fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

O que é Doutorado?

O Doutorado é a titulação mais alta de uma carreira acadêmica e extremamente reconhecida no mercado.

  • Mestrado e Doutorado

25/01/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você provavelmente já se perguntou o que é o Doutorado e como funciona. Essa titulação de Pós-Graduação Stricto Sensu é extremamente cobiçada por profissionais e bastante reconhecida no meio acadêmico e profissional. 

Por isso, preparamos um material super especial com tudo o que você precisa saber sobre Doutorado!

O que é um Doutorado?

O Doutorado, também conhecido como Ph.D. (Doctor of Philosophy), representa o mais alto grau acadêmico que um indivíduo pode alcançar em uma área específica do conhecimento. Esse título é concedido após a conclusão bem-sucedida de um programa de estudos e pesquisas em uma instituição de ensino superior.

Durante o programa, os estudantes focam em uma área específica de interesse, realizando uma pesquisa original e significativa nesse campo. Dessa forma, a tese de Doutorado exige que o estudante demonstre domínio do tema, apresente contribuições inovadoras e conclusões fundamentadas.

Depois, esse processo de pesquisa é supervisionado por um orientador ou comitê de professores especializados na área. Além disso, a conclusão bem-sucedida do Doutorado geralmente inclui uma defesa pública da tese perante uma banca examinadora.

Outro fato importante a atentar-se, é que os Doutorados não se limitam ao âmbito acadêmico, abrindo portas para diversas oportunidades profissionais. Assim, muitos doutores seguem carreiras de pesquisa em universidades e instituições, enquanto outros encontram sucesso em setores de inovação, indústria, governo e organizações diversas, onde suas habilidades analíticas, criativas e de resolução de problemas são altamente valorizadas.

Como é um curso de doutorado?

O Doutorado é uma experiência desafiadora e única. O processo seletivo envolve uma análise cuidadosa do currículo, avaliações e entrevistas. Uma vez admitido, o próximo passo é escolher uma área de pesquisa que desperte paixão e curiosidade intelectual.

Com a orientação de um supervisor ou comitê, o estudante elabora um projeto de pesquisa detalhado, definindo objetivos, relevância do tema escolhido e plano de trabalho para os próximos anos.

Dessa forma, a fase de pesquisa é fundamental, envolvendo coleta de dados, análises, revisão bibliográfica e produção de conhecimento original. Além da pesquisa, os estudantes são encorajados a participar de atividades acadêmicas, como seminários e conferências, ampliando sua visão sobre a área de estudo.

À medida que a pesquisa avança, o estudante produz uma tese, documento detalhado que apresenta os resultados, análises e conclusões da pesquisa e uma defesa pública perante uma banca examinadora.

Doutorado em faculdades públicas e privadas

Ingressar em um Doutorado em faculdades públicas requer pesquisa das instituições e verificação dos requisitos de admissão, geralmente incluindo análise curricular e, em alguns casos, provas específicas ou entrevistas. O mesmo se aplica a faculdades privadas, com a ressalva de considerar os custos envolvidos, pois estas geralmente oferecem menos bolsas de estudo.


O que é preciso para fazer um curso de Doutorado?

Para ingressar em um curso de Doutorado, é necessário possuir um diploma de Graduação relacionado à área desejada. É comum apresentar um projeto de pesquisa e passar por um processo seletivo, que pode incluir análise curricular e entrevistas. Os requisitos específicos variam entre as instituições.

Qual é o valor de um curso de Doutorado?

Os custos de um curso de Doutorado variam conforme o país, a instituição, a área de estudo e se é público ou privado. Enquanto instituições públicas podem oferecer o doutorado sem custo ou com taxas reduzidas, faculdades privadas geralmente têm custos mais elevados. Bolsas de estudo ou auxílios financeiros podem amenizar esses custos.

Quanto tempo dura um curso de Doutorado?

A duração média de um Doutorado varia de 3 a 5 anos em período integral, mas opções de meio período ou doutorados profissionais podem estender ou encurtar esse prazo. A realização depende do progresso do estudante na pesquisa e da bem-sucedida defesa da tese.

Diferença entre Doutorado e Pós-Doutorado

O Doutorado é o mais alto grau acadêmico, focado em pesquisa e tese, com duração de 3 a 5 anos. Já o Pós-Doutorado ocorre após o Doutorado, concentrando-se na pesquisa avançada e aprimoramento de habilidades, sem disciplinas formais, com duração variável de meses a anos. Ambos são cruciais para a carreira acadêmica e científica.

Por que fazer uma Pós-Graduação Stricto Sensu

Titulação de programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são extremamente reconhecidas no mercado. De acordo com o SEMESP, baseado em dados da PNAD, profissionais com Mestrado e/ou Doutorado ganham até 225% mais que colegas que possuem apenas Graduação.

Outro fator muito importante a ser levado em consideração é a mudança de perspectivas para esses profissionais. Se antes a atuação se restringia a sala de aula, hoje o cenário atual é bem diferente, com profissionais trabalhando em grandes corporações, buscando a aplicação prática das teses em negócios, além da possibilidade de empreender.

Doutorado na UNISUAM

A UNISUAM proporciona todas as ferramentas e conhecimentos para você se tornar um profissional capaz de dominar o mercado e a academia. Com laboratórios cadastrados no Ministério da Tecnologia e Inovação (MCTI), pesquisadores científicos com reputação internacional e supervisão de Pós-Doutorados nacionais e internacionais, os dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são reconhecidos pela CAPES. Vamos conhecê-los?

Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local

O Doutorado em Desenvolvimento Local é um programa profissional completo, com avaliação máxima pela CAPES. Contando com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, você será capaz de identificar condições latentes e estimular, de forma inovadora, o empreendedorismo, associativismo e competências para o trabalho.

Assim, visando geração de renda e o desenvolvimento sustentável, você estará habilitado para promover e produzir conhecimentos científicos, realizando pesquisas e pensando em soluções práticas para melhorar a vida em sociedade.

Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação

O Doutorado em Ciências da Reabilitação tem um perfil multidisciplinar e com alto padrão de qualidade, voltado para profissionais da saúde. Recomendado pela CAPES desde 2009, o Programa reúne pesquisas e aplicações dos aspectos de reabilitação.

Dessa forma, você desenvolverá estudos de desempenho, reabilitação e aperfeiçoamento de técnicas e estratégias. Inserido em programas de pesquisa, com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, você terá a oportunidade de realizar pesquisas, desenvolver soluções e atuar na Docência do Ensino Superior.

#BoraFazer Doutorado na UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X