Por que fazer Engenharia Mecânica?

Gostar de matemática, projetos e de tecnologia são boas características para atuar em uma profissão cheia de possibilidades na indústria.

03/05/2023 por Carolina Grimiao

A Engenharia Mecânica é uma área em alta no mercado. Este profissional é especializado na aplicação dos princípios da mecânica e da física para projetar, desenvolver, testar e manter os mais variados tipos de maquinários. Dessa forma, pode atuar em diversos segmentos, como o automotivo, aeroespacial, de energia, manufatura e transportes, por exemplo. No seu dia a dia, a projeção de peças, equipamentos e sistemas mecânicos são rotina, analisando e solucionando os problemas de funcionamento e execução deles.

Nas atividades do engenheiro mecânico estão o desenvolvimento de novos produtos, o planejamento de manutenção e reparos de máquinas e a supervisão das equipes de produção, gerenciando todas as etapas do projeto em questão. Por isso, além de gostar de matemática, tecnologias e outras ciências exatas de modo geral, este profissional precisa ser “mão na massa” e ter uma boa relação interpessoal, para liderar a sua equipe de trabalho e trabalhar em conjunto com as demais equipes da área.

Saiba mais: Onde trabalha um engenheiro mecânico?

Confira abaixo alguns motivos para investir em Engenharia Mecânica:

Demanda de mercado

Por estar presente em diversas áreas, a Engenharia Mecânica tem ampla atuação em fábricas e indústrias, logo, o profissional da área está em alta no desenvolvimento e na supervisão da fabricação de veículos, máquinas e equipamentos, criando protótipos e moldes para ferramentas, testando produtos, instalando linhas de produção e inúmeras outras atividades. Com isso, o salário se torna atraente, com o piso e a carga horária da categoria bem definidos pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Formação interdisciplinar com as outras engenharias:

Essa é uma profissão que conversa com os outros segmentos da área, como a Engenharia de Automação, Civil, Elétrica e de Telecomunicações, para que os projetos tenham total viabilidade de acontecer atendendo todos os pontos necessários. Com isso, o engenheiro mecânico desenvolve várias competências, como o raciocínio lógico para a resolução de problemas.

Vale à pena conferir: Como escolher meu curso de graduação?

Necessidade constante de atualização:

Por ser uma área com muitas novidades tecnológicas, é necessário estar sempre de olho nas tendências mundiais em todos os segmentos da Engenharia e também nas empresas do ramo que atua, para saber como estão se atualizando quanto aos processos, maquinários e sistemas.

Saiba mais sobre Inteligência Artificial e a capacidade de pensar das tecnologias

➡️ Como é cursar Engenharia Mecânica na UNISUAM?

Com muita prática na realidade do mercado, o curso prepara os alunos para criar máquinas, ferramentas e equipamentos que serão absorvidos pelas indústrias e pelo consumidor em si. Além disso, o futuro profissional também vai estar pronto para supervisionar a produção e manutenção de máquinas e veículos; pesquisar e desenvolver produtos, gerenciando as etapas de sua fabricação; projetar e coordenar sistemas de automação; planejar, adaptar e instalar linhas de produção.  E isso tudo com Preço Fixo, ou seja, com mensalidades bem definidas e sem reajustes

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para todos os desafios!