V Encontro de Ciência e Tecnologia dos Alimentos UNISUAM

O encontro tem como objetivo ressaltar as oportunidades e importância dos grupos de cereais para nutrição, através da inovação e tecnologia

• Agenda / Rolou por aqui

31/05/2023 por Fernando Moura

O Curso de Nutrição da UNISUAM não para! Após o evento Mesa Posta, que contou com a presença de artesãs da Feira Alternativa de Olaria e integra o Projeto Paiol do Saber, os docentes e alunos já se preparam para um novo encontro que promete ser mais um sucesso.

O V Encontro de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da UNISUAM acontece nos dias 06 e 07 de junho, e tem como objetivo enfatizar as oportunidades de utilização do grupo de cereais como potencial reforço nutricional, através de conhecimentos que envolvam ciência, tecnologia e inovação, enaltecendo o tema escolhido pelas Organizações Unidas (ONU): “Ano Internacional do Milheto“.

? Saiba tudo: Por que fazer Nutrição?

A intenção da ONU é dar visibilidade ao grupo nutritivo para fortalecer a nutrição global, segurança alimentar, empregos decentes e fortalecer economias em meio a esforços pela ação climática. Por necessitar de condições mínimas de insumos e ser resistente às mudanças climáticas, a cultura do milheto é considerada uma solução ideal para alguns países aumentarem a autossuficiência e reduzir a dependência de grãos importados.

Segundo a Professora Roberta dos Santos, o encontro sempre permite trocas incríveis e há grande expectativa para a 5ª edição do evento: “O encontro de Tecnologia de Alimentos integra a agenda de eventos semestrais do Curso de Nutrição. As diferentes edições do evento permitiram trocas incríveis com profissionais e pesquisadores que atuam em diferentes segmentos da Nutrição e área de alimentos. A 5ª edição estará incrível!”

O Professor Caio ressaltou, ainda, a importância de eventos desse tipo para a formação de um profissional: “Realizar eventos sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos pode desempenhar papel importante na vida acadêmica de estudantes e pesquisadores, pois é capaz de gerar discussões fundamentais sobre diversos aspectos relacionados aos alimentos.”

? Descubra oportunidades: Onde trabalha o nutricionista?

A palestra “Extrusão Termoplástica como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos”, que abre o Encontro, será ministrada por José Luis Ramírez Ascheri, engenheiro de alimentos, com Mestrado e Doutorado pela UNICAMP e Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que vai mostrar alternativas de processamentos de matérias primas, seja para consumo humano ou ração para animais

A segunda palestra fica por conta da Professora da UNISUAM e Doutorando em Ciências e Tecnologia de Alimentos, pela UFRRJ, Bárbara Amorim. Nossa docente vai introduzir como tema, “A Funcionalidade de Farinhas Integrais Pré-Cozidas por Extrusão para Produção de Pães Isentos de Glúten”. Ela falou sobre a expectativa para o evento: “As palestras prometem revelar o potencial do grupo de cereais; será uma oportunidade para conhecer a tecnologia que mantém o valor nutricional e funcional de produtos feitos com esses grãos!”

A última palestra é internacional, e tem como objetivo evidenciar “O Uso da Extrusão Termoplástica no Desenvolvimento de Propriedades Viscoelásticas de Farinhas Isentas de Glúten”. O tema será introduzido por Raúl Comettant Rabanal, Doutor em Ciências e Tecnologias do Alimento pela UFRRJ e Professor da Universidad Privada San Juan Bautista (UPSJB), do Peru.

? Se liga: Saúde: Profissões quentes para 2025

Além de ampliar os conhecimentos, fazer networking e se manter atualizado com o que há de mais moderno, os alunos que participarem do evento ainda receberão 2 horas complementares. O encontro será online, no canal de YouTube da UNISUAM. Se inscreva agora nos links abaixo e não perca essa oportunidade!

06/06 – 11h: Extrusão termoplástica como ferramenta para desenvolvimento de produtos

06/06 – 19h: Tecnologia de Panificação sem glúten: aspectos funcionais e nutricionais

07/06 – 11h: Funcionalidade de farinhas integrais pré cozidas por extrusão para produção de pães isentos de glúten

Venha para UNISUAM, a faculdade que é a sua cara!