UNISUAM forma Doutores em Ciências da Reabilitação em projeto com a Faculdade Inspirar

A parceria faz parte de projeto de formação de Doutores Interestaduais

03/08/2023 por Fernando Moura

Em julho de 2023, o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação (PPGCR-UNISUAM) concluiu a formação de uma turma de Doutorado Interinstitucional (Dinter). Dessa forma, 9 novos doutores foram titulados pela UNISUAM nesta turma, confira a lista:

A turma Dinter é resultado de uma cooperação entre a UNISUAM e a Faculdade de Tecnologia Inspirar, de Curitiba. A oferta dessa turma em parceria é autorizada previamente pela CAPES e faz parte de uma das ações estratégicas do Programa para ampliar sua representatividade e visibilidade nacional, além de potencializar o crescimento da área.

“Esta oportunidade de formação de pessoal de nível superior em locais que não possuem amplo acesso a Programas na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é fundamental para o avanço das Ciências da Reabilitação. Como praticamente todos os alunos já trabalham em Instituições de Ensino Superior, espera-se que esta turma promova a nucleação de novos grupos de pesquisa na região Sul na Área 21 da CAPES”, afirma o Professor Dr. Arthur de Sá Ferreira, coordenador do PPGCR da UNISUAM.

“Vale destacar que alguns projetos foram redefinidos para atender à demanda global de pesquisas, como uma das ações do Programa durante a pandemia de COVID-19. Os novos doutores mostraram que para fazer pesquisa é necessário vencer desafios em escala pessoal e global”, complementa o professor.

Dentre os manuscritos ainda submetidos e outros aceitos com resultados das teses, diversas publicações em periódicos científicos já foram alcançadas até o momento, com colaboradores nacionais e internacionais:

1. Luchesa CA, Mafort TT, Rodrigues da Silva R, Paro IC, Micheli de Souza F, Lopes AJ. Reference Value for the Distance Walked in the Six-Minute Walk Test in Obese Brazilian Men in the Preoperative Period of Bariatric Surgery. J Obes. 2021 Jul 8;2021:9577412.

2. Casagrande CMZ, Ferreira AS. Challenges and Perspectives for Research on Work Ability in Professional Drivers: A Scoping Review. J UOEH. 2022;44(1):25-34.

3. Casagrande CMZ, Farias JP, de Mello Meziat Filho NA, Nogueira LAC, de Sá Ferreira A. Better work ability is associated with lower levels of both occupational stress and occupational physical activity in professional drivers: A cross-sectional study. J Occup Environ Med. 2023 Jul 3. Epub ahead of print.

4. Leivas EG, Corrêa LA, Nogueira LAC. The relationship between low back pain and the basic lumbar posture at work: a retrospective cross-sectional study. Int Arch Occup Environ Health. 2022 Jan;95(1):25-33.

5. Leivas EG, Bittencourt JV, Ferreira AS, Nogueira LAC. Is it possible to discriminate workers with a higher prevalence of low back pain considering daily exposure time in a work-related lumbar posture? A diagnostic accuracy study. Ergonomics. 2022 Jun;65(6):877-885.

6. de Azevedo Vieira JE, Mafort TT, Monnerat LB, da Cal MS, Ghetti ATA, Lopes AJ. Assessment of short- and long-term functionality and quality of life in patients with post-acute COVID-19 syndrome. J Back Musculoskelet Rehabil. 2023;36(3):541-550.

7. Freitas JP, Corrêa LA, Bittencourt JV, Armstrong KM, Nogueira LAC. Immediate effects of spinal manipulation on painful sensitivity and postural stability in patients with chronic nonspecific low back pain: study protocol for a controlled randomised clinical trial. Trials. 2022 Mar 3;23(1):188.

8. Correia IMT, Grasser T, Meziat-Filho N. Letter to the Editor concerning "Neck pain associated with smartphone overuse: cross-sectional report of a cohort study among office workers" by Derakhshanrad N, et al. (Eur Spine J. 2020 doi: 10.1007/s00586-020-06640-z). Eur Spine J. 2022 Oct;31(10):2824-2825.

9. Meziat-Filho N, Grasser T, Correia I, Reis FJJ. Comment on: Text neck misdiagnosed as fibromyalgia. Rheumatology (Oxford). 2023 Jun 1;62(6):e199-e200.

10. Grasser T, Borges Dario A, Parreira PCS, Correia IMT, Meziat-Filho N. Defining text neck: a scoping review. Eur Spine J. 2023 Jul 5. doi: 10.1007/s00586-023-07821-2. Epub ahead of print.

Então, visite o Observatório CR para mais informações sobre o Programa, nossos pesquisadores, alunos e egressos, produção técnico-científica e processo seletivo para ingresso.

Texto do Professor Arthur de Sá Ferreira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM.

Venha para a UNISUAM e faça a diferença!