fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Por que fazer Pós-Graduação em Neurociência e Aprendizagem?

  • Nota 10

16/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você sabe o que é Neurociência? É um campo de estudos multidisciplinar que se dedica a entender o funcionamento do sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos. A área abrange diversas disciplinas como Biologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física e outros setores da Saúde e Educação que buscam entender a estrutura e o funcionamento do sistema em diferentes níveis, desde as moléculas, até circuitos neurais e cognitivos.

A Neurociência, portanto, explora o desenvolvimento do sistema nervoso, condições normais e patológicas e de que maneira ele se relaciona ao comportamento e cognição. Estudos clínicos, comportamentais, registros químicos, imagens cerebrais e manipulação genética são algumas das diferentes técnicas e abordagens utilizadas.

? Você já ouviu falar em Biblioterapia?

Neurociência e Neurodiversidade

Esse conceito é relativamente novo e promove a ideia que todos os indivíduos são diferentes, incluindo o funcionamento cognitivo. Os seres humanos possuem diversas composições neurológicas e funcionamentos cerebrais diferentes. Não seguir o padrão não significa necessariamente ter uma síndrome ou doença.

O termo foi criado por Judy Singer, socióloga australiana e portadora de Síndrome de Asperger, em 1998. Tal qual a biodiversidade faz parte da sociedade de maneira natural, as diferenças neurológicas também fazem e devem ser respeitadas. 

Esse conceito está cada vez mais presente dentro das empresas e ressignifica vários tipos de discriminações dentro das organizações. A valorização e reconhecimento da Neurodiversidade permite uma maior colaboração para a criação de melhores ambientes, inclusão, empoderamento e inovação, além de potencializar equipes.



Neurodiversidade no trabalho

Muitas organizações perdem grandes profissionais ao se fechar para os neurodivergentes, deixando passar oportunidades de potencializar times e negócios. Afinal, eles contribuem para a criatividade, uma vez que são extremamente focados, disciplinados, possuem boa memória e um raciocínio lógico bastante aguçado.

Os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm encontrado um mercado cada vez mais aberto e acolhedor dentro das companhias, que entendem a importância e o potencial que a promoção da diversidade oferece. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, empresas que apostam na diversidade em seu quadro de colaboradores possuem receitas 33% superiores às de mais.

Especialização em Neurociência e Aprendizagem

A Pós-Graduação em Neurociências e Aprendizagem tem como objetivo a compreensão do funcionamento do cérebro durante o processo de aprendizagem, oferecendo fundamentos teóricos do desenvolvimento nervoso nas diferentes áreas de aquisição de habilidades emocionais e psicológicas relacionadas, além de estimular a produção de conhecimentos sobre a Neurociência na prática educacional. 

Pedagogos, psicopedagogos, gestores, professores, fisioterapeutas e diversos outros profissionais vão se destacar nas áreas de saúde e educação. Com a Especialização em Neurociência e Aprendizagem, é possível entender com mais facilidade determinadas situações que envolvam a aprendizagem e não aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento do indivíduo e incentivando novos comportamentos que proporcionam a transformação pessoal, acadêmica e social.



Venha para a UNISUAM e transforme vidas!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X