Onde trabalha o profissional de Ciências Contábeis?

Este profissional encontra um mercado de trabalho em constante evolução e sempre em busca de novos profissionais

09/05/2023 por Fernando Moura

São vários os locais onde trabalham os profissionais de Ciências Contábeis, isso porque, basicamente qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, necessita desse tipo de profissional para seu funcionamento. Então, é necessário que quem se interesse pela área tenha gosto por Administração, Gestão de Empresas, Economia, Auditoria e tudo que envolva o universo contábil.

No Curso de Ciências Contábeis, o estudante vai desenvolver técnicas e habilidade vitais para a saúde financeira de um negócio. Na UNISUAM, o aluno ainda conta com parcerias para chegar pronto ao mercado de trabalho, como aulas práticas com a Receita Federal, convênios com escritórios de contabilidade, além disso, ainda participa de projetos de consultoria à sociedade.

? Saiba tudo: Por que fazer Ciências Contábeis?

O profissional formado na UNISUAM é bastante pleiteado e encontra diversas oportunidades no setor, com uma faixa salarial de R$ 4.854,36, segundo dados SINE (Site Nacional de Empregos).

Empresas privadas e Escritórios de contabilidade

O profissional de contabilidade desempenha funções similares em empresas privadas e escritórios de contabilidade. Em ambas, ele é responsável por elaborar balanços patrimoniais, demonstrações de resultados e fluxos de caixa, indicando caminhos a serem tomados, além de preparar relatórios fiscais e trabalhistas.

Também é de responsabilidade do contador atuar na gestão tributária, visando a prevenção de fraudes e irregularidades, garantindo que a empresa ou escritório estejam em conformidade com as normas e leis.

Portanto, a Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Compliance garante que o profissional chegue mais pronto ao mercado, pois potencializa técnicas orçamentárias, financeiras e tributárias, permitindo o desenvolvimento de visão estratégica para diferentes negócios e assegurando que as melhores decisões sejam tomadas.

Oportunidades: Contabilidade está entre as melhores carreiras para 2023

Empresas públicas e órgãos públicos

O objetivo do profissional na contabilidade pública, é orientar agentes utilizando dados relevantes sobre patrimônio das entidades e prover à população informações sobre uso de recursos públicos. O contador passou a ter um papel de mais destaque após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), garantindo a transparência e que as práticas estejam em conformidade com as leis.

As possibilidades de atuação no setor público são das mais variadas, como Analista Previdenciário, responsável por desempenho, planejamento, elaboração e execução de tarefas administrativas do INSS. Ou como auditor de controle, tendo como responsabilidade aplicar corretamente o dinheiro público e verificar a efetividade das Políticas Públicas, em Tribunais de Contas, Estados e Municípios.

Análise financeira

Nesse tipo de atividade, o profissional de Ciências Contábeis tem como missão realizar o estudo de capacidade de gerar lucro. É uma maneira muito inteligente de medir o desenvolvimento de um negócio e determinar as melhores práticas a curto, médio e longo prazo.

É por meio de diversos índices econômicos, como liquidez, rentabilidade e endividamento, que o profissional vai poder indicar caminhos a serem seguidos nos preços de vendas, lucro operacional, custo variável e tantos outros pontos focais.

? Tem contadora brilhando na Portugal: Além das fronteira: casal de alunos egressos da UNISUAM são aprovados no mestrado em Portugal

Gestão tributária

A contabilidade fiscal ou tributária tem o objetivo de analisar, monitorar e gerir tributos. Sua atividade é tão importante, que pode começar antes mesmo do funcionamento do negócio, administrando a burocracia envolvida na abertura de uma empresa e escolhendo o regime tributário correto, para evitar a elisão fiscal.

O papel do contador que atua nessa área é fundamental, até mesmo para educar o empresário que inicia seu empreendimento. O profissional deve se manter bastante atualizado, para gerar informações sobre patrimônio e evidenciar a situação financeira da maneira correta. Dessa forma, ele constrói uma boa rotina de gestão de tributos.

Venha para a UNISUAM e potencialize a sua carreira!