fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Parceria da UNISUAM com o eMuseu do Esporte produz impacto social pelo esporte

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação produz oito livros digitais em conjunto com o eMuseu do Esporte

  • Mestrado e Doutorado

03/11/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

A parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR) e do eMuseu do Esporte gerou uma série de livros sobre esporte e esporte adaptado. A Profª. Drª. Patrícia dos Santos Vigário (PPGCR) e a Profª. Drª. Bianca Gama Pena (eMuseu) eleboraram até o momento oito livros. Participaram deste projeto alunos de Graduação, do Mestrado e Doutorado do PPGCR.

“Para incentivar a prática de esportes pouco conhecidos, sequer praticados por muitas crianças nas escolas, confeccionamos esses materiais representativos das modalidades esportivas que mostram como materiais recicláveis e reutilizáveis podem ser utilizados nesse contexto”, explica a Professora Patrícia.

Os materiais foram organizados em 2 volumes. O primeiro foi publicado em 2021:

O segundo foi publicado publicado em 2022:

A coletânea Esporte, Inclusão e Sustentabilidade, do eMuseu do Esporte, divulga esportes que compõem os Programas Olímpico e Paralímpico, apresenta atividades lúdicas relacionadas aos esportes que podem ser realizadas em ambiente escolar e domiciliar, estimula o desenvolvimento de habilidades motoras, cognição e criatividade. A coletânea pretende ainda motivar a consciência ambiental, social e econômica, por meio do incentivo à reciclagem e à reutilização de materiais e explorar as múltiplas identidades que constituem a sociedade pluralista.

“Nosso Programa é inovador na criação de uma linha de pesquisa dedicada à Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado”, explica o Professor Dr. Arthur de Sá Ferreira, Coordenador do PPGCR. 

“Desde sua abertura em 2014, esta linha já contribuiu com a formação de 35 Mestres e 2 Doutores. É também uma das linhas mais procuradas pelos alunos da graduação para iniciação científica que, junto aos alunos e egressos do PPGCR, organizam anualmente desde 2015 o Simpósio Paradesportivo Carioca” completa Arthur.

Visite o Observatório CR para mais informações sobre o Programa, nossos pesquisadores, alunos e egressos, produção técnico-científica e processo seletivo para ingresso.



#BoraFazer um legado!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X