uma das ações da linha de pesquisa do PPGCR, “Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado”, toda a organização foi construída pelos alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e ex-alunos, conferindo a eles a experiência em organização de eventos.

Com o objetivo de apresentar e discutir questões relacionadas à prática de esportes por pessoas com deficiência, o encontro reuniu estudantes de Graduação e Pós-Graduação, profissionais e pesquisadores nas diferentes áreas de conhecimento. E contou ainda com o apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

? Veja também: Doutoranda em Ciências da Reabilitação na UNISUAM participa de Congresso no Canadá

A sexta edição do Simpósio teve como tema “Esporte para pessoas com deficiência: saúde, inclusão e alto rendimento” e reuniu cerca de 240 pessoas nos dois dias de atividades. Na programação, o primeiro dia (27/09) foi dedicado aos minicursos “Escala ASIA para a classificação da Lesão Medular” e “Treinamento Físico na Lesão Medular”, ambos realizados presencialmente nos laboratórios do PPGCR. Já o segundo dia (28/09) foi dedicado às palestras e mesas redondas realizadas também presencialmente no auditório Sylvia Bisaggio.

Estiveram palestrando atletas com deficiência e profissionais de instituições de referência que atuam com este público, como o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), o Mundial da Adapted Physical Education and Sport Section (FIEPS), a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC) e Circuito Funcional Adaptado (CFA). O Coordenador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), Professor Dr. Marco Túlio de Mello, deu as boas vindas de modo remoto, enalteceu a importância de eventos como este e parabenizou a UNISUAM por apoiar pesquisas relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência.

? Aproveite  e saiba mais: Maior Congresso Brasileiro de Fisioterapia tem participação de pesquisadores e egressos da UNISUAM

Para a Professora Patrícia Vigário, o evento também possui um olhar de cidadania: “As pessoas com deficiência compõem um dos grupos mais marginalizados e excluídos socialmente em todo o mundo, e são frequentemente limitados de participação e oportunidades. O esporte é uma das ferramentas que pode facilitar a inclusão social dessas pessoas, além de conferir benefícios físicos e psicoemocionais. No entanto, para que esta ferramenta seja utilizada de modo efetivo é necessário o conhecimento pleno das demandas e características das pessoas com deficiência para que as melhores estratégias sejam utilizadas (no âmbito da reabilitação, iniciação esportiva, alto rendimento, entre outros). A participação de alunos, docentes e outros profissionais no Simpósio Paradesportivo Carioca permite a troca de informações e conhecimentos que contribuem para a formação e melhor atendimento e da pessoa com deficiência”, explica.

Criado em 2015, o Simpósio Paradesportivo Carioca surgiu como uma iniciativa para divulgar as pesquisas realizadas pela linha de pesquisa “Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado” do PPGCR/ UNISUAM, aproximar a comunidade acadêmica do tema, estimular a participação de alunos em ações relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência e inclusão, e fomentar parcerias interinstitucionais.

Ao longo desses anos, as seis edições do Simpósio Paradesportivo Carioca reuniram mais de 2000 pessoas, propiciaram a parcerias interinstitucionais, a entrada de alunos nos cursos de Mestrado e Doutorado no PPGCR, o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e o engajamento de pessoas em ações relacionadas à inclusão esportiva de pessoas com deficiência.

? Confira também: Doutoranda em Ciências da Reabilitação desenvolve pesquisa com apoio de universidade francesa

Entre os temas e os assuntos abordados nesta edição estavam: Inclusão e formação: um universo de oportunidades; A iniciação esportiva de crianças e jovens com deficiência; Futebol em cadeira de rodas no Brasil e no mundo; Treinamento físico para pessoas com deficiência física em espaços públicos: desafios, barreiras e benefícios; e  A importância do conhecimento técnico de profissionais de Educação Física no atendimento à pessoa com deficiência.

Thaísa Dutra, aluna do 2º período de Fisioterapia, aproveitou a oportunidade para se aprofundar nos temas: “Foi uma experiência incrível! Foram dois dias de muito aprendizado e um universo de oportunidades se abriu. Ansiosa pelo próximo!”. E a Professora Patrícia comemorou: “O Simpósio Paradesportivo Carioca virou uma tradição na UNISUAM, sendo um evento aguardado por alunos e por aqueles que lidam com pessoas com deficiência. Em 2021, o encontro ocorreu de modo remoto devido à pandemia. Tê-lo de volta presencialmente foi muito gratificante. O auditório cheio reflete o sucesso do evento!”.

Venha para os Cursos de Mestrado e Doutorado da UNISUAM e esteja preparado para todos os desafios profissionais!