fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Aluno de Gastronomia da UNISUAM conquista o 4º lugar em Programa da Nestlé

Áquila Valente Appolinario se destacou em meio a 722 inscritos no Programa Yocuta, que oferece formação para jovens talentos culinários em todo Brasil.

  • Chef Coruja

20/09/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

Chef Carole Crema e Áquila Appolinario


De uma aula a um evento nacional. Áquila Valente Appolinario, aluno do Curso de Gastronomia, não imaginava que, de um workshop de Páscoa na UNISUAM, chegaria a um programa de culinária de uma grande empresa internacional. E que em meio a 722 inscritos, conquistaria o quarto lugar e o aprendizado com nomes renomados da cozinha.

 

O jovem relata como foi essa trajetória inicial: “A Chef Polly veio nos dar um workshop em Bonsucesso e nos apresentou esse projeto da Nestlé Professional. A partir desse momento eu já senti a oportunidade única sendo dada para nós. Fiz o curso virtual e aprendi muito”, relata Áquila, que acabou sendo chamado para integrar um grupo de 40 pessoas que foram convidadas a aprender presencialmente na sede da empresa em São Paulo. 



E lembra que insistiu bastante para ter a oportunidade: “Perguntava toda semana para o canal do Yocuta: ‘e aí? Quando a galera vai ser chamada?’. Tem que correr atrás mesmo, tirar informações. As pessoas vão notar o quão esforçado você está sendo. Lembro até hoje quando acordei de manhã com a mensagem deles me convidando para participar. Eu já tinha perdido as esperanças, mas no final todo meu trabalho foi recompensado”, comemora.


? Veja também: Alunos de Gastronomia da UNISUAM são 1º lugar no Concurso Culinário do Tomate 2022


O Yocuta é o primeiro programa da América Latina de apoio a jovens estudantes de culinária, promovido pela Nestlé Professional, para melhorar as suas perspectivas. Nas aulas, os participantes vêem conteúdos como Introdução à Indústria de Food Service e ao mundo dos Alimentos e Bebidas, Conhecimentos básicos em Nutrição e experiência de cozinhar ao vivo com um Top Chef famoso.


Na etapa presencial, além do contato com os Chefs e o aprendizado prático, os alunos participaram de duas provas técnicas, que nesta edição foram ovo pochê e chocolate temperado. Dessas provas apenas cinco participantes foram classificados para o Top 5 Masters Yocuta. E Áquila foi um deles, conquistando o quarto lugar.



“A Nestlé pagou tudo! Fiquei muito emocionado com o carinho e atenção que eles nos deram. Tivemos uma agenda para os dois dias de curso, com a presença da Carole Crema e Simone Izumi, preparações como cookies e brownies, chocolate, quiches e outras receitas maravilhosas. Carole Crema nos mostrou o preparo de uma deliciosa Cocada Cremosa, também contou sobre sua carreira e trajetória. Simone Izumi nos apresentou as técnicas do chocolate, saborização e pintura, nos contou sobre sua trajetória e seus relatos que me emocionaram profundamente. Ela me disse: ‘você é atento’. Eu agradeço por ela me ajudar a enxergar a vida de outra forma, uma forma mais pura e honesta”, lembra com carinho.


Aquila e Simone Izumi



Com uma conquista tão importante, o jovem se sente inspirado e motivado: “Agradeço a Deus por ter me abençoado, à faculdade por ter me dado essa oportunidade, aos grandes amigos que fiz nessa caminhada, aos Chefs e toda a equipe da Nestlé, a minha família e ao meu namorado pelo grande apoio. Agradeço também a presença da Carole e da Simone que mudaram a minha vida. Aos meus professores da faculdade, em destaque a Lourdes e ao Valmir, que ficaram me aconselhando via WhatsApp. Essa experiência foi única e eu jamais esquecerei, e graças a UNISUAM e ao meu esforço eu pude realizar!”


Venha para a UNISUAM e esteja pronto para os desafios do mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X