VOCÊ TEM 00h00m00s PARA GARANTIR PREÇO FIXO + 70% OFF

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Por que fazer Pós-Graduação em Neurociência e Aprendizagem?

  • Nota 10

16/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você sabe o que é Neurociência? É um campo de estudos multidisciplinar que se dedica a entender o funcionamento do sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos. A área abrange diversas disciplinas como Biologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física e outros setores da Saúde e Educação que buscam entender a estrutura e o funcionamento do sistema em diferentes níveis, desde as moléculas, até circuitos neurais e cognitivos.

A Neurociência, portanto, explora o desenvolvimento do sistema nervoso, condições normais e patológicas e de que maneira ele se relaciona ao comportamento e cognição. Estudos clínicos, comportamentais, registros químicos, imagens cerebrais e manipulação genética são algumas das diferentes técnicas e abordagens utilizadas.

? Você já ouviu falar em Biblioterapia?

Neurociência e Neurodiversidade

Esse conceito é relativamente novo e promove a ideia que todos os indivíduos são diferentes, incluindo o funcionamento cognitivo. Os seres humanos possuem diversas composições neurológicas e funcionamentos cerebrais diferentes. Não seguir o padrão não significa necessariamente ter uma síndrome ou doença.

O termo foi criado por Judy Singer, socióloga australiana e portadora de Síndrome de Asperger, em 1998. Tal qual a biodiversidade faz parte da sociedade de maneira natural, as diferenças neurológicas também fazem e devem ser respeitadas. 

Esse conceito está cada vez mais presente dentro das empresas e ressignifica vários tipos de discriminações dentro das organizações. A valorização e reconhecimento da Neurodiversidade permite uma maior colaboração para a criação de melhores ambientes, inclusão, empoderamento e inovação, além de potencializar equipes.



Neurodiversidade no trabalho

Muitas organizações perdem grandes profissionais ao se fechar para os neurodivergentes, deixando passar oportunidades de potencializar times e negócios. Afinal, eles contribuem para a criatividade, uma vez que são extremamente focados, disciplinados, possuem boa memória e um raciocínio lógico bastante aguçado.

Os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm encontrado um mercado cada vez mais aberto e acolhedor dentro das companhias, que entendem a importância e o potencial que a promoção da diversidade oferece. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, empresas que apostam na diversidade em seu quadro de colaboradores possuem receitas 33% superiores às de mais.

Especialização em Neurociência e Aprendizagem

A Pós-Graduação em Neurociências e Aprendizagem tem como objetivo a compreensão do funcionamento do cérebro durante o processo de aprendizagem, oferecendo fundamentos teóricos do desenvolvimento nervoso nas diferentes áreas de aquisição de habilidades emocionais e psicológicas relacionadas, além de estimular a produção de conhecimentos sobre a Neurociência na prática educacional. 

Pedagogos, psicopedagogos, gestores, professores, fisioterapeutas e diversos outros profissionais vão se destacar nas áreas de saúde e educação. Com a Especialização em Neurociência e Aprendizagem, é possível entender com mais facilidade determinadas situações que envolvam a aprendizagem e não aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento do indivíduo e incentivando novos comportamentos que proporcionam a transformação pessoal, acadêmica e social.



Venha para a UNISUAM e transforme vidas!

Outras sugestões de postagens pra você...

O verdadeiro potencial do empreendedorismo na periferiaO verdadeiro potencial do empreendedorismo na periferia
O verdadeiro potencial do empreendedorismo na periferia
Refletir sobre o verdadeiro potencial econômico que as periferias possuem...
Veja mais
UNISUAM participa do Rio Innovation WeekUNISUAM participa do Rio Innovation Week
Profissionais da UNISUAM palestram na Rio Innovation...
Entre os dias 03 e 06 de outubro, aconteceu o...
Veja mais
mulher indecisa se vai começar a estudar no meio do anomulher indecisa se vai começar a estudar no meio do ano
Está pensando em começar a faculdade no...
Muita gente acha que só dá para começar a faculdade...
Veja mais

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X