fbpx

O que está procurando?

BLOG

Voltar

Geografia e História: Por que escolhi ser professor?

Convidamos a Profª Stella Rocha, o Prof. Valmir de Sousa Farias e a Profª Nívea Lemos para um bate-papo sobre a docência em História e Geografia.

  • Nota 10

23/08/2021 por Julia Abreu

Tempo de Leitura: 4 minutos

Compreender o tempo passado e presente, e as relações entre a sociedade e o espaço, faz parte tanto da História como da Geografia.

A História nos ajuda a compreender o tempo passado e presente, enquanto a Geografia estuda as relações entre a sociedade e o espaço. Ambas disciplinas são essenciais para o estudo e formação de várias outras profissões, além do historiador e geógrafo, oferecendo um leque de opções para atuação, seja em escolas, museus, projetos, entre outros.

E pra falar sobre o mercado, perfil e motivos para seguir essa carreira, convidamos a Profª Stella Rocha, coordenadora da Escola de Licenciaturas da UNISUAM, o Prof. Valmir de Sousa Farias, coordenador da Licenciatura em História, e a Profª Nívea Lemos, historiadora, pedagoga, psicopedagoga e orientadora educacional, para um bate-papo na maratona de lives do projeto “Muito Mais Futuro”, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

 

👇Confira alguns dos principais temas discutidos na live!👇

 

Por que Licenciatura?

Nos últimos anos, muitas instituições fecharam seus cursos de Licenciatura, enquanto a UNISUAM está retornando com os seus cursos com a Escola de Licenciaturas. Essa decisão parte do entendimento de que essa é uma função essencial, já que qualquer outra profissão passa por uma escola.

E essa responsabilidade de formar muitos outros profissionais, dá ao professor um papel social muito importante, principalmente, como formador da opinião dos cidadãos.

Uma boa forma de exemplificar essa relevância, é olhando para o momento que vivemos hoje. Tanto do ponto de vista histórico quanto geográfico, vivemos um momento no Brasil e no mundo de muitos questionamentos, polarizações, ainda mais com a pandemia, e o Prof. Valmir ressalta que tudo isso já passou anos atrás. “A gente teve a revolta da vacina, e se você pegar o conteúdo, como a imprensa reportava na época, as oposições, tudo isso hoje se repete”, comenta ele.

Pegando o gancho da vacina, para a Prof. Stella, a Geografia também é de extrema importância nesse momento para entender uma série de questionamentos contra a vacina, já que é necessário entender quem são essas pessoas que terão acesso, onde elas estão, entre outros fatores que passam por assuntos geopolíticos e geoeconômicos, por exemplo.

A compreensão de tudo isso nos ajuda a entender e conhecer ainda mais a nós mesmos, assim como aconteceu com a Profª Nívea. Ela conta que antes da Licenciatura em História, não tinha muita ideia de quem ela era e do seu lugar, mas que hoje, por meio do entendimento dessas ciências, consegue compreender seu lugar de voz na sociedade.

Além disso, existem várias possibilidades de atuação para os licenciados, que podem atuar dando suporte ao trabalho de outras áreas, como a arquitetura, antropologia e arte. Por exemplo, um historiador pode prestar consultoria na produção de filmes, documentários, para o patrimônio histórico de um museu, e muito mais! Na geografia, por exemplo, com o georreferenciamento associado ao marketing, que a partir de determinadas informações que são inseridas na ferramenta, permite escolher qual o melhor lugar para colocar uma propaganda.

 

👉 O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

 

Qual o perfil dos professores de História e Geografia?

O licenciado, tanto em História como em Geografia, pode atuar em escolas, museus, editoras e vários outros lugares, mas independentemente do lugar que atue, ele precisa desenvolver uma série de características para lidar com os desafios do dia a dia da profissão.

Saber administrar conflitos é uma delas, comenta a Profª Nívea, dando como exemplo o fato de que, muitas vezes, o professor estará trabalhando em uma sala de aula, debatendo sobre diferentes momentos históricos com seus alunos, e eles podem ter diferentes posicionamentos. “E aí, o que fazer? Você vai tomar partido de um lado? Ou de outro? Muitas vezes eles me perguntam qual o meu posicionamento, mas eu digo que até poderia responder, porém, que meu papel ali é o de provocar, fazer eles pensarem e refletirem”, contou ela, reforçando a ideia de que os professores precisam ter facilidade de articular os alunos, entender o lado de um e do outro.

Para muitos, o ensino é uma vocação, mas ainda que ajude, só isso não basta para construir uma carreira, relembram as professoras Stella e Nívea, destacando que o professor precisa estar constantemente em desenvolvimento, porque ele aprende todos os dias, em cada contato que tem com seus alunos.

Ter uma boa comunicação e saber contar histórias, também são habilidades importantes que vão ajudar na hora de prender a atenção do aluno e ensinar o conteúdo da melhor forma possível. Aliado a isso, a capacidade de organizar informações é outra característica que a Profª Nívea especifica como sendo um dos maiores desafios. “Porque você tem 3 aulas para falar de 100 anos de história, então imagina que temos que concentrar os principais marcos, debates e passar isso para o(a) aluno(a)”.

 

O MUDE na Escola de Licenciaturas

O MUDE é o novo modelo de ensino da UNISUAM, que consiste na divisão do processo de aprendizagem em módulos que te qualificam desde os períodos iniciais, porque sabemos que esse momento de formação é muito importante.

Dessa forma, em cada módulo, você terá contato com os conteúdos específicos e com os conteúdos pedagógicos, ou seja, você terá o conhecimento da História ou Geografia, de acordo com a sua opção, e a Pedagogia vai trazer a parte da didática, onde você aprenderá como transmitir conhecimentos, ouvir, conhecer o outro, porque o professor é uma espécie de líder e precisa conhecer o seu grupo, além de entender qual a melhor forma de passar o conteúdo para ele.

“A ideia de que o professor é o dono do conhecimento não existe mais, ele está sempre trocando conhecimentos, e o MUDE te dá todas as ferramentas para trocar, dialogar e debater”, disse o Prof. Valmir. 

 

Quer ficar ainda mais por dentro desse bate-papo? Então assista ao vídeo completo abaixo.

 

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui. (link para playlist)

 

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Licenciatura em História e Licenciatura em Geografia, com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de História UNISUAM!

Conheça o curso de Geografia UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!