Projeto Escola de Educação Física no Parque Olímpico faz um ano a serviço da população

Uma parceria muito especial entre a UNISUAM e o Parque Olímpico promove a integração dos alunos de vários cursos com a prática da profissão. E mais do que isso: em prol de quem precisa.

22/02/2022 por Carolina Grimiao

A estrutura da Arena 3 do Parque Olímpico oferece diariamente atividades gratuitas para a população de todas as idades. O Projeto Escola da Educação Física, que completa um ano em março, está a todo vapor, mas a parceria da UNISUAM com a Prefeitura é antiga, como explica a Coordenadora do Curso, Profª Patrícia Amaral:

“Em 2007, quando nós tivemos a realização dos jogos pan-americanos aqui no Rio, embora não fosse na Arena, a Unisuam incentivou e disponibilizou diversos alunos de Educação Física para desenvolver atividades que fossem ligadas a esse grande evento. Em 2018, nós intensificamos essa parceria, já vinculada à Arena, com atividades mais direcionadas para o alto rendimento.”

A parceria possibilita experiências não só aos alunos da Educação Física, mas aos alunos das áreas da saúde junto com a Fisioterapia, Psicologia, Estética e também carreiras administrativas. Tudo isso distribuído em mais de dez atividades esportivas, como vôlei, futsal, basquete, ginástica rítmica e artísticas, treinamento funcional, musculação e MMA.

Atualmente, o projeto conta com a participação de quase 40 estagiários e 947 alunos. Integrar os cursos, além do trabalho social oferecido, traz protagonismo para os estudantes: “Quando você consegue ter a junção daquilo que você aprende em sala de aula na teoria com a prática, isso dá uma experiência profissional que vai te auxiliar no seu trabalho após formado. E a estrutura da Arena é fantástica, cheia de equipamentos e materiais de alta qualidade que atendem tanto atletas de alto desempenho quanto pessoas comuns que querem praticar atividade física. E a gente lida com esses públicos diversos”, explica Eduardo Carpinelli, Estagiário em Educação Física no projeto.

Para a Coordenadora Patrícia, os exemplos de empregabilidade são muito relevantes: “Temos ex-alunos nossos que foram estagiários na Arena, fizeram concurso, foram aprovados e se tornaram professores do Parque Olímpico. Isso, além de ser uma satisfação, nos dá a certeza que estamos no caminho certo em investir na formação através da prática”.

Fisioterapia Unisuam e Parque Olímpico

Foto: Fernando Salles

Além da Escola de Educação Física, a Arena 3 conta com uma sala de Fisioterapia estruturada especialmente para atender o público que pratica as atividades no local. Nela, os estagiários e professores do curso também oferecem atendimentos gratuitos à população. Segundo o Coordenador do Curso de Fisioterapia, Profº Luciano Teixeira, quanto mais oportunidades, melhor o aproveitamento da Graduação: “Contamos com esse espaço na Arena e temos outro no Parque Radical para que os alunos tenham ainda mais contato com a prática e mais possibilidades de atender um público mais diverso”, explica.

As inscrições são feitas através do QR Code que fica na entrada da Arena 3 do Parque Olímpico e qualquer pessoa pode se inscrever para participar das atividades conforme a disponibilidade das vagas, que são gratuitas e por ordem de inscrição. Além dos dados, a opção da atividade interessada, seja na área esportiva, da musculação ou da funcional, deve ser indicada. A faixa etária atendida vai dos seis aos 80 anos de idade.

Profissional bom é profissional atualizado

Além da Graduação em Educação Física, a UNISUAM oferece o Curso de Gestão Desportiva e Lazer que tem como objetivo capacitar o profissional para administrar instituições que promovem atividades físicas, esporte e lazer, como clubes, academias, por exemplo. Agora, se você está de olho nas novas tendências do mercado, já sabe que Treinamento Funcional e Crossfit são as atividades que estão bombando e a busca por profissionais nessas modalidades tem crescido significativamente. Uma ótima oportunidade de crescimento de carreira é a especialização nessas áreas. A UNISUAM oferece a Pós-Graduação em Treinamento Funcional e Cross Training trazendo o que há de mais atual sobre treinamentos físicos. Avaliar, elaborar e implementar programas de treinos, cuidando da prevenção de lesões até performances de alto desempenho são as habilidades de um profissional atualizado e que quer o melhor para seu público. Já pensou nisso?

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRICULAS ABERTAS

Conheça os cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da UNISUAM!

Fotos: Fernando Salles