OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO

Faltam apenas  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Nova Portaria nº 2.346/2025: o que muda para bolsistas de mestrado e doutorado

Novas regras do CNPq permitem acumular bolsa com outras fontes de renda e flexibilizam a vida de mestrandos e doutorandos.

  • Stricto sensu

20/08/2025 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 2 minutos

Em agosto de 2025, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou a Portaria nº 2.346, trazendo mudanças importantes para quem recebe bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil. A medida esclarece as regras sobre acúmulo de bolsas e a possibilidade de conciliá-las com outras fontes de renda. 

Mais do que nunca, essa mudança afirma que o Mestrado/ Doutorado é para você! Não é apenas um sonho e sim um objetivo possível para todos que desejam ver sua pesquisa ganhando forma no meio acadêmico. Ela representa um avanço importante para quem está na pós-graduação, ao reconhecer a realidade dos estudantes e pesquisadores, que muitas vezes precisam complementar seus ganhos sem deixar de lado a produção científica. 

O que é a Portaria nº 2.346/2025?

A portaria é uma regulamentação que define como os bolsistas do CNPq podem receber sua bolsa e, ao mesmo tempo, exercer atividades remuneradas ou receber outras formas de apoio financeiro. Ela substitui e complementa normativas anteriores, trazendo mais clareza e flexibilidade para a rotina acadêmica.

Perguntas mais frequentes sobre a Portaria 2.346/2025

É possível acumular bolsas de diferentes agências brasileiras?

Não. O Art. 2º mantém a proibição de acúmulo entre bolsas do mesmo nível concedidas por agências públicas federais, como CNPq e CAPES. Isso significa que quem já recebe uma bolsa (mestrado ou doutorado) pelo CNPq, não pode receber outra bolsa semelhante financiada por outro órgão público.

O bolsista pode trabalhar e receber salário?

Sim. Essa é uma das principais mudanças trazidas pela nova portaria prevista no Art. 3º. Agora, é permitido ao bolsista receber salário, exercer cargo ou ter outra fonte de renda, desde que a atividade não prejudique o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Existe algum tipo de autorização necessária?

Sim. Para acumular a bolsa com outra fonte de renda, o bolsista precisa ter a anuência do orientador e da coordenação do programa de pós-graduação. Essa exigência garante que o desempenho acadêmico continue em primeiro plano.

Como ficam as bolsas de Produtividade em Pesquisa?

Conforme indicado no Art. 5º, é vedado o acúmulo de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O acúmulo só pode ser autorizado em situações excepcionais, mediante análise da Diretoria Executiva do CNPq.

E para quem faz pesquisa no exterior?

O Art. 6º mantém a proibição de acumular bolsas do CNPq com bolsas de outras agências públicas federais. No entanto, no Art. 7º o texto traz a permissão de acúmulo com recursos de agências internacionais, desde que não seja custeado por agência de fomento pública brasileira.

#AquiVocêNãoDesiste

Outras sugestões de postagens pra você...

Descubra os temas mais vistos nas provas do EnemDescubra os temas mais vistos nas provas do Enem
Enem 2023: confira dicas e informações
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi criado em...
Veja mais
UNISUAM está presente no Encontro Internacional de ReitoresUNISUAM está presente no Encontro Internacional de Reitores
UNISUAM está presente no Encontro Internacional de...
O Reitor Arapuan Motta Netto está na cidade de Valência,...
Veja mais
4 motivos para se especializar em Engenharia...
O profissional formado na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X