fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Curso de Fisioterapia da UNISUAM se consolida como o maior do Estado do Rio

FisioUNISUAM atinge a marca de mil alunos matriculados.

  • Nota 10

15/03/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Tradição e modernidade formam uma combinação que sempre dá certo. Carinhosamente chamado de FisioUNISUAM, o Curso de Fisioterapia foi a primeira Graduação na área a ser regularizada no Brasil. Hoje, ele consegue unir a tradição de uma escola precursora no ensino de reabilitação no País com a modernidade e atualização que o mercado e a população exigem. E para completar o sucesso, neste primeiro semestre de 2022, o Curso atingiu a marca de mil alunos matriculados, se consolidando como o maior do Estado do Rio atualmente. Uma conquista a ser comemorada! 

 

Para o Coordenador do Curso, Profº Luciano Teixeira, o diferencial está na qualidade do Ensino que une teoria e prática: “Possuímos o currículo mais moderno do Brasil, no qual o aluno tem a possibilidade de atuar em mais de 15 especialidades da Fisioterapia, o que o torna apto para atuar em todas áreas.  Além disso, a formação na FisioUNISUAM é totalmente voltada para prática profissional. Assim, desde o primeiro dia até a colação de grau, todos os alunos são estimulados a aplicarem a prática clínica e a gestão de carreira. Vale ressaltar também que ao longo do curso, os alunos participam de muitos eventos externos (esportivos, culturais e ações sociais) com a finalidade de imersão precoce no mercado profissional”.

 

Sala da Fisioterapia na Arena Olímpica 3

Sala da Fisioterapia na Arena Olímpica 3, localizada na Cidade Olímpica. Foto: Fernando Salles.

 

Um exemplo disso, são as parcerias que o Curso possui com o objetivo de proporcionar maior acesso da população aos serviços da Fisioterapia. Em 2021, foi firmada uma parceria com a Subsecretaria Municipal do Legado Olímpico. Desde então, além da Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM), os alunos do Curso atuam na Arena Carioca 3 e no Parque Radical, dois grandes templos Olímpicos, com serviços de Fisioterapia totalmente gratuitos à população. O Curso possui também parceria com quatro hospitais de referência no atendimento ao paciente crítico, nos quais os alunos vivenciam a prática profissional hospitalar, são eles: Hospital e Clínica São Gonçalo, Hospital Cristo Rei, Hospital Central Aristarcho Pessoa (Corpo dos Bombeiros) e mais recentemente, o AmericanCor Hospital. 

 

Equipamentos de qualidade agregam à prática de Fisioterapia

 

A procura por equipamentos e aparelhos de qualidade é constante e uma prioridade do Curso, uma vez que habilita o profissional em formação a estar atualizado: “Temos um conselho consultivo que é formado exclusivamente por profissionais que atuam no mercado de trabalho, sem nenhum vínculo com a docência ou universidade. O conselho sugere e identifica os equipamentos e aparelhos que estão em evidência”, explica Luciano.

 

Parceria Avanutri e Fisioterapia UNISUAM

 

Dessa forma, a iniciativa mais recente se realizou com os equipamentos de reabilitação da empresa Avanutri, que é a principal empresa de produtos de Fisioterapia no Brasil: “Eu somente tinha acesso a equipamentos similares quando estava em viagens fora do país.  Agora os alunos da FisioUNISUAM têm a possibilidade de utilizar os equipamentos da Avanutri durante as aulas práticas, nos estágios e nos eventos esportivos. Assim, quando estiver formado terá habilidade plena para manusear os equipamentos de Fisioterapia. Além disso, somente nossos alunos terão condições especiais para aquisição desses equipamentos”, comemora Luciano, que vê cada conquista do Curso como um reconhecimento. 

 

O Curso ainda possui parceria com a FisioFit, empresa de mobiliário e equipamentos de Pilates: “Inclusive temos uma Clínica de Pilates completa para aulas práticas e atendimento de estágio, uma parceria com a empresa Chef Estrela, que fornece os melhores jalecos e vestuário para profissionais de saúde, e com a empresa Ergonauta, que proporciona ao aluno utilizar o equipamento Encoder para treinamento baseado em velocidade, uma metodologia muito moderna na prescrição de exercícios terapêuticos”, detalha.

 

Da Graduação ao Pós-Doutorado: uma carreira completa!

 

O Curso de Fisioterapia da UNISUAM se tornou tão completo ao longo dos anos que hoje possui titulações em todos os níveis. É o primeiro da Instituição a trilhar o caminho da Graduação ao Pós-Doutorado, e o Programa em Ciências da Reabilitação é o único do Estado do Rio de Janeiro aprovado pela CAPES na área da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Dessa forma, oportuniza ao aluno realizar toda a sua caminhada profissional e acadêmica. Na Pós-Graduação Lato Sensu, o egresso pode se especializar em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, especialidade muito visada durante a pandemia, e Fisioterapia Traumato-Ortopédica com Ênfase em Terapia Manual.

 

No Mestrado e Doutorado, o aluno conta com Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação, que inclui também o estágio pós-doutoral nacional e internacional – o primeiro e único do Estado. Segundo o Coordenador do Programa, Profº Dr. Arthur de Sá Ferreira, as possibilidades no mercado aumentam exponencialmente: “Nossos egressos têm alcançado maior mobilidade profissional, como docentes e coordenadores de cursos de graduação em Instituições de Ensino; aprovações em concursos públicos para profissionais; posições de destaque em associações nacionais e internacionais da área; destaque científico em eventos e publicações nacionais e internacionais”.

 

Além da colocação profissional, os alunos de Mestrado e Doutorado encontram novas possibilidades de relacionamentos interpessoais e aprendizagens técnico-científicas de ponta sobre aspectos relacionados à reabilitação nas mais diversas populações: “A área de Saúde lida com um dos bens mais preciosos das pessoas. O profissional atualizado contribui para a saúde dos pacientes e para a saúde pública em geral por meio da qualidade de vida. Estudar o que há de mais recente é um dos compromissos éticos para com a sociedade”, explica Arthur.

 

Atualmente o Curso possui três alunos em intercâmbio: uma de Graduação estudando em Portugal e dois alunos do Doutorado estudando na Austrália. O Profº Luciano Teixeira, que também é Doutor em Ciências da Reabilitação, conta como foi essa experiência: “Essa formação completa amplia muito as oportunidades do profissional fisioterapeuta no mercado de trabalho, não somente com maiores remunerações, mas também com cargos de liderança. Foi um divisor de águas na minha carreira”. 

 

Durante a Graduação, os alunos da FisioUNISUAM já têm a possibilidade de realizar pesquisas científicas juntamente com os professores, pesquisadores e alunos do programa de Mestrado e Doutorado, com chances reais de serem contemplados com bolsas de estudo Estaduais e Federais. 

 

Saiba mais sobre a Graduação em Fisioterapia da UNISUAM

e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

e fique pronto para o mercado de trabalho!

 

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Fernando Moura | 16/10/2023 à07 09:22

Olá, Tatiane! Você pode ver mais informações sobre o Curso de Fisioterapia aqui: https://www.unisuam.edu.br/graduacao/fisioterapia. Lembrando que, a depender da forma de ingresso, você pode garantir até 85% de desconto. Veja mais informações aqui: https://hs.unisuam.edu.br/venha-para-a-unisuam-2024

Tatiane | 13/10/2023 à28 23:40

Valor do curso de fisioterapia

Carolina Grimiao | 10/10/2022 à08 09:43

Oi, Brenda! Para saber sobre os atendimentos da CLESAM e outras informações, como as vagas da fisioterapia, você pode entrar em contato diretamente com as secretarias, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 18h, nos seguintes endereços: Bonsucesso: Rua Dona Isabel, 94 – Telefone: 3882-9720 Campo Grande: Av. Cesário de Melo, 2541 – Telefone: 3882-2227. Estimamos melhoras. Abraços.

Brenda negreiros | 10/10/2022 à28 09:05

Bom dia me chamo Brenda negreiros sofri um acidente de motocicleta , fiquei 1 mês em coma, operei a cabeça pois foi preciso retirar a calota da cabeça pra dar espaço pro cérebro que inchou, operei também a cavucula então fiquei com sequelas no ombro, e no andar, preciso muito de fisioterapia, me indicaram a unisuan estou no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X