O que é AutoCAD? Entenda a sua importância e funcionalidades

No mercado desde 1982, a ferramenta promoveu uma verdadeira revolução na Arquitetura e Engenharia

13/07/2023 por Fernando Moura

Se você é do ramo da Engenharia ou se interessa pelo setor, provavelmente já ouviu falar sobre o AutoCAD. Esse software é fundamental para Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. Comercializado pela Autodesk Inc., ele disponibiliza licenças gratuitas para estudantes universitários não só de Engenharia, mas também de Arquitetura.

Saiba tudo sobre AutoCAD:

O que é AutoCAD?

O AutoCAD é um dos principais e mais completos softwares para desenho técnico e projetos diversos. No mercado desde 1982, essa ferramenta revolucionou a indústria permitindo criar e manipular diversos tipos de projetos. A partir dele, foi notado o aumento de produtividade dos profissionais e redução drástica de erros.

O software permite que o usuário desenvolva desenhos precisos em 2D, além modelos tridimensionais, fornecendo ferramentas avançadas para a criação de linhas, formas, texturas e animações. Além de ser bastante intuitivo, o AutoCAD permite a colaboração entre diferentes usuários, possibilitando edição e compartilhamento de projetos de forma simultânea.

Logo, podemos observar que a ferramenta se tornou fundamental para profissionais que atuam com o desenvolvimento de projetos que exigem designs detalhados, precisos e profissionais.

Em quais projetos posso usar o AutoCAD?

• Arquitetura
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Elétrica

Arquitetura e Engenharia Civil

Em estudo realizado pela própria Autodesk, foi constatado que o AutoCAD permite:

• Criação de plantas baixas com 50% de rapidez;
  • Redução do tempo para criar elevações de arquitetura em 75%;
  • Redução do tempo de detalhamento das plantas em até 70%;
  • Aumento da produtividade em 60%.

Engenharia Mecânica

Ainda segundo o estudo, a ferramenta disponibiliza para os profissionais de Engenharia Mecânica e Automobilismo as seguintes ferramentas:

• Calculadora de maquinário;
  • Mais de 700 mil recursos e peças inteligentes;
  • Geometria facilitada, minimizando desenhos manuais;
  • Gerenciamento de camadas, tipos e linhas;
  • Desenhos inteligentes para projetos mecânicos;
  • Cotas inteligentes do setor;
  • Padrões internacionais de desenho.

Engenharia Elétrica

Dentro da Engenharia Elétrica, o AutoCAD é comumente utilizado em infraestrutura elétrica de plantas. As funcionalidades incluem:

• Número de fios e identificação de componentes;
  • Criação e reutilização de circuitos elétricos;
  • Biblioteca de símbolos esquemáticos;
  • Desenhos de E/S de PLC;
  • Interoperabilidade com o Inventor;
  • Verificação de erros em tempo real.

Como baixar o AutoCAD?

Basta acessar o site da Autodesk para obter uma licença gratuita de uso universitário, informando os dados do seu curso, o nome da instituição em que está matriculado e pronto! Você já pode fazer o download do programa. A licença gratuita do AutoCAD para estudantes tem validade de 3 anos.

Venha para a UNISUAM e projete o seu futuro!