fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Feira da Comensalidade: economia circular, artesanato e muito aprendizado

Evento abordou temas importantíssimos e garantiu muito ensinamento a participantes

  • Agenda / Rolou por aqui

29/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos


Foto: Fernando Salles

No último dia 23 de julho, rolou a Feira da Comensalidade no pátio da UNISUAM Bonsucesso. O evento teve o objetivo de contribuir com o resgate e valorização de tradições alimentares, estimulando o diálogos sobre preservação do patrimônio imaterial para produção da saúde, além de oportunizar o desenvolvimento do público.

Comensalidade é a prática de dividir uma refeição, ou seja, reunir-se com pessoas queridas para desfrutar do momento à mesa. De acordo com especialistas, comer junto é um grande indicador de hábitos saudáveis.



? Cruzando fronteiras: UNISUAM participa do VIII Congresso Internacional da Rede ACINNET – 2023

O ato de comer está também relacionado aos artefatos produzidos à mão ao longo da história. Pensando nisso, durante a feira que recebeu a Feira Alternativa de Olaria e Representantes da Vitrine Negra e seus artesanatos, a professora de Jornalismo da UNISUAM e dona da Cerâmica da João, Maria João, realizou também uma oficina ensinando sobre a cerâmica.

A professora, que deu início ao seu sonho e projeto durante a pandemia, falou sobre o aprendizagem na produção de suas cerâmicas que vão à mesa:

“Aprendi muito na cerâmica que querer fazer sempre certo, que tudo saia perfeito, pode atrapalhar. Na cerâmica não é assim. Mesmo sabendo qual esmalte utilizar, às vezes não funciona e está tudo bem. É legal e a gente gosta disso.”



? Veja tudo: Alunos da Gastronomia UNISUAM vencem Concurso Culinário do Tomate 2023

Além desta oficina incrível, a Profª Maria João participou de uma palestra que rolou durante o evento, falando sobre economia circular e responsabilidade ambiental. Michael Santiago, CEO e fundador da Terraço Atlântico, falou sobre sua startup de composto orgânico, que utiliza resíduos orgânicos na produção do material, além de tampinhas de garrafa recicladas e tinta sem chumbo, para a embalagem, gerando uma economia circular:

“A nossa embalagem é feita de tampinhas de garrafas recicladas; estabelecemos uma economia circular em uma ONG que recolhe as tampinhas, vende para uma usina que produz as embalagens, e nós as compramos, criando, assim, um círculo econômico dentro do estado do Rio de Janeiro.

Nós também, em parceria com a CADEG, recolhemos os resíduos florais e realizamos o processamento. Não somos apenas receptores, mas também realizamos a coleta e transformamos esse material em nosso composto orgânico mineral biotecnológico”

? Conheça a sua carreira: Por que fazer Nutrição?

O evento foi organizado pelo Curso de Nutrição da UNISUAM e pela Professora Roberta Silveira.

Venha para a UNISUAM e voe alto!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X