Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da UNISUAM ganha Certificação Internacional

A Professora Doutora Patrícia Vigário se tornou Antropometrista Nível I da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK).

29/03/2023 por Carolina Grimiao

Mais uma grande conquista para a Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISUAM. A Professora Doutora Patrícia Vigário, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, se tornou Antropometrista Nível 1 da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK), após a conclusão da certificação internacional oferecida pelo órgão em 2023.

Criada em 1986, na Escócia, a ISAK é o maior órgão internacional para o estudo da Cineantropometria – disciplina científica que utiliza um conjunto de medidas e técnicas para estudar o corpo em movimento – e tem como objetivo manter uma rede de profissionais de todo o mundo que sejam periodicamente atualizados sob o ponto de vista prático e científico na realização de medidas antropométricas de excelência. Atualmente, a ISAK conta com membros de diferentes áreas do conhecimento, incluindo Reabilitação, Saúde, Desporto, Educação, Ergonomia e Engenharia, de mais de 90 países.

“A realização de medidas antropométricas válidas e confiáveis é fundamental na prática clínica e na realização de pesquisas científicas não somente para a descrição de um grupo de indivíduos, como também para a avaliação do efeito de intervenções. Por isso, se manter atualizado e conhecer todos os procedimentos para a realização das medidas é essencial. Se as medidas são realizadas incorretamente, o objeto de estudo é interpretado de modo inadequado, comprometendo a tomada de decisão”, explica a Professora Patrícia.

Veja também: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é contemplado com financiamento estadual

Certificação é um diferencial para a o PPGCR

A educação continuada é uma das múltiplas dimensões do planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM  para que as ações de produção intelectual e formação de pessoal de nível superior dos seus alunos pesquisadores se mantenham em nível internacional: “Ter concluído a certificação internacional e ser membro da ISAK contribuirá para a melhor qualidade dos estudos desenvolvidos nas linhas de pesquisa do PPGCR na reabilitação no esporte e no esporte adaptado e na avaliação funcional em reabilitação, por meio da orientação e treinamento dos alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado do Programa”, completa.

Vale a pena conferir: Doutoranda em Ciências da Reabilitação desenvolve pesquisa com apoio de universidade francesa

Venha para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNISUAM e esteja pronto para alcançar voos mais altos!