fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Revistas Científicas: o que são e qual a importância?

As revistas científicas possuem um papel fundamental no desenvolvimento e na prática acadêmica e científica dos profissionais.

  • Nota 10

27/01/2023 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar em Revista Científica? É comum, quando se propõe avançar nos estudos buscando uma Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado), que haja a exigência que o aluno publique um texto em alguma revista científica ou que se estude artigos que foram publicados neste veículo. Até na graduação mesmo, muitos professores incentivam a prática da busca pelas informações nessas publicações e até a produção textual também. 

Pois bem, a revista científica é um meio de publicar estudos relacionados a cada área, com embasamento teórico para as práticas, os conhecimentos e as reflexões de cada profissão. Esses estudos são escritos em formato de artigos científicos. Logo, cada revista é um compilado de artigos, vindos de vários pesquisadores sobre temas diversos de uma mesma área.

Com isso, os pesquisadores (sejam alunos ou professores) podem gerar novos conhecimentos científicos que só se tornam acessíveis ao público quando publicados e, quem sabe, inspirar novas pesquisas ou contribuir com algum estudo já existente. Para quem produz esse conhecimento, o exercício da escrita científica propicia uma formação plena no domínio das bases técnico-científicas de sua área de atuação. 

Afinal, o estudo na universidade vai muito além de realizar um curso e se formar. Se desenvolver e produzir conhecimento também faz parte da vida acadêmica. Os benefícios são muitos: além de se aprofundar em algum tema específico melhorando o rendimento acadêmico, pode ajudar na conquista de bolsas de estudos, na entrada em programas de iniciação científica e em programas de pós-graduação. Atualmente, muitas empresas também consideram como um diferencial profissionais que buscam trazer novos conhecimentos para o mercado. 

✅ Quem pode escrever?

Um artigo científico pode ser escrito por todo estudante. É ótimo para a prática da pesquisa e da escrita acadêmica. Mas para ser publicado em alguma revista ou ser submetido em algum congresso ou evento acadêmico, é comum a exigência que a publicação venha assinada em conjunto com um professor orientador.  

✅ Onde se encontram essas revistas?

Hoje, a maioria das revistas científicas está disponível na internet para acesso livre de todos. Como são por área de conhecimento, recomenda-se uma pesquisa prévia para onde será enviado o texto ou o que se deseja consultar. Uma ótima dica é sempre começar procurando pelas revistas científicas da própria instituição de ensino. Por lei, o Ministério da Educação determina que toda universidade tenha os seus próprios periódicos para produção e divulgação de conhecimento científico e acadêmico. 

✅ Conheça as Revistas Científicas da UNISUAM

A UNISUAM possui uma produção extensa e significativa de conteúdos científicos e acadêmicos nas mais variadas áreas do conhecimento. As revistas Augustus, Projectus, Corpus Et Scientia, Legis Augustus, Semioses, Cadernos UNISUAM de Pesquisa, Extensão e Inovação, e Revista de Patentes UNISUAM estão disponíveis no Portal de Revistas UNISUAM

? REVISTA Augustus (QUALIS B2 – ISSN 1981-1896)

Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local na área de Ciências Ambientais e tem escopo inter ou transdisciplinar para disseminar o conhecimento científico resultante da comunicação de iniciativas públicas ou privadas sob a perspectiva do atendimento dos objetivos da Agenda 2030 da ONU.

? REVISTA Semioses (Qualis B3ISSN 1981-996X)

É uma publicação interdisciplinar que aborda assuntos como Educação, Desenvolvimento Sustentável, Inovação, proteção de biomas, erradicação de pobreza, Direitos Humanos, Cidadania, novas tecnologias, empreendedorismo, construções sustentáveis, energias limpas e inovações tecnológicas.

REVISTA Corpus et Scientia (Qualis B4ISSN 1981-6855)

A Revista aborda conhecimentos sobre Ciências da Saúde e pesquisas abrangendo saberes que possam mitigar desafios na saúde pública e melhoria na qualidade de vida: doenças infecciosas e não transmissíveis; saúde mental; saúde materna, neonatal e infantil; nutrição; saúde ambiental; saúde social e comportamental; lesões, trauma e reabilitação.

? REVISTA Projectus (QUALIS B4 – ISSN 2525-4146)

A Revista foca nas áreas de Engenharias, Arquitetura e Meio Ambiente e conduz suas publicações numa perspectiva que pretende transcender a disciplinaridade da Ciência, abraçando temas de relevância social que apontem para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico, não deixando de contemplar pesquisas interdisciplinares. 

? REVISTA Legis Augustus (QUALIS B4 – ISSN 2179-6637)

É um periódico com propósito de inspirar a produção multidisciplinar do debate acerca do Direito como eixo de integração entre saberes na pesquisa jurídica. Logo, visa a cooperação e o diálogo entre disciplinas e instituições, comportando outros métodos ou evoluindo para outras concepções.

? REVISTA Cadernos UNISUAM de Pesquisa, Extensão e Inovação (ISBN 978-65-87809-33-5)

Revista que abre espaço para a divulgação de experiências dos projetos de extensão e inovação articulados à pesquisa. Desta forma, favorece a visibilidade e a articulação do  ensino, pesquisa e comunidades, favorecendo a mobilização da sociedade para uma cidadania ativa.

? REVISTA Patentes

Revista dirigida à publicação dos produtos produzidos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISUAM: Patente de Invenção (PI); Patente Modelo de Utilidade (MU); Registro de Software (RPC).


A UNISUAM tem dois programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Programa em Desenvolvimento Local, que se estende a várias áreas do conhecimento com foco na inovação, no empreendedorismo, no associativismo e nas competências para o trabalho, inclusive as habilidades de gestão. E o Programa em Ciências da Reabilitação, que possui uma abordagem multidisciplinar para profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, médicos e formados em Educação Física.


Venha para a UNISUAM e esteja preparado para voos cada vez mais altos!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Carolina Grimiao | 06/02/2023 à21 09:38

Oi, Marília. Que bom!! Se você já for aluna, converse com o coordenador do seu curso ou algum professor.

Marília | 04/02/2023 à38 15:23

Vontade de participar de uma iniciação científica, como faço ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X