Vale se matricular na faculdade depois do início das aulas?

Entenda o porquê de se matricular em uma graduação agora.

• Graduação

15/03/2024 por Fernando Moura

Não conseguiu se matricular em uma faculdade logo no início das aulas e está em dúvida se agora vale a pena ou não se matricular? Fique tranquilo, você não está sozinho com essa dúvida. Afinal, o receio de não conseguir acompanhar o conteúdo desde o início existe com todos.

Dessa forma, vamos falar um pouco sobre essa matricular tardia, que é bastante comum. Mas, já adianto logo? Seu desempenho não será afetado por perder o início das aulas.

Por que algumas pessoas entram no meio do semestre?

Primeiro, é preciso entender que há diversas razões para se matricular após o início das aulas. Por exemplo, alguns estudantes ficam aguardando o resultado de programas de bolsas e financiamentos, como o Sisu e Prouni. Por esse motivo, é comum ingressarem mais tarde em uma universidade.

Já outros alunos, acabam por viver uma indefinição na escolha de cursos. Daí, se matriculam em uma graduação, acompanham as primeiras aulas, não gostam e ingressam em outra.

Além disso, há muitos jovens que trabalham e precisam encontrar uma maneira de conciliar os estudos com o trabalho. Daí, levam algum tempo para conseguir ajustar o período livre para os estudos, com o horário de trabalho.

Portanto, se você se vê em alguns desses casos, saiba que isso é comum e você não está sozinho nessa.

Começar em março ou deixar para o segundo semestre?

É comum alguns preferirem deixar a matrícula para o segundo semestre. Mas, por que deixar para o meio do ano o que você pode fazer agora? Esperar as inscrições do segundo semestre significa perder seis meses.

Além disso, no segundo semestre, as mensalidades das universidades costumam apresentar preços mais altos que no começo do ano. Portanto, se há possibilidade de estudar no primeiro semestre, não perca a oportunidades!

Vale a pena começar uma graduação durante o semestre?

Respondemos logo: sim, vale a pena! É verdade que o cronograma do semestre e parte do conteúdo já foram apresentados. Entretanto, não é preciso se desesperar ou desistir do sonho da graduação por isso. Todas essas atividades podem ser recuperadas.

Com empenho e dedicação, nada é irremediável. Não atrase o desenvolvimento de sua carreira. Use o tempo ao seu favor!

Dicas para quem entra na faculdade no meio do semestre

Mostramos que é possível ingressar em um curso de graduação e ser um ótimo aluno mesmo se matriculando durante o semestre. Então, fique ligado em algumas dicas para facilitar sua adaptação. Confira!

Converse com a coordenação

A primeira ação que você deve tomar é conversar com a coordenação do seu curso. O coordenador pode te ajudar muito no processo de adaptação e tirando dúvidas. Além disso, ele é o responsável pela comunicação com os docentes, explicando a situação de alunos como você.

Peça orientação aos professores

Tirou suas dúvidas com o coordenador? Então, chegou a hora de conversar com professores e pedir orientações para acompanhar as aulas. São eles que planejam os conteúdos, portanto podem ajudar indicando livros, fornecendo slides e sugerindo material complementar.

Integre-se aos outros estudantes

Integrar-se aos colegas é muito importante para se sentir parte da turma. Faça amizades e estabeleça vínculos que no futuro se tornarão uma rede de contatos importante para a carreira.

Além disso, essa interação vai ajudar muito a recuperar os conteúdos perdidos. Eles podem fornecer anotações e resumos de aulas passadas, além de explicar um pouco mais sobre o funcionamento da faculdade.

Monte um planejamento de estudos

Por fim, adote uma rotina de estudos. Esse planejamento deve contemplar dois propósitos: o primeiro, deve ser repor o conteúdo que perdeu nos primeiros dias de aula. Dessa forma, é possível identificar os tópicos em que possui dificuldade e listar dúvidas para resolver com professores e colegas de turma.

Já o segundo motivo, é revisar e trabalhar os conteúdos vistos durante as aulas, exercitando autoestudo, tão importante nos dias atuais. Dessa forma, você vai poder estudar mais e chegar pronto para as avaliações.

Estude na UNISUAM

As inscrições para a UNISUAM ainda estão abertas! Aqui, na faculdade nota máxima no MEC, você encontra uma estrutura referência no Rio de Janeiro, com laboratório modernos e bem equipados para viver sua profissão durante a faculdade.

Além disso, a UNISUAM é a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade! Aqui, você sabe exatamente o que vai pagar da primeira à última mensalidade. É a certeza que sua única preocupação será estudar e se preparar para uma carreira de sucesso!

#BoraFazer UNISUAM!