fbpx

Por que esperar até 2025?
#BoraFazer agora!

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

O que faz um fisioterapeuta?

A faculdade de Fisioterapia proporciona uma carreira profissional com diversas possibilidades de atuação

  • Graduação

28/02/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se você tem o desejo de atuar na área da saúde, provavelmente já se deparou com a carreira em Fisioterapia. Nesse sentido, é importante entender o que o fisioterapeuta faz. Quem sabe, você não descobre a sua vocação?

Portanto, preparamos um conteúdo especial para você conhecer mais sobre o universo da Fisioterapia e a carreira do fisioterapeuta.

O que é Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma área da saúde que tem como objetivo prevenir, tratar e reabilitar lesões e disfunções. Para isso, são utilizados diversos tipos de técnicas terapêuticas que buscam promover a saúde e bem-estar.

Além de fazer uso de várias técnicas, o fisioterapeuta ainda pode atuar em áreas como ortopedia, neurologia, pediatria, geriatria e esportes. 

Como é a faculdade de Fisioterapia?

A Graduação em Fisioterapia prepara o estudante para atuar na prevenção e tratamento de distúrbios do movimento humano. Dessa forma, durante os 5 anos de faculdade, os alunos aprendem sobre anatomia, fisiologia, biomecânica, saúde pública e muito mais. 

Dessa forma, se você possui um perfil crítico, reflexivo, humano e cuidadoso, essa pode ser a área certa para você!

O que faz o fisioterapeuta?

O profissional de fisioterapia aplica diversas técnicas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes por meio de avaliações funcionais. Por meio de protocolos e procedimentos específicos, ele desenvolve programas de saúde, orienta, supervisiona e gerencia serviços.

Com o uso de técnicas, instrumentos e aparelhos, o fisioterapeuta é capaz de contornar uma série de problemas e reabilitar o organismo, melhorando a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.

Como é o dia a dia do fisioterapeuta?

O profissional que atua na área da Fisioterapia recebe pacientes queixando-se de dores musculares ou articulares, bem como limitações de movimentos. Dessa forma, o fisioterapeuta é responsável por avaliar, solicitar exames, diagnosticar, indicar tratamentos e desenvolver programas de treinamento e reabilitação.

Onde trabalha o fisioterapeuta?

O fisioterapeuta pode atuar em diversos locais como hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, centros de reabilitação, empresas e clubes.

  • Hospitais: o profissional costuma atuar em unidades de terapia intensiva, realizando o acompanhamento de pacientes e aplicando tratamentos de recuperação;

  • Clínicas e consultórios: o fisioterapeuta que trabalha em clínicas e hospitais pode atuar em diferentes áreas como ortopedia, neurologia e pediatria e traumatologia;

  • Ambulatórios e centros de reabilitação: nessas localidades, o profissional em fisioterapia realiza tratamento de doenças crônicas ou em fase de reabilitação;

  • Clubes e academias: aqui, o fisioterapeuta acompanha atletas e praticantes de atividades físicas, prescrevendo exercícios e evitando lesões musculares e articulares;

  • Empresas: as empresas são uma grande oportunidade de atuação para o profissional. Aqui, ele promove a saúde no ambiente de trabalho, com atividades como ginástica laboral e orientação de postura.

Quais são as áreas da Fisioterapia?

O fisioterapeuta encontra diversas áreas de atuação com foco no tratamento de lesão, prevenção e recuperação de distúrbios do corpo humano. Veja as possibilidades:

Fisioterapia Esportiva

Se você é apaixonado por esportes, a Fisioterapia Esportiva tem a sua cara. Trabalhando em conjunto com equipes multidisciplinares, você será responsável por acompanhar o dia a dia de atletas, além de desenvolver rotinas de atividades físicas com objetivo de prevenir e tratar diversos tipos de lesões.

Fisioterapia Neurofuncional

Doenças neurológicas ou degenerativas provocam impactos profundos na capacidade física e motora. Assim, o fisioterapeuta neurofuncional realiza diversos procedimentos personalizados que buscam amenizar os efeitos dessas condições. 

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Sem dúvidas, a área mais conhecida da Fisioterapia. Aqui, o fisioterapeuta trata diversos tipos de traumas ortopédicos como pancadas, quedas ou acidentes. Portanto, aqui seu o objetivo é recuperar o movimento de braços, pernas e outras partes lesionadas. 

Fisioterapia Cardiovascular

O trabalho do profissional especializado nessa área consiste em tratar de cardiopatia, elaborando planos para tratar problemas cardiovasculares. Dessa forma, o fisioterapeuta tem a delicada missão de cuidar de problemas crônicos, proporcionando melhora da condição física, social e mental dos pacientes.

Fisioterapia em Gerontologia

Há um comprovado aumento na expectativa de vida da população. Assim, cada vez mais idosos buscam fisioterapeutas. O objetivo é muito claro: mais qualidade de vida e locomoção. Com isso, o profissional aplica procedimentos fisioterápicos que visam cuidar da saúde óssea e articular.

Fisioterapia Aquática

Essa área da Fisioterapia foca em tratamentos desenvolvidos na água, seja por imersão ou atividades em piscinas. Esses procedimentos são importantíssimos na revitalização respiratória e aumento da capacidade muscular.

Fisioterapia Dermatofuncional

Esse ramo da fisioterapia se une à estética e se mostra uma bela oportunidade de atuação. Nessa área, o profissional tem a missão de melhorar cicatrizes, estrias, celulites e muito mais. Assim, a atuação do fisioterapeuta envolve o sistema tegumentar dos seres vivos, ou seja, as estruturas que foram o revestimento externo, como a pele.

Fisioterapia do Trabalho

A saúde e bem-estar no trabalho interferem na qualidade de vida e produtividade nas empresas. Dessa forma, o fisioterapeuta do trabalho tem uma função de extrema relevância, que consiste em desenvolver políticas e procedimentos de segurança que buscam evitar acidentes e lesões oriundas de má postura.

Fisioterapia Respiratória

O fisioterapeuta respiratório atua na reabilitação de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Junto a equipes diversos profissionais, o objetivo é recuperar o sistema respiratório e de circulação de pessoas que ficam sob o funcionamento de aparelhos.

Fisioterapeuta é médico?

Fisioterapeuta e médicos cursam diferentes graduações. Logo, um fisioterapeuta não é médico e, para ter o título de doutor, é necessário cursar um Doutorado.

Assim, para atuar como fisioterapeuta, o profissional deve ser registrado em duas entidades: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional (COFFITO).

Já os formados em medicina, precisam estar registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Mas, um importante dado deve ser observado. Embora não possua o título de doutor, o fisioterapeuta tem função fundamental na sociedade e, segundo o Superior Tribunal de Justiça, em decisão expedida em 2022, os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem diagnosticar doenças, prescrever tratamentos e dar alta terapêutica.

Faça Fisioterapia na UNISUAM

Você sabia que o curso de Fisioterapia da UNISUAM é o maior do Rio de Janeiro e referência do estado? São cerca de 1.500 alunos matriculados nas unidades da UNISUAM de Bonsucesso, Bangu e Campo Grande.

Sempre buscando aliar o ensino teórico ao prático, a UNISUAM é nota máxima no MEC e conta com diversas parcerias para o estudante colocar a mão na massa e desenvolver tudo que foi aprendido em sala de aula. Com isso, o aluno encontra projetos de extensão, como o UNISUAM Recovery, focado na Fisioterapia Esportiva, parcerias estratégicas como oportunidades de estágio no Bangu AC, além da CLESAM, a Clínica Escola da UNISUAM.

Além disso, a UNISUAM é a única faculdade do Rio de Janeiro com preço fixo de verdade! Só aqui, você tem a garantia de estudar sem qualquer preocupação com reajustes abusivos. Isso mesmo, você paga o mesmo valor da primeira à última mensalidade. Então, não perca tempo!

#BoraFazer UNISUAM!

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X