Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM lança livro

José Ferreira Leão é padre, filósofo, mestre em Desenvolvimento Local e lançou uma importante pesquisa sobre piscicultura familiar em Minas Gerais.

04/08/2022 por Carolina Grimiao

O padre, filósofo e mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM, José Ferreira Leão, lançou recentemente um livro na cidade de Engenheiro Caldas, Minas Gerais, onde é Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico. A obra é uma importante pesquisa sobre piscicultura familiar desenvolvida durante o mestrado e conta com a coautoria da sua orientadora, a Professora Maria Geralda de Miranda. Intitulado “Piscicultura Sustentável no Município de Engenheiro Caldas – MG”, o livro aborda o processo e o resultado da pesquisa feita com pequenos agricultores da cidade em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS2) da Agenda 2030 da ONU.

Segundo o autor, a agricultura familiar no Brasil produz a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros: “Segundo levantamentos feitos, cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras são produzidos nas pequenas propriedades rurais familiares. O setor da piscicultura cresceu 4,9% em 2019, produzindo mais de 758 mil toneladas de peixes. Porém, mesmo com a produção crescendo, ainda não consegue atender toda a demanda interna do país”, explica José.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas prevê até 2030 aumentar a produção agrícola e a renda de pequenos produtores de alimentos, principalmente de mulheres, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. E também reconhece a necessidade da criação de mecanismos viáveis para garantir o direito a todos quanto ao combate à fome, apontando a preocupação com o quadro de desnutrição no País.

O projeto de José consistiu, então, na implantação de um sistema para criação de peixes dentro do contexto da agricultura familiar, que foi desenvolvido com seis famílias do município de Engenheiro Caldas, Zona Rural de Minas Gerais. E começou com 11.000 tilápias e 2.000 carpas, totalizando 13.000 peixes, com uma alimentação específica de ração e sobras de hortaliças plantadas pelos próprios agricultores: “A agricultura familiar e a criação de peixes juntas têm se mostrado muito útil, uma vez que tem ajudado as famílias a aumentarem a sua renda e a se alimentar melhor, por meio da fonte de proteína dos pescados”, ressalta.

E foi através de uma parceria entre a UNISUAM e o Centro Universitário de Ciências Gerenciais de Manhuaçu – MG (UNIFACIG) que surgiu o interesse de José em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL): “A realização da dissertação, voltada para a agricultura familiar, foi o passo que faltava para eu sonhar e descobrir novos horizontes. Aprendi muito com a UNISUAM e com as famílias que produzem 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro”.

? Veja também: Aluno egresso do Mestrado da UNISUAM tem Projeto de Lei aprovado em Minas Gerais

A Professora Maria Geralda de Miranda, que foi a orientadora da pesquisa e assina como coautora da obra, destaca a importância dos temas que são desenvolvidos nos programas de Mestrado e Doutorado da UNISUAM: “O trabalho que fazemos está disseminado por todo o Brasil, por meio de mestrandos como o José Leão, que além de pesquisar a situação da agricultura familiar no Brasil, construiu um projeto do zero para contribuir com pequenos agricultores locais que, apesar de possuírem um pedaço de terra, carecem de apoio técnico para aumentar a sua renda. Uma iniciativa que possui grande relevância social.”

Com o projeto ganhando vida e alcançando outros públicos, o autor deixa seus agradecimentos: “Agradeço muito à Professora Dra. Geralda Miranda, minha orientadora que grandemente acreditou no meu projeto. Também aos membros da minha banca: Dra. Kátia Eliane Santos Avelar (UNISUAM) e ao membro externo Dr. Pedro Pereira Borges da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). À UNISUAM, minha eterna simpatia e meu eterno agradecimento.”

O livro, lançado em solenidade na Câmara Municipal de Engenheiro Caldas, está à venda e ficará disponível na plataforma da editora Epitaya. Clique aqui para acessar.

Conheça os Programas de Mestrado e Doutorado da UNISUAM e conquiste novos voos na sua carreira!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.