Doutoranda em Ciências da Reabilitação da UNISUAM representa o Brasil em Londres

Jessica Fernandez foi a única aluna da América do Sul em workshop internacional e interagiu com terapeutas de diversos países do mundo.

06/04/2023 por Carolina Grimiao

Nos últimos dias 24, 25 e 26 de março, a aluna Jessica Fernandez, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, participou do workshop de Terapia Cognitivo Funcional com o Professor Peter O’Sullivan, docente da Curtin University (Austrália) e idealizador da abordagem.

O curso ocorreu no Royal Free Hospital, em Londres, na Inglaterra, e é ofertado apenas uma vez por ano, reunindo clínicos e pesquisadores de todo o mundo. Jessica foi a única aluna da América do Sul e interagiu com terapeutas de países como França, Espanha, Portugal, Canadá, Japão, Escócia, Irlanda e Inglaterra.

Jessica Fernandez e Profº Peter O’Sullivan

A Terapia Cognitivo Funcional (CFT) é uma abordagem liderada por fisioterapeutas para o manejo individualizado e centrado no paciente com dores musculoesqueléticas incapacitantes. Ela se originou da interseção dos Fundamentos da psicologia comportamental, das descobertas mais recentes da Neurociência e da prática da fisioterapia em dor.

“O apoio da CAPES desde o Mestrado até o Doutorado tem sido fundamental para participar de eventos de capacitação internacional desse porte e aperfeiçoar nossas práticas de pesquisa”, afirma Jessica que é bolsista pela agência via Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). “Assim podemos desenvolver pesquisas mais robustas e de maior impacto social”, completa a aluna.

Jessica também foi aluna do Programa no Mestrado e agora, no Doutorado, está sob a orientação do Professor Dr. Ney Meziat Filho, liderando um projeto de pesquisa que é um ensaio clínico que investiga a efetividade da Terapia Cognitivo Funcional comparada ao Pilates para idosos com dores lombares crônicas, ambas oferecidas na modalidade de teleatendimento. Um projeto original e desafiador, que inclusive foi apresentado em setembro do ano passado no maior congresso de dor mundial, o Congresso da IASP (Associação Internacional para Estudo de Dor).

Veja também: Doutoranda em Ciências da Reabilitação na UNISUAM participa de Congresso no Canadá

Esse já é o terceiro ensaio clínico idealizado e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, que já gerou diversas publicações nas principais revistas científicas da área, como o estudo publicado na revista de grande prestígio internacional Pain, em 2022. O projeto faz parte de um grupo de estudos orientados pelo Professor Ney e tem parceria com a UFSCAR (Universidade Federal de São de Carlos), englobando também as dissertações de mestrado dos alunos Marina Pellegrini e Guilherme Ferreira

A UNISUAM foi representada pela doutoranda que, mais uma vez, divulgou o trabalho de toda a equipe de pesquisa e também trouxe mais conhecimento para todos os colaboradores de pesquisa do PPGCR. A próxima parada de Jessica será no 16º Congresso Brasileiro de Dor da Sociedade Brasileira de Estudo de Dor, que acontecerá em maio.

Venha para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISUAM e esteja preparado para todos os desafios!