fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Formação para Professores de Nível Médio conta com mais uma oportunidade de profissionalização

Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica instrumentaliza professores para segurança e autonomia em sala de aula.

  • Nota 10

11/03/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Quando o assunto é Educação no Brasil, falamos de muitos cenários. Seja por região, formato, grau ou realidade socioeconômica de cada localidade, trazer esse assunto é ter um olhar de diversidade para o nosso País. A Educação precisa ser sempre repensada, reavaliada e, principalmente, readequada aos mais variados tipos de necessidades, tanto para os alunos quanto para os professores. Dessa forma, criar meios de capacitação para atender a tantas frentes é uma das medidas que o Conselho Nacional de Educação (CNE – MEC) vem adotando.

 

Segundo dados do Censo Escolar (2019), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 40% dos professores que atuam no Ensino Médio não possuem a formação adequada nas disciplinas que lecionam. São profissionais formados em outras áreas que lecionam sem ter as ferramentas didáticas que são tão importantes. Realidade bastante comum em cursos técnicos e profissionalizantes. 

 

Confira no gráfico abaixo, do Portal G1:

 

 

Uma das medidas para instrumentalizar professores que estão na linha de frente em situações como essa é a criação de cursos e capacitações para fornecer o suporte necessário que esses profissionais precisam para desempenharem seus papéis com mais segurança e autonomia. Um exemplo é a Graduação de Licenciatura em Educação Profissional  e Tecnológica. O Curso, oferecido pela UNISUAM, possui duração de apenas um ano na modalidade EAD e tem como objetivo desenvolver a docência de nível médio.

 

A Coordenadora da Escola das Licenciaturas da Instituição, Professora Stella Alves Rocha da Silva, explica que estar em sala de aula é um exercício constante de se reinventar: “É gostar de estar com pessoas e ter habilidade de escuta e prontidão na partilha de conhecimentos. Vivemos um tempo em que o ensinar e o aprender estão se ressignificando e para esse processo, é importante lembrar que é o aluno que aprende. Logo, esse profissional da Educação precisa consolidar outras habilidades, como conhecimento teórico-prático, conhecimento das didáticas, das diferentes metodologias e recursos que possibilitem a aprendizagem”.

 

Com tantas transformações em um mundo cada vez mais dinâmico e acelerado, refletir sobre os diversos cenários que um profissional pode ter em sala de aula é deixá-lo mais preparado para o ensino: “É de conhecimento que a sociedade e a Educação vem passando por mudanças. Logo, um profissional que busca a formação continuada está à frente de outros profissionais. No campo da Educação temos uma nova base curricular e o curso atende às novas exigências legais e educacionais. Na sociedade, a tecnologia, a ciência, o acesso ao conhecimento são elementos de estudo para o professor”, completa Stella. 

 

O profissional atualizado só tem a se destacar. Ganham os alunos em qualidade e a sociedade como um todo. O Curso Licenciatura em Educação Profissional  e Tecnológica é destinado para portadores de diploma, bacharéis ou tecnólogos que atuam ou desejam atuar na docência da Educação Profissional de Nível Médio. O Preço Fixo é garantido do  início ao fim da Graduação, além do diploma com a qualidade que só a UNISUAM oferece.

 

Saiba mais sobre a Licenciatura em Educação Profissional  e Tecnológica

E fique pronto para o mercado de trabalho!

 

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Carla | 23/11/2023 à09 09:57

Uma pena o curso não ser mais ofertado...

Carolina Grimiao | 02/03/2023 à16 09:38

Oi, Marcos. Como o curso não está sendo mais ofertado no momento, não temos como passar as informações sobre ele. Assim que ele retornar informaremos tudo. Abraços!

marcos | 01/03/2023 à51 23:26

O Curso Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica nao existe mais, quero mais informaçoes sobre ele, bem como valor.

Carolina Grimiao | 24/02/2023 à22 10:55

Oi, Edgard. Bom dia. Vamos responder pelo e-mail como solicitado.

Edgar | 24/02/2023 à46 10:48

A direção, bom dia! Eu preciso de informações a respeito da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica. Valor do curso? Duração do curso? Possibilidade de fazer EAD? E-mail para resposta: edgarbomfilho@gmail.com.

Fernando Moura | 22/02/2023 à02 08:44

Oi, Edgar. Tudo bem? Ficamos felizes com seu interesse! Você pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento (Instagram, Facebook ou WhatsApp: (21)996807990) Estamos te aguardando! =D

Edgar Filho | 20/02/2023 à02 03:49

A direção do Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica. Bom dia, Gostaria de mais informações sobre esta licenciatura, me interesso.

Carolina Grimiao | 26/01/2023 à44 09:59

Oi, Mara! Qual a sua dúvida especificamente? Se preferir, venha nos visitar que será um prazer recebê-la.

Mara | 12/01/2023 à40 21:05

Boa noite gostaria de saber sobre o curso formação de professor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X