Programa de Ciências da Reabilitação realiza Seminário

O Seminário do Programa de Ciências em Reabilitação da UNISUAM promoveu o debate dos resultados obtidos em 2021 e 2022

25/09/2023 por Fernando Moura

No último dia 19 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR) realizou o Seminário Interno de Meio Termo. O objetivo do seminário foi apresentar e discutir, juntamente com os alunos de Graduação e Pós-Graduação, gestores e setores técnico-administrativos da instituição, bem como pesquisadores de programas representativos de todos os conceitos da Área 21 Educação Física, as ações e resultados do seu planejamento estratégico no período 2021 e 2022.

Para a participação, o PPGCR conduziu grupos de trabalho, liderados pelos docentes Prof. Dr. Renato Almeida (Autoavaliação do Programa), Prof. Dr. Fabio dos Anjos (Autoavaliação da Formação) e Prof. Dr. Leandro Nogueira (Autoavaliação do Impacto), que contaram com a participação de pesquisadores em pós-doutorado, alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Cada grupo identificou as questões discutidas na última ficha de avaliação e as relacionou com as ações do planejamento estratégico e os resultados obtidos em 2021 e 2022.

Além da UNISUAM, nesta edição, houve apresentações de coordenadores e representantes de Programas de Pós-graduação de São Paulo da PPGFT-UFSCar, USP-RP e PPGFT-UNICID; Santa Catarina da PPGCR-UFSC e Ceará do PPGFisio-UFC. Ao final, uma mesa redonda composta por todos os palestrantes deu amplo debate junto à comunidade sobre tópicos como o impacto tardio da pandemia na Pós-Graduação.

Também estiveram representadas a Área 21 Educação Física, a Associação Brasileira de Pós- graduação e Pesquisa em Fisioterapia (ABRAPG-FT) e o Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), para ampla disseminação das ações de cada entidade junto à nossa comunidade.

Segundo o Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira, foi uma ótima oportunidade de consolidar o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM:

“O Seminário Interno de Meio Termo é um evento realizado pelo Programa como uma das ações do seu Planejamento Estratégico 2021-2024. A realização do Seminário é uma forma de dar visibilidade do PPGCR-UNISUAM por meio da divulgação das suas ações – produção científica e formação de pessoal –, estimulando as parcerias interinstitucionais nacionais e a consolidação do PPGCR-UNISUAM no Sistema Nacional de Pós-graduação”.

Programa de Pós-Graduação em Ciências de Reabilitação.

O Seminário contou com o apoio da UNISUAM e das agências Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ, No. E-26/211.104/2021), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Código Financeiro 001; No. 88881.708719/2022-01, No. 88887.708718/2022-00).

Visite o Observatório CR para mais informações sobre o Programa, nossos pesquisadores, alunos e egressos, produção técnico-científica e processo seletivo para ingresso.

Venha para a UNISUAM e impacte vidas!