fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

UNISUAM: vocação para transformar

São mais de 50 anos anos construindo um futuro melhor através da educação de qualidade

  • Nota 10

19/10/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sonhos. Essa palavra de seis letras é o que move a UNISUAM há mais de 50 anos. O primeiro Centro Universitário do Brasil contribui com a realização de sonhos, transformação de vida e impacto social, buscando o desenvolvimento local e a construção de um futuro melhor para quem passa por aqui.

Hoje, 80% dos estudantes são os primeiros de sua família a fazer uma Graduação. Esse número representa a vocação da UNISUAM em transformar realidades. Michel da Silva, professor do Curso de Estética e Cosmética, falou sobre sua história e conexão com a instituição:

“Eu fiz Graduação aqui na UNISUAM, sou formado pela instituição e hoje em dia dar aula aqui é uma vitória. Sou periférico, então, ter um estudo, ser professor e conseguir transmitir conhecimento para outras pessoas é fundamental. É a minha vida!”

Vestibular Solidário

A UNISUAM atua com foco na missão de promover o desenvolvimento através do ensino de qualidade e, dessa maneira, mudar vidas. Sendo uma instituição filantrópica, desde 2017 o Centro Universitário oportuniza bolsas de estudos para pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, por meio do Vestibular Solidário

Ao longo desse tempo, já foram concedidas mais de 5 mil bolsas integrais. Dessa forma, a UNISUAM possibilita que milhares de pessoas realizem seus sonhos e trilhem uma jornada de sucesso profissional.

Preço Fixo UNISUAM

A UNISUAM é a única universidade que oferece o Preço Fixo, ou seja, o valor que você acerta na matrícula é o mesmo até se formar, sem nenhum tipo de reajuste, taxas extras ou valores adicionais. É garantir de não sofrer com reajustes abusivos. Isso dá condições reais de entrar em uma faculdade e concluí-la com tranquilidade, tanto para a modalidade presencial, quanto na modalidade EAD.

Isso inclui desfrutar de todos os benefícios que a instituição pode oferecer, como não pagar por crédito de disciplinas, não pagar por taxas indevidas, oportunidades de desconto com a forma de ingresso escolhida para a matrícula, Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, setor exclusivo para Gerenciamento de Carreiras, Pesquisa Científica de impacto social, e outros caminhos acadêmicos e profissionais, como o Mestrado e o Doutorado.

Dessa forma, fica mais fácil se organizar e estudar sabendo que preocupações financeiras com a sua faculdade não existirão. E assim, focar no que realmente importa: o conhecimento para uma caminhada profissional de sucesso.

CLESAM

A Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM) existe há mais de 30 anos como um espaço de saúde onde são oferecidos serviços à comunidade por meio de Estágios Supervisionados e Projetos de Extensão. Dessa forma, o estudante tem a oportunidade de colocar a mão na massa e iniciar a jornada como agentes transformadores.

A clínica, interdisciplinar e multidisciplinar, possui serviços que envolvem os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética, Educação Física, Farmácia, Psicologia e Serviço Social. Todos eles oferecidos a preços populares à população que vive no entorno das unidades da clínica, em Bonsucesso e Campo Grande.

Laina Cristo, aluna de Nutrição e uma das novas estagiárias da CLESAM, falou sobre a expectativa de atuar e ajudar a população:



“Eu gosto muito do acolhimento que a faculdade nos fornece e estou muito animada com a possibilidade de praticar o atendimento pessoal, no qual aprendemos muito na teoria e teremos a oportunidade de colocar esse acolhimento em prática.”

Projetos e parcerias

A UNISUAM possui diversas parcerias que garantem ao aluno uma formação mais completa e visando sempre impactar positivamente a sociedade. Vamos conhecer algumas:

UNATI

A UNATI é a Universidade Aberta à Terceira Idade da UNISUAM. A UNATI não é um curso universitário propriamente dito, mas um curso programa, o qual está vinculado à Extensão Universitária, cuja finalidade é propiciar a participação de pessoas da terceira idade no espaço universitário, por meio de atividades específicas voltadas para o desenvolvimento da consciência de cidadania e participação social em diferentes organizações políticas e sociais. Além disso, busca-se estimular a convivência social com vistas à superação do preconceito e discriminação em relação ao idoso, indo ao encontro da proposta descrita.

Paiol dos Saberes

O Paiol é outro projeto vinculado a Extensão Universitária que surge como espaço para troca de saberes entre aquele que produz o que distribui e o consumidor. O objetivo geral é compreender o sistema alimentar da zona norte do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas, buscando facilitar a oferta e acesso a uma alimentação adequada e saudável.

Projeto de Práticas Contábeis

O Projeto de Práticas Contábeis tem como objetivo específico oferecer orientação contábil, fiscal e empresarial à comunidade ao entorno da UNISUAM, permitindo a inserção social e ao mesmo tempo reduzindo os índices da economia informal, contribuindo assim para o desenvolvimento local. Ele se justifica uma vez que busca contribuir para a formalização de novos empreendimentos, trazendo o acesso à orientação e auxílio na legalização do seu negócio.

Mulheres em Foco

O Programa Mulheres em Foco é uma iniciativa pioneira entre as instituições de ensino e integra o programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O espaço é reservado para o atendimento personalizado de mulheres em situações de violência. Dessa maneira, a mulher cadastrada no programa pode ser atendida de forma mais eficiente, técnica e acolhedora.

Assim, mulheres encontram na UNISUAM um espaço importante de segurança, capacitação e emprego. 

Voz da Comunidade

A UNISUAM possui uma parceria de longa data com Voz da Comunidade, jornal comunitário criado por Renê Silva, em 2005. Hoje, o projeto é muito mais que um jornal e, junto a instituição, promove projetos importantes, como o Favela Inova, que funciona como uma encubadora de empreendimentos voltados a jovens de 18 a 29 anos, moradores de comunidade e bairros periféricos do Rio de Janeiro.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local é um programa profissional completo, com 5 estrelas pela CAPES, e que hoje conta com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, especialmente pensados para o desenvolvimento de ações constantes que possam transformar o mundo.

O Programa de Desenvolvimento Local da UNISUAM se propõe a formar profissionais capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, associativismo e competências para o trabalho. Assim, visando a geração de renda e desenvolvimento sustentável, aplicamos nossa expertise em ações direcionadas à produção e promoção de conhecimentos científicos. Te ajudando a aprimorar seus conhecimentos, realizar pesquisas e pensar soluções práticas para melhorar a vida da sociedade. 



#BoraFazer sonhos virarem realidade!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X