UNISUAM na Academia de Líderes Voluntários da Confederação Brasileira de Desportos Universitários

O voluntariado é uma grande oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

25/03/2024 por Fernando Moura

Em uma parceria entre o nosso Curso de Educação Física e a área de Extensão Universitária, nove alunos de diferentes cursos da UNISUAM foram contemplados com vagas de voluntariado na Academia de Líderes Voluntários da CBDU – Confederação Brasileira de Desportos Universitários.

A CBDU é a entidade responsável por reger o âmbito do desporto universitário no Brasil, sendo responsável pela gestão e organização de competições e eventos esportivos oficiais entre as universidades de todo o país. Este ano, a abertura da temporada de disputas ocorreu na CBDU Week, um evento de 3 dias que ocorreu no Windsor Barra, Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 26 de março.

Dentro da programação, estava prevista a Academia de Líderes Voluntários logo no primeiro dia, com o objetivo de promover o espírito de voluntariado entre os estudantes, proporcionar trocas de experiências e oferecer treinamento especializado para as atividades das diversas áreas presentes em eventos esportivos, como Logística, Saúde e Comunicação.

A intenção foi formar pessoas capacitadas para trabalhar, facultativamente, nos próximos dois grandes eventos da Confederação, ao mesmo tempo em que os alunos aproveitam a oportunidade para praticar o que aprendem em sala de aula em um ecossistema esportivo de alto rendimento.

Vale ressaltar que, para além das habilidades técnicas aprimoradas, o trabalho voluntário também é importante para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, abrindo o leque para novos interesses e habilidades, desenvolvendo o senso de colaboração e responsabilidade, facilitando novas amizades e contatos profissionais, o que conversa intimamente com a área de Extensão Universitária.

O Professor Jaime Torres, Coordenador do Curso de Educação Física, falou sobre a nova parceria estabelecida com a CBDU por meio da Extensão UNISUAM:

“Ao longo dos módulos, fomos construindo networking e parcerias. A CBDU, em sua essência de entidade universitária, tem tudo a ver com a UNISUAM; o voluntariado, por sua vez, tem tudo a ver com os projetos de extensão universitária. Pensando na oferta da melhor experiência acadêmica para os nossos Corujas, aproveitamos a Academia para aproximar a UNISUAM da Confederação, por meio da Kamilla Souza (Gerente de Extensão), construindo juntos essa ideia ampla de ensino prático aliado ao trabalho voluntário que acabou se transformando nessa oportunidade incrível,” comenta.

Jaime também explica como o voluntariado pode ser um diferencial no currículo e no desenvolvimento dos estudantes:

“Profissionalmente, a participação na Academia de Líderes Voluntários funciona como um diferencial no currículo de qualquer jovem, evidenciando um comprometimento com o desenvolvimento de competências de liderança e um forte senso de responsabilidade social. Além disso, a experiência proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda do funcionamento das organizações sem fins lucrativos e do setor voluntário, áreas que têm ganhado cada vez mais relevância no mercado de trabalho global. Isso pode abrir portas para oportunidades de carreira em empresas e instituições que valorizam altamente essas vivências, como organizações internacionais, ONGs, setor público e empresas socialmente responsáveis,” complementa.

Alisson Cruz, aluno de Educação Física da UNISUAM, membro do nosso time de Tecnologias Educacionais e um dos contemplados para a Academia, falou sobre a expectativa:

“Fiquei muito feliz de ser convidado para representar minha faculdade e meu curso em eventos com muita visibilidade e renome. Estou ansioso para conhecer pessoas novas, aprender mais sobre gestão esportiva e viver essa experiência integralmente, seja por meio das palestras e dinâmicas ou da participação voluntária nos jogos. Por ser um clima de competição, me motivou ainda mais,” comemora.

Além de Alisson, no Curso de Educação Física, outros quatro alunos foram convidados: Isabelly da Silva, Pietra Portugal, Fernanda da Silva e Karen dos Santos. Os demais alunos são Rafael Monteiro, aluno de Enfermagem, Maria Eduarda Vieira, aluna de Fisioterapia, Felipe Ramos, aluno de Jornalismo e Enzo Vianna, aluno de Design Gráfico. Todos irão se inscrever para participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S) e o 1º Mundial Universitário de Esportes de Praia. Estamos muito orgulhosos e vamos acompanhar os eventos para ver de perto a atuação dos nossos alunos.

#BoraFazer a vida acontecer com a UNISUAM!