Onde usar a nota do Enem?

Já visualizou sua nota do Enem mas não sabe como usar? Descubra as possibilidades!

• Graduação

16/01/2024 por Fernando Moura

Os vestibulandos esperam ansiosamente pelo momento da divulgação da nota do Enem. A maior prova do Brasil, que contou com quase 4 milhões de inscritos em 2023, é um passo importantíssimo para a jornada acadêmica que vai culminar em uma nova carreira.

Então, junto à apreensão, algumas perguntas surgem na cabeça dos estudantes: “O que fazer com a nota do Enem?”; “e se eu for mal no Enem?”; “Como usar a minha nota do Enem?”. Para isso, preparamos um material bem especial para ajudar a responder essas perguntas. Vamos lá!

Como consultar a nota do Enem?

O primeiro passo para responder essas questões é descobrir a nota obtida no Enem. Para isso, basta acessar a página do participante no site do INEP, que possui uma identidade simulando um chat virtual.

Agora, você precisa pôr o seu CPF e a senha cadastrada para ter acesso ao resultado. Dessa forma, você vai visualizar as notas separadas por provas e o resultado da redação. Além disso, é possível visualizar a avaliação detalhada da prova clicando em “Vista Pedagógica”.

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada para diversos objetivos. Para te ajudar, separamos as principais possibilidades:

Nota do Enem para entrar em universidades

O Enem é a grande porta de entrada de estudantes que buscam ingressar em uma instituição de ensino superior. Então, para alcançar esse objetivo, os vestibulandos encontram três programas para conseguir esse acesso. São eles:

• SiSu: voltado para estudantes que buscam ingressar em universidades públicas;

• Prouni: esse programa garante bolsas de 50% e 100% em instituições privadas;

• Fies: Mais um programa consagrado, o Fies é destinado a financiar a graduação em universidades particulares.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) utiliza a nota do Enem para os candidatos concorrerem a vagas em universidades públicas.

A inscrição no Sisu deve ser feita pelo site e pode ser realizada em dois períodos do ano. Na página, é possível ver a nota de corte do curso selecionado, que pode ser alterada até o último dia da inscrição.

Prouni

O Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni, funciona de maneira similar ao Sisu; entretanto, garante acesso à universidades privadas com bolsas de 50% a 100% de desconto.

De maneira idêntica ao Sisu, é possível visualizar as notas de cortes de faculdades particulares e até mesmo fazer alterações durante o período de abertura das inscrições.

Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, programa destinado a financiar cursos de Graduação em faculdades privadas.

O estudante beneficiado de maneira parcial pelo Prouni pode fazer uso do Fies. Para se inscrever, é necessária a pontuação mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação.

Usar a nota do Enem para transferência

A nota do Enem pode ser utilizada para realizar transferência interna de cursos. Ou seja, é possível alterar o curso de graduação dentro da instituição. Além disso, caso você não queira fazer o Enem novamente, é possível fazer a alteração por meio do SiSu transferência.

Usar a nota do Enem para fazer UNISUAM

Você não precisa esperar pelo SiSu, Prouni e Fies. Na UNISUAM, você garante até 85% de desconto com a sua nota do Enem. Não fez o Enem 2023? Não tem problema! Aqui, você pode usar de outras edições!

Cursos de Graduação da UNISUAM

A UNISUAM possui mais de 60 cursos nas modalidades Presencial e EAD. Aqui, você encontra cursos nas áreas da Saúde, Tecnologia, Engenharias, Ciências Humanas e Ciências Exatas.

Além disso, a UNISUAM é nota máxima na avaliação do MEC. Ou seja, o Ministério da Educação e Cultura atesta a qualidade do ensino e estrutura oferecida pela UNISUAM, que possui estrutura de ponta, com mais de 100 laboratórios modernos, espalhados por 3 unidades e 21 polos educacionais.

Na UNISUAM, você também encontra diversos projetos e parcerias estratégicas, como Workalove, possibilitando o ingresso no mercado de trabalho, além de projetos da Extensão Universitária, onde é possível vivenciar a profissão e desenvolver habilidades fundamentais para qualquer profissional.

Descontos de até 85%

Que tal usar a sua nota do Enem para garantir descontos na Graduação? Só na UNISUAM você garante até 85% off nas mensalidades! Descubra agora o seu desconto!

Então, não espere para fazer a vida acontecer! Venha para a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade, onde você paga o mesmo valor da primeira até a última mensalidade. É a segurança e a tranquilidade que você precisa para focar no desenvolvimento da sua carreira de sucesso!

DESCUBRA O SEU DESCONTO!