Quais são as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia?

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia tem como base o desenvolvimento de competências

02/08/2023 por Fernando Moura

Em 2019, foram homologadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Engenharia, que devem ser aplicadas à Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e às demais. Em suma, o objetivo dessas diretrizes é garantir maior autonomia às Instituições de Educação Superior (IES) para desenharem seus currículos de acordo com suas prioridades e contextos de atuação.

As novas DCNs, comparadas às que estavam em vigência desde 2002, apresentam conceitos atuais, como a formação baseada por competências. Ou seja, o enfoque é na prática, aprendizagem ativa e maior flexibilidade na constituição do currículo.

Novidades das Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia

Aprendizagem ativa

A nova metodologia está previsto no modelo atual. Desse modo, foi adotado uma intenção em promover uma educação mais focada no aluno. Além disso, a autonomia garante uma aprendizagem contínua na carreira dos profissionais.

Interdisciplinaridade

Com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, as IES são incentivadas a desenvolver atividades que estimulem a compreensão de conteúdos, integração de saberes e a articulação de competências. Enfim, é mais um recurso para cativar os estudantes.

Acolhimento Estudantil

De acordo com estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), há uma evasão de 50% em Cursos de Engenharia. Dessa forma, as DCNs de Engenharia buscam implementar sistemas de acolhimento e nivelamento estudantil. Portanto, podem ser desenvolvidas por meio de cursos extracurriculares, acompanhamento psicopedagógico e até mesmo por adaptações de metodologia.

Avaliação Formativa

O objetivo dessas avaliações é reforçar o aprendizado. Assim, o modelo de avaliação ocorre durante o semestre para que o estudante tenha a oportunidade de crescer com a avaliação.

Prazo de Implementação

Houve uma alteração no prazo de implementação das novas Diretrizes Curriculares. Agora, as IES devem colocar as novas orientações em práticas a partir de 2024 ou no segundo semestre de 2023, em caso de cursos com entrada na segunda metade do ano.

Preço Fixo UNISUAM

Ensino Modular por Competências da UNISUAM

A UNISUAM possui o Ensino Modular por Competências, uma metodologia baseada em competências necessárias para o mercado de trabalho. Dessa forma, apoiada por estudos científicos e um olhar cuidadoso, a instituição estabeleceu esse formato direcionado para competências fundamentais para o exercício da profissão, priorizando a conexão da teoria com a prática.

Além disso, cada futuro profissional terá um direcionamento específico da carreira que vai seguir e domina os conhecimentos teóricos, além de obter a bagagem prática necessária. O aluno vai, sobretudo, desenvolver a autonomia, a criatividade, a autogestão, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, requisitos altamente valorizados em qualquer empresa.

Foco na prática e ingresso no mercado de trabalho

A cada semestre, um módulo é concluído e, com ele, as IES entregam um um certificado aos alunos, com as competências desenvolvidas naquele período. Assim, é possível buscar um estágio ou até mesmo um emprego na sua área de interesse comprovando a capacitação recebida. Ou seja, isso gera credibilidade para quem busca e para quem contrata.

A sociedade tem se transformado e, com ela, o mercado de trabalho. Por isso, pensar em novas formas de aprendizagem se faz urgente. Afinal, o sonho de uma Graduação precisa ter uma resposta concreta na vida de cada profissional, não é mesmo?

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para o mercado!