Como é a carreira em Ciências Contábeis?

Descubra como é a carreira em Ciências Contábeis, sobre o curso da UNISUAM e fique por dentro das curiosidades sobre a área!

05/08/2021 por Julia Abreu

Por muito tempo, a Contabilidade era uma carreira associada apenas às pessoas que tinham habilidade com números e, claro, se interessavam por assuntos financeiros.

Isso ainda é verdade, mas com as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, o perfil do Contador está se redefinindo e adquirindo ainda mais características do que o puro gosto por finanças.

Para falar sobre essas mudanças e a carreira em Ciências Contábeis, convidamos o Prof. Anibal Figueiredo, a Profª Viviane Santos da Silva e Fábio da Silva Gargano, Egresso do curso, para um bate-papo na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Como é o curso e os seus diferenciais?

O curso de Ciências Contábeis UNISUAM também adotou o modelo de ensino por módulo, o MUDE, no qual, desde o primeiro módulo, os alunos já aprendem a aplicabilidade dos conceitos teóricos na prática com a utilização de sistemas contábeis.

Para o Prof. Anibal, Coordenador do curso, esse modelo é inovador porque o aluno já aprende mexendo no sistema, desenvolvendo as habilidades necessárias.

“Vejo muitos alunos falando que a prática é diferente da teoria, mas isso não é verdade. O que acontece é que ele aprende a teoria e na hora que vai aplicá-la, ele vê um universo completamente diferente”, diz ele.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Essa é a grande diferença do MUDE. O modelo de ensino faz a conexão entre esses dois universos, prática e teoria, para que o profissional saiba solucionar problemas do dia a dia da profissão

A prática do curso sempre foi um diferencial. Profª Viviane, Egressa do curso e atualmente Professora da Graduação e Pós-Graduação, conta que a formação na UNISUAM sempre lhe garantiu destaque.

“Eu lembro da época em que trabalhava em um escritório de Contabilidade e era a única da UNISUAM. Todos os meus colegas ficavam admirados porque sempre que o nosso Supervisor aplicava uma atividade, eu sempre acertava. Então, eles começaram a me perguntar se a Instituição tinha alguma Pós na área e demonstrar interesse em aprender aqui”, conta ela.

De Egresso para futuro aluno

O Fábio, Egresso de Ciências Contábeis UNISUAM, entrou na universidade visando passar em concurso público, mas durante o curso se interessou por outras áreas e viu o leque de possibilidades que a Contabilidade tem a oferecer.

Hoje, formado, ele trabalha como Auditor, além de fazer alguns trabalhos autônomos com Imposto de Renda e também ministrando aulas e palestras.

Ele conta que o conhecimento adquirido no curso da UNISUAM foi um grande diferencial quando chegou ao mercado de trabalho, já que a maioria dos seus colegas de profissão demonstravam um conhecimento defasado, enquanto ele estava super atualizado com os novos conceitos da área e também já com alguma vivência profissional.

Profissionais de Contabilidade são essenciais na crise

Como dica para os futuros alunos, ele orienta se dedicar intensamente desde o primeiro período.

“Leia a ementa da disciplina, procure livros, estude além da sala de aula. Acho que isso é um grande diferencial para o aluno e para a Instituição porque enriquece a todos”, afirmou Fábio.

Qual é o perfil do Contador?

O mercado de Contabilidade está mudando e para se adaptar e acompanhar essas mudanças, os Contadores precisam desenvolver o seu lado inovador e espírito empreendedor.

Essas são características muito valorizadas em qualquer profissional nos dias de hoje e para a área Contábil não é diferente.

Aprender a deixar a timidez de lado e ser divertido também são algumas habilidades que não costumam ser associadas a esse profissional, mas que são cada vez mais desejadas.

O Contador precisa realizar apresentações e educar outros setores da organização para entenderem sobre as finanças e a sua importância, de forma leve, fácil e amigável.

Fábio ressaltou a importância de ser proativo, estar sempre se aprimorando, ter iniciativa e estar aberto a novas ideias, pois a cada dia novas normas e legislações estão surgindo, principalmente nesse momento de pandemia, e se o profissional não está preparado para acompanhar essas mudanças, vai ficar para trás.

Veja tudo isso e muito mais do que rolou na live no vídeo completo.

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui(Link para a Playlist).

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Ciências Contábeis com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRICULAS ABERTAS

Conheça o curso de Ciências Contábeis UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.