fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o profissional de Farmácia?

O profissional formado em Farmácia encontra diversas oportunidades, tanto no setor público quanto no setor privado.

  • Nota 10

18/04/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Brasil possui o 5º maior mercado farmacêutico do mundo e em 2018 foi a terceira profissão com mais contratações do país. Ao escolher a Farmácia, você vai poder trabalhar em mais de 130 especialidades, desde a indústria até o setor de estética e cosmética.

Algumas curiosidades são que a área de Farmácia é considerada um serviço essencial e é protegida por um conselho profissional bem atuante. 

Há uma diversidade de opções de oportunidades bem distinta no mercado de trabalho, onde o farmacêutico costuma ser bastante exigido e também, bem remunerado. 

Vamos conhecer alguns locais onde você vai trabalhar após a sua formação. 

Veja: Por que fazer Farmácia?

Farmácias e drogarias

Desde 2014 a presença do farmacêutico é obrigatória durante o período de funcionamento de farmácias e drogarias, então, o setor se mostra como a maior oportunidade para formados, correspondendo a mais da metade das contratações.

O profissional que atua nesse tipo de estabelecimento tem como responsabilidade comercializar medicamentos, orientar clientes sobre o uso correto, além de conferir a prescrição.

Hospitais e Clínicas

O farmacêutico que optar por atuar em hospitais e clínicas será responsável por gerenciar os medicamentos, ou seja, garantir a armazenagem correta, bem como a distribuição e administração para os pacientes.

Conheça mais: Farmácia e suas diversas possibilidades: saiba mais sobre esse mercado

Indústria farmacêutica

Os farmacêuticos industriais encontram diversas oportunidades para trabalhar em toda cadeia dos setores de cosmética, farmácia, alimentos e farmoquímica, por exemplo.

O profissional tem atribuições bem variadas, que vão desde a observação de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia, até as atividades ligadas ao SAC.

Análises Clínicas

Esse setor exige muita responsabilidade e ética dos profissionais e clínicas no cumprimento de suas funções, seguindo com máxima atenção as regras e normas da ANVISA.

O profissional farmacêutico vai atuar na realização de exames laboratoriais e toxicológicos, pesquisa e extensão, gerenciamento de laboratório, planejamento e gestão de serviços, garantia de qualidade, docência em bioquímica clínica e muito mais!

Saiba mais: Como entrar na área da saúde

Saúde Pública 

O farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, desenvolvendo e produzindo pesquisas de medicamentos, compras, distribuição e garantia de qualidade, buscando sempre a melhoria da qualidade da população.

Esse trabalho na promoção de saúde e prevenção de doenças será desenvolvido nos órgãos públicos e secretarias de saúde.

Venha para a UNISUAM, a Faculdade que é a sua cara!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X