Aluno de Gastronomia da UNISUAM conquista o 4º lugar em Programa da Nestlé

Áquila Valente Appolinario se destacou em meio a 722 inscritos no Programa Yocuta, que oferece formação para jovens talentos culinários em todo Brasil.

• Chef Coruja

20/09/2022 por Carolina Grimiao

Chef Carole Crema e Áquila Appolinario

De uma aula a um evento nacional. Áquila Valente Appolinario, aluno do Curso de Gastronomia, não imaginava que, de um workshop de Páscoa na UNISUAM, chegaria a um programa de culinária de uma grande empresa internacional. E que em meio a 722 inscritos, conquistaria o quarto lugar e o aprendizado com nomes renomados da cozinha.

O jovem relata como foi essa trajetória inicial: “A Chef Polly veio nos dar um workshop em Bonsucesso e nos apresentou esse projeto da Nestlé Professional. A partir desse momento eu já senti a oportunidade única sendo dada para nós. Fiz o curso virtual e aprendi muito”, relata Áquila, que acabou sendo chamado para integrar um grupo de 40 pessoas que foram convidadas a aprender presencialmente na sede da empresa em São Paulo.

E lembra que insistiu bastante para ter a oportunidade: “Perguntava toda semana para o canal do Yocuta: ‘e aí? Quando a galera vai ser chamada?’. Tem que correr atrás mesmo, tirar informações. As pessoas vão notar o quão esforçado você está sendo. Lembro até hoje quando acordei de manhã com a mensagem deles me convidando para participar. Eu já tinha perdido as esperanças, mas no final todo meu trabalho foi recompensado”, comemora.

? Veja também: Alunos de Gastronomia da UNISUAM são 1º lugar no Concurso Culinário do Tomate 2022

O Yocuta é o primeiro programa da América Latina de apoio a jovens estudantes de culinária, promovido pela Nestlé Professional, para melhorar as suas perspectivas. Nas aulas, os participantes vêem conteúdos como Introdução à Indústria de Food Service e ao mundo dos Alimentos e Bebidas, Conhecimentos básicos em Nutrição e experiência de cozinhar ao vivo com um Top Chef famoso.

Na etapa presencial, além do contato com os Chefs e o aprendizado prático, os alunos participaram de duas provas técnicas, que nesta edição foram ovo pochê e chocolate temperado. Dessas provas apenas cinco participantes foram classificados para o Top 5 Masters Yocuta. E Áquila foi um deles, conquistando o quarto lugar.

Aquila e Simone Izumi

Com uma conquista tão importante, o jovem se sente inspirado e motivado: “Agradeço a Deus por ter me abençoado, à faculdade por ter me dado essa oportunidade, aos grandes amigos que fiz nessa caminhada, aos Chefs e toda a equipe da Nestlé, a minha família e ao meu namorado pelo grande apoio. Agradeço também a presença da Carole e da Simone que mudaram a minha vida. Aos meus professores da faculdade, em destaque a Lourdes e ao Valmir, que ficaram me aconselhando via WhatsApp. Essa experiência foi única e eu jamais esquecerei, e graças a UNISUAM e ao meu esforço eu pude realizar!”

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para os desafios do mercado!