fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o profissional de Direito?

Toda empresa necessita de uma equipe jurídica, por esse motivo, o profissional formado em Direito encontra diversas possibilidades

  • Nota 10

08/05/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

O profissional de Direito está habilitado para trabalhar em diversos setores da sociedade. Ele está apto para orientar e defender clientes, empresas, organizações e até mesmo o estado, com objetivo de aplicar normas jurídicas.

O Direito sempre está em renovação. Novas leis, normas, tecnologias e mudanças da própria sociedade garantem ao profissional diversas oportunidades de atuação dentro do setor. Segundo o SINE (Site Nacional de Empregos), o salário médio desse tipo de profissional gira em torno de R$ 5.069,31. Dependendo da especialidade, pode facilmente ultrapassar os R$ 10.000,00.

Saiba tudo: Por que fazer Direito?

Conheça algumas possibilidades:

Escritórios de advocacia

Os escritórios de advocacia são os locais onde os profissionais de Direito mais encontram oportunidades. As atividades vão variar de acordo com as áreas de atuação e o tamanho do escritório, além das posições ocupadas.

Ainda assim, nesses locais, algumas atividades em geral são comuns para a maioria dos profissionais, como atendimento ao cliente, pesquisa jurídica, preparação de documento, gerenciamento de casos e muito mais!

Departamento jurídico de empresas

O departamento jurídico é responsável pelas operações das empresas, realizando a gestão de documentos e contratos, se atentando às mudanças de legislação e direitos trabalhistas, com o objetivo de manter a empresa em ordem com os dispositivos legais.

Nos últimos anos, o profissional que atua nesse setor ganhou ainda mais importância, fornecendo estatísticas por meio de indicadores e KPIs, identificando possíveis problemas na organização e soluções, que podem ser fundamentais para o crescimento da empresa.

Olha só: Você sabia que o Direito é um dos cursos de Graduação mais procurados no Brasil?

Setor público

O profissional de Direito pode realizar diversas atividades no setor público, seja em órgãos governamentais ou entidades públicas autônomas. O trabalho desenvolvido nesses órgãos e entidades deve ser pautado pela manutenção do Estado de Direito, garantindo justiça e bem-estar dos cidadãos.

No setor público, os profissionais podem trabalhar com assessoria jurídica para elaboração de leis, fiscalização e controle de contas, além dos tribunais, atuando como defensor público, promotor, procurador ou juiz.

Consultoria jurídica

A consultoria ou assessoria jurídica tem como objetivo auxiliar pessoas físicas, jurídicas e até mesmo órgãos governamentais, fornecendo informações e opiniões sobre assuntos do universo jurídico. Entretanto, é importante entender que não é o consultor que vai representar o cliente.

O profissional que deseja atuar como consultor será responsável por realizar orientações jurídicas, revisão de contratos, análise de riscos e impactos regulatórios e fazer até treinamento de capacitação para clientes.

Uma especialização em Planejamento Tributário pode ser o diferencial para quem segue essa carreira esteja pronto para qualquer tipo de desafio. Na Pós-Graduação da UNISUAM, o profissional terá um sólido conhecimento tributário, se tornando um expert em análise e gestão de assuntos relacionados ao universo tributário. 

Academia

O setor acadêmico também possui grande absorção de profissionais. Por meio da docência, seja graduação ou Pós-Graduação, ele tem como atividades das aulas, liderar pesquisas e publicações acadêmicas, organização de eventos e trabalhos de extensão.

Oportunidade: Direito está entre as melhores carreiras deste ano!

Venha para UNISUAM e decole sua carreira!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X