Número de mulheres em cargos de liderança cresce no Brasil

Pesquisa Panorama Mulher aponta um aumento na representatividade feminina entre 2019 e 2023

• Seu Direito, Mulher!

08/03/2024 por Fernando Moura

A participação de mulheres em cargos de chefia tem crescido no Brasil. Segundo a pesquisa Panorama Mulher, realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e pelo Talenses Group, há um salto de 13% para 17%, entre 2019 e 2023, no âmbito da atuação feminina em cargos altos no país.

A pesquisa traz outros dados relevantes. Por exemplo, o estudo revelou que há uma proporção 2,3x maior de conselheiras quando a empresa conta com plano de ação para diversidade de gênero e empoderamento feminino.

Além disso, empresas de pequeno porte contam com maior representatividade feminina. Elas ocupam 35% dos lugares nos conselhos e 59% dos cargos em diretorias.

Participação feminina na UNISUAM

A UNISUAM tem buscado promover a igualdade de gênero e a valorização do potencial das mulheres em cargos de liderança. Em uma sociedade na qual a equidade ainda é um desafio, a instituição destaca-se como um exemplo de inclusão, com 75% da vice-reitoria, 42,86% das gerências, 63,16% das supervisões e 58% das coordenações sendo ocupadas por mulheres.

Essa representatividade expressiva de mulheres em posições de liderança é apenas um reflexo do compromisso da UNISUAM com a igualdade de oportunidades, além de uma demonstração clara do reconhecimento do talento e da competência feminina. As mulheres líderes na UNISUAM trazem consigo uma riqueza de experiências, perspectivas e habilidades que enriquecem o ambiente acadêmico e administrativo, contribuindo para o sucesso da instituição.

Além de liderar equipes e projetos, nossas colaboradoras são modelos inspiradores para estudantes e colegas, demonstrando que é possível alcançar o sucesso profissional sem abrir mão dos valores como integridade, empatia e colaboração. Elas são fontes de inspiração para as futuras gerações, mostrando que o gênero não deve ser um obstáculo para alcançar os mais altos níveis de realização pessoal e profissional.

III Encontro de Lideranças Femininas da UNISUAM. (Foto: Elaine Carvalho)

A instituição continua comprometida em promover uma cultura de diversidade e inclusão, reconhecendo que a igualdade de gênero não é apenas uma questão de justiça social, mas também é fundamental para a excelência acadêmica e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Ao valorizar e apoiar as mulheres em cargos de liderança, a UNISUAM está construindo um futuro mais igualitário e promissor para todos, além de reforçar o propósito de impactar positivamente a sociedade.

Portanto, a cultura de diversidade e inclusão não se limita apenas à representação numérica, mas permeia todas as áreas da vida acadêmica e administrativa. Essa cultura é nutrida através de políticas de inclusão, programas de capacitação e outras iniciativas que promovem a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Um exemplo dessas iniciativas são os Encontros de Liderança Feminina, institucionalizados em 2023 e que teve sua terceira reunião na última quinta-feira, dia 07 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher. Neste encontro, líderes homens foram convidados a participar em um lugar de escuta, ouvindo as experiências e desafios femininos no universo corporativo e pessoal que foram compartilhados e abrindo, assim, uma ponte que leva ao letramento necessário para alcançarmos a paridade que elas merecem.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

#BoraFazer UNISUAM!