VOCÊ TEM 00h00m00s PARA GARANTIR PREÇO FIXO + 70% OFF

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

A NASA é Aqui: UNISUAM lança foguetes em Campo Grande

Alunos dos cursos de Engenharia participaram da atividade interdisciplinar com fins científicos e experimentais.

  • Nota 10

06/07/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Movimentando os céus de Campo Grande, alunos dos Cursos de Engenharia participaram de um projeto de lançamento de foguetes realizado no último dia 25 de junho. A atividade contemplou a cooperação dos alunos e a interdisciplinaridade das áreas com o objetivo de um aprendizado baseado em experiências práticas, características fundamentais do MUDE – o Modelo Único de Ensino da UNISUAM

 

O dia começou com a apresentação das regras, ordenação dos grupos e vistoria dos foguetes. Os lançamentos ocorreram em duas etapas: cálculo de precisão e distância de lançamento. Ao todo, onze professores estiveram envolvidos no projeto: Everton Bispo, Geraldo Motta, Rafael Leite, Pedro Passos, Elizandra Elias, George Junior, Rosembergue Junior, Danielle Campos, Mônica Debossan, Rodrigo Souza e Antonio Carnevale, além das Coordenadoras Jussara do Nascimento e Flávia Silva.

 

Para Flávia, Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil e de Produção, realizar práticas experimentais de assuntos com grande interesse científico, potencializa o aprendizado: “O lançamento de foguetes permite um aprofundamento do conteúdo, a discussão de questões de divulgação científica e a necessidade de aprimorar o conhecimento que não seja exclusivamente por questões de nota em prova. E nesse último ponto, o lançamento de foguetes é um exemplo muito bom. Afinal, para se obter um bom lançamento, é preciso refazer cálculos, testar combinações, melhorar a ‘engenharia’, entre tantas outras possibilidades”, explica. 

 

 

Os 74 alunos envolvidos foram prestigiados por parentes e amigos que puderam assistir aos lançamentos. Para Yuri Araújo, a experiência foi muito importante: “Poder vivenciar a inovação no ensino que a UNISUAM proporciona aos alunos fez com que os projetos saíssem da teoria e que os alunos conseguissem executar aquilo que foi proposto”. A aluna Jucelene Ramos Silva também teve a mesma percepção: “Além de possibilitar aplicarmos os conhecimentos adquiridos ao longo desse semestre na prática tivemos uma ótima interação entre as turmas e os professores”.

 

Os foguetes, produzidos com garrafas pet, promoveram, além do conhecimento, o trabalho em equipe e a interatividade: “Uma experiência única! Participar deste evento, poder mostrar nosso potencial no nosso foguete caseiro e ainda por cima conseguir mostrar na prática tudo que aprendemos em sala de aula foi magnífico”, ressalta a aluna Eloar Vieira. 

 

 

Para a Professora Flávia, a atividade foi um sucesso: “Tivemos a oportunidade de motivar os estudantes de Engenharia quanto ao processo de  pesquisa e desenvolvimento, além de ter a oportunidade de fazê-lo entender a importância de mais engenheiros qualificados para trabalhar em empresas  e instituições brasileiras e internacionais  na proteção e avanços tecnológicos para o nosso espaço aéreo Brasileiro e ter um perfil de excelência para o mercado de trabalho”, comemora.

 

Fotos: Fernando Salles

 

Venha para os Cursos de Engenharia da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!

 

Outras sugestões de postagens pra você...

Professor de Educação Física em sala de aulaProfessor de Educação Física em sala de aula
Professores de Educação Física: o que as...
Os professores de Educação Física desempenham um papel fundamental no...
Veja mais
Onde trabalha um fisioterapeuta?Onde trabalha um fisioterapeuta?
Onde trabalha um fisioterapeuta?
A função de um fisioterapeuta se baseia na prevenção e...
Veja mais
aula magna unisuamaula magna unisuam
Aula Magna na UNISUAM aborda desafios e...
Mais um semestre iniciando para os corujas de Comunicação na...
Veja mais

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X