Gastronomia: curso, salário e tempo de duração

Saiba como é a Graduação em Gastronomia e a carreira que lhe espera

• Graduação

19/01/2024 por Fernando Moura

Para aqueles cujo amor pela comida transcende o mero prazer de degustar um prato bem elaborado, a faculdade de Gastronomia surge como o caminho perfeito para transformar essa paixão em uma carreira recompensadora. Vamos mergulhar nas profundezas desse curso deliciosamente desafiador, analisando detalhadamente seus diferentes aspectos.

Como é o curso de Gastronomia?

Primeiramente, ao entrar no universo da Graduação em Gastronomia, os estudantes se deparam com um currículo dinâmico e abrangente. Desde as técnicas culinárias clássicas até as inovações mais recentes, cada componente do curso é projetado para proporcionar uma compreensão holística da arte culinária. Dessa forma, as aulas práticas são o ponto alto, oferecendo aos alunos a oportunidade única de aplicar os conhecimentos teóricos em ambientes reais de cozinha.

Ademais, a interdisciplinaridade é uma característica marcante do curso. Os estudantes não apenas se aprofundam na preparação de alimentos, mas também exploram aspectos como gestão de restaurantes, nutrição e até mesmo a ciência por trás dos processos culinários. Essa abordagem não apenas aprimora as habilidades técnicas, mas também prepara os futuros gastrônomos para desafios multifacetados na indústria alimentícia.

Além disso, a presença de profissionais renomados no corpo docente adiciona um toque especial ao aprendizado. A possibilidade de aprender com chefs experientes e reconhecidos no cenário gastronômico agrega um valor único ao curso, proporcionando uma perspectiva prática e atualizada das tendências e demandas do mercado.

Onde o gastrônomo trabalha?

Ao concluir a graduação em Gastronomia, os profissionais têm à disposição um vasto leque de oportunidades profissionais. Restaurantes de alta gastronomia, hotéis luxuosos, empresas de catering e até mesmo a possibilidade de empreender no próprio negócio estão entre as opções. No entanto, a versatilidade não se limita apenas ao setor alimentício tradicional.

Os gastrônomos também podem explorar áreas como consultoria, onde podem oferecer seus conhecimentos para otimizar operações de restaurantes existentes ou desenvolver novos conceitos gastronômicos. O ensino é outra via, permitindo que os apaixonados pela culinária compartilhem seus conhecimentos em escolas especializadas ou programas de treinamento. Além disso, a pesquisa gastronômica oferece oportunidades para explorar novas técnicas, ingredientes e contribuir para o avanço da culinária.

A flexibilidade do campo de atuação não se limita apenas geograficamente. Os gastrônomos podem encontrar oportunidades em diversas partes do mundo, seja em resorts paradisíacos, navios de cruzeiro luxuosos ou eventos internacionais de prestígio. Essa mobilidade agrega uma dimensão global à carreira, proporcionando experiências enriquecedoras em diferentes culturas gastronômicas.

Quanto ganha o profissional de Gastronomia?

A questão salarial é, naturalmente, uma consideração importante ao escolher uma carreira. No entanto, os ganhos no campo da gastronomia variam significativamente com base em vários fatores, como experiência, especialização e localização geográfica.

No início da carreira, um chef de cozinha pode esperar um salário inicial razoável, geralmente proporcional ao prestígio e tamanho do estabelecimento onde trabalha. Conforme o profissional ganha experiência e destaque na indústria, os ganhos tendem a aumentar consideravelmente. Chefs renomados que conquistam reconhecimento internacional podem alcançar patamares salariais excepcionais.

Outro ponto a ser considerado são as oportunidades adicionais de ganhos. Participar de competições culinárias, escrever livros de receitas, desenvolver produtos gourmet e ministrar workshops são formas pelas quais os gastrônomos podem diversificar suas fontes de renda e elevar seu status na comunidade gastronômica.

Gastronomia UNISUAM

A UNISUAM é uma das referências em Gastronomia no Rio de Janeiro. O Curso tem a duração de 4 semestres, ou seja, dois anos, e pode ser encontrado nas unidades Bangu e Bonsucesso, nos turnos da manhã e da noite.

Além de aprender tudo do mundo gastronômico, um dos módulos da Graduação em Gastronomia é a Gestão em Empreendimentos Gastronômicos. Assim, você é capacitado para elaborar cardápios, avaliar desempenho, acompanhar tendências e aprende a desenvolver e abrir o seu próprio negócio.

Uma das vantagens de estudar na UNISUAM é o Preço Fixo de verdade! Ou seja, você paga o mesmo valor até a sua formatura. Não tem linhas pequenas, não tem reajuste semestral ou anual. O Preço Fixo é só na UNISUAM!

#BoraFazer UNISUAM!