fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Escola de Comunicação da Unisuam oferece palestra sobre proteção de marcas e ideias

Você sabe como proteger sua marca e ideias? Os corujas tiveram a oportunidade de aprender sobre o assunto com o professor Paulo César Ramos.

  • Agenda / Rolou por aqui

21/05/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

No último dia 06 de maio, o Auditório Timedimension, no Núcleo Hans Donner, no campus de Bonsucesso da UNISUAM, foi cenário de um encontro marcante para estudantes e profissionais das áreas de Design, Marketing, Publicidade, Propaganda e Jornalismo. O Professor Paulo Cesar Ramos veio falar sobre um importante assunto para os cursos de Comunicação e Design: “Como proteger sua marca e suas ideias”.  A conversa, atraiu alunos interessados no assunto, garantindo insights e dicas valiosas.

No competitivo atual cenário empresarial, a proteção da marca é mais do que apenas uma preocupação, é uma necessidade. Com a crescente presença online e a proliferação das redes sociais, as marcas enfrentam desafios únicos na proteção de sua reputação e identidade. No entanto, existem estratégias e dicas que trabalham no auxílio da segurança da sua ideia ou marca. 

O professor Paulo Cesar Ramos explicou a diferença entre patentear e registrar. Patentear é proteger uma invenção industrial, garantindo a exclusividade por um período de 20 anos. Registrar uma marca garante, em território nacional, o seu uso exclusivo e vitalício. A propriedade intelectual é  um conceito mais amplo e pode incluir direitos autorais, marcas comerciais ou designs industriais, entre outras coisas. 
A expressão patentear se refere a uma inovação industrial (não se utiliza registrar para se referir a isso). E a patente é temporária mesmo, sem renovação. Tanto a patente de um produto quanto o registro de uma marca no órgão responsável, INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que garantem o uso exclusivo, assegurado pela lei 9.279 (Lei de Propriedade Industrial e a própria Constituição Brasileira.

Quanto vale uma marca?

Ainda no escopo de tópicos abordados pelo professor, foi enfatizada a relevância da força da marca em comparação à própria empresa. Em uma fala ele ressalta: “A marca vale muito mais que os tangíveis de uma empresa, quando a marca é forte.” Essa distinção destaca o poder e o impacto que uma marca consolidada pode ter no mercado, ultrapassando a própria entidade corporativa (em seus aspectos tangíveis) que a representa.

Podem ser verificados os valores das grandes marcas do mundo em consultorias de marca. Um exemplo citado pelo professor foi a plataforma da Interbrand, que divulga vários rankings de marcas do mundo inteiro, como o das marcas de atuação global mais valiosas. Nesta lista encontra-se a Apple, Microsoft, Amazon, Google, entre outras. 

Para registrar uma marca, podendo ser de produtos, serviços, coletivas ou certificação, o professor Paulo Cesar detalhou alguns requisitos para a viabilidade de registro da marca junto ao INPI, como, por exemplo, a distintividade, a liceidade, a veracidade e a disponibilidade do sinal. 

Então, não marque bobeira, guarde as dicas que o professor Paulo Cesar compartilhou, anote no bloco de notas, assim como os corujas presentes fizeram, para não esquecer os requisitos e orientações a fim de proteger a sua marca e suas ideias. E para ficar por dentro das palestras e eventos da UNISUAM, sigam-nos no Instagram: @comunicacaounisuam e @unisuam.

Texto por: Maria Eduarda Vasconcelos e Natália Moura

Revisão: Maria João

Imagens: Amanda Kelly / Pamela Ferreira

#BoraFazer UNISUAM



Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X