Mestrando em Desenvolvimento Local transforma cartela de remédios em cadeiras de rodas

Gustavo Calanca desenvolve o projeto Descarte Solidário no interior de São Paulo e, arrecadando cartelas de medicamentos vazias, consegue ajudar quem precisa.

17/08/2022 por Carolina Grimiao

Foto: Gustavo Calanca e Eudes da Silva, Presidente da ONG Rede Amor e Esperança

Créditos das fotos desta matéria: Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Um aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM está movimentando a cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, por meio do seu projeto. Com o nome de Descarte Solidário, o mestrando Gustavo Calanca realiza uma ação social que impacta o meio ambiente e a qualidade de vida da região. Coletando as cartelas de medicamentos vazias, chamadas de blíster, ele consegue trocá-las por cadeiras de rodas para doação, e com isso, envolve toda a cidade.

Formado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gustavo tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e, atualmente, o Mestrado em andamento pela UNISUAM / Toledo, Instituição conveniada em Presidente Prudente. Atuando como propagandista médico, representante de laboratório farmacêutico, conheceu o trabalho da ONG Rede Amor e Esperança: “Eles não tinham braços para expandir o trabalho de coleta dos blíster. E a minha intenção é ajudá-los nessa atividade”, explica.

? Veja também: Mestranda em Desenvolvimento Local trabalha em projeto de Tecnologias Sociais

Conhecendo o Programa de Mestrado através do Centro Universitário Toledo, Gustavo vem cursando todas as disciplinas da UNISUAM virtualmente, realizou a sua qualificação em julho e agora está na parte mais trabalhosa do projeto:

“O meu trabalho surgiu da atuação que eu já possuo junto aos medicamentos em paralelo ao projeto do mestrado. Hoje nós estamos na parte prática desenvolvendo os coletores. Conseguimos alguns apoios importantes da cidade para servirem de pontos de coletas e também como patrocinadores, como banco BTG, a UNIMED da cidade, um laboratório de análise clínica chamado UNILAB, a própria universidade Toledo, uma rede de postos de gasolina e duas redes de hotéis.”

O retorno já vem dando resultados. Gustavo conta que a ação vem mobilizando a população local: “Muita gente não sabe que as cartelas se chamam blíster e que elas podem ser coletadas e transformadas em cadeiras de rodas. Foi quando as pessoas começaram a juntar em casa para trazer aos coletores. E o nosso objetivo é conseguir mais cadeiras de rodas. É preciso três toneladas por cadeira. Por isso, precisamos aumentar a coleta de blister o máximo possível.”

O Professor André Guedes vem auxiliando nas pesquisas: “O projeto do Gustavo traz esperança de dias melhores para a população da região de Presidente Prudente. Como orientador, é muito gratificante ver um aluno se esforçar não somente para atender aos requisitos de um mestrado, mas sim para mudar a vida das pessoas para melhor, com impacto local positivo. Desta forma, este projeto conecta às melhores práticas de sustentabilidade e geração de renda objetivando cidades e regiões mais inteligentes.”

Para o mestrando, o Programa em Desenvolvimento Local tem sido fundamental nessa jornada: “O mestrado tem um peso fundamental no meu trabalho, nas minhas ideias e serviu para abrir a cabeça para várias atividades novas que talvez eu nunca pensaria. Sou muito grato ao professor André, pelas orientações que ele me deu.”

Venha para o Mestrado e Doutorado da UNISUAM e esteja pronto para novos desafios!